Benefícios de reaproveitar a água da chuva

Mulher reaproveitando a água da chuva nas plantas- LAGUNA

O desperdício de água é um problema constante no Brasil e no mundo. Um estudo desenvolvido pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a organização americana Water.org identificou que, a cada 100 litros de água captados da natureza e tratados, cerca de 40 são perdidos. Entre as causas dessa perda estão erros de leitura dos hidrômetros, vazamentos nas redes e fraudes.

Em contrapartida, o reúso de água – da chuva ou do uso doméstico –, destaca-se como uma das alternativas para economizar e contribuir para o meio ambiente. Para sanar o consumo desenfreado de água, é importante aderir a mecanismos que otimizem o uso desse precioso recurso na rotina, como reaproveitar a água doméstica ou da chuva. Confira abaixo algumas vantagens e métodos de reúso.

As vantagens de reaproveitar a água da chuva

uso hídrico eficiente para reaproveitar a água - LAGUNA

Reaproveitar a água pluvial é um dos métodos mais usuais de reúso, tendo sido implementado inclusive no imóvel-arte PINAH. Neste residencial, a água retida da chuva é reutilizada para irrigar o jardim e limpar as áreas comuns. Além desse recurso, o empreendimento incorpora metais de baixa vazão para garantir o uso hídrico eficiente. No LLUM Batel, os residenciais consomem 20% a menos de água em comparação ao padrão construtivo de referência definido pela certificação LEED Gold.

Trata-se de um método altamente viável em termos econômicos, visto que sua execução possui custo extremamente baixo. Além de proporcionar um meio de coleta com fácil captação e armazenamento, o reúso da água pluvial pode gerar uma economia que varia de 35% a 55%.

A versatilidade é outra vantagem dos sistemas de captação de água pluvial. Além de possuírem diferentes capacidades e tamanhos, eles podem ser instalados em qualquer ambiente: casas ou apartamentos, residenciais ou comerciais, em locais rurais ou urbanos.

Ao reaproveitar a água da chuva para tarefas domésticas, como a lavagem de ambientes e a rega de plantas, as funções do dia a dia tornam-se muito mais sustentáveis.

Mesmo diante da alta qualidade da água pluvial, existem tratamentos específicos para cada meio de captação. Para isso, recomenda-se a instalação de equipamentos como sistemas de desinfecção, filtros de areia e conjuntos de dispositivos de bombeamento.

Nos sistemas de captação de água, esses itens são essenciais, pois conduzem a água coletada para a pré-filtragem. Nela, elementos como folhas, galhos e fuligem são retidos. Após esse processo, a água é conduzida a um reservatório, onde uma filtragem mais profunda é realizada para a separar das partículas mais finas.

Esse método de captação também é extremamente vantajoso, pois oferece rápida instalação e baixo custo de investimento, operação e manutenção. Além disso, evita a ocorrência de enchentes, visto que armazena parte da água que seria destinada ao escoamento.

local para captação de água da chuva - LAGUNA

Os benefícios do reúso das águas cinzas

As chamadas águas cinzas são as águas residuais provenientes de atividades domésticas como tomar banho e lavar a louça ou as roupas.

Diversos são os benefícios desse tipo de reúso. Ele reduz a demanda por água potável e a geração de esgoto sanitário nas residências, gera economia nos custos com água e incentiva o consumo racional de água potável no dia a dia, evitando seu desperdício.

Segundo a plataforma de arquitetura sustentável SustentArqui, cerca de 50% a 80% do esgoto residencial é formado pelas águas cinzas. Para otimizar o reúso delas, é possível coletá-las por meios como:

  • Água da máquina de lavar: pode ser recolhida com recipientes ou cisternas específicas para esse tipo de reúso. Em ambas as alternativas, a coleta deve ser feita pela saída de água da máquina.
  • Água residual do chuveiro: essa coleta também pode ser feita por recipientes, dispostos nas regiões com maior volume de escoamento. No caso de banheiras, basta recolher a água acumulada.

Após a coleta, recomenda-se que essas águas cinzas sejam armazenadas em galões coletores ou cisternas, que devem permanecer fechados. Além disso, elas demandam tratamento biológico. Uma alternativa com base em testes realizados pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) é misturar 5ml de água sanitária para cada litro de água armazenada para reúso.

A coleta desse tipo de água pode e deve ser destinada a fins não potáveis – que não incluem consumo, rega de plantas ou banhos em pessoas ou animais. Para reaproveitar a água corretamente, pode-se utilizá-la em situações como: descargas sanitárias e limpeza de pisos, quintais, paredes e veículos.

homem lavando carro para reaproveitar água da chuva - LAGUNA

Vantagens de reaproveitar a água por meio de cisternas

As cisternas estão entre as alternativas mais eficientes para a economia de água. Seja por instalação subterrânea ou acima do solo, esses reservatórios coletam, tratam e armazenam a água para reúso.

Além da variedade de materiais, tamanhos, formatos e modelos, as cisternas proporcionam vantagens como baixo custo de investimento e a possibilidade de instalação em apartamentos, condomínios e casas.

Tal método de reaproveitamento também proporciona: o reúso da água para funções como irrigação e limpeza; combate ao desperdício e ao acúmulo excessivo de água, que podem provocar enchentes; estímulo ao consumo sustentável desse recurso; e longa durabilidade e vida útil.

Para reaproveitar a água da chuva, é necessário atentar-se ao histórico de chuvas da região e avaliar a área do telhado da residência. Em caso de cisternas de grande porte, dependendo do modelo recomenda-se que a instalação seja realizada no subsolo, pois a incidência de raios solares pode ocasionar a proliferação de algas e microrganismos.

Vantagens de reaproveitar a água na residência

Independentemente do meio escolhido para reaproveitar a água, o maior beneficiado é, sem dúvidas, o meio ambiente. Além de reduzir o desperdício hídrico, tal prática proporciona vantagens como:

  • Redução do volume de esgoto descartado.
  • Preservação da água do planeta.
  • Redução de custos com luz, água e esgoto.
  • Conscientização dos moradores sobre práticas sustentáveis.
  • Abastecimento das residências para racionamento ou rodízios de água.
  • Prevenção contra enchentes e redução de riscos de inundação.

Parte do DNA da Construtora Laguna, os métodos sustentáveis fazem-se presente em cada um de seus imóveis-arte. Eles elevam a qualidade de vida dos moradores, reduzem os impactos ambientais e reforçam a importância de preservar nossos bens mais preciosos.

Related Posts

  1. Funcionários em Workplace no pós pandemia - LAGUNA
  2. Foodtechs no mercado alimentício
  3. Homem analisando imóveis para investidores - LAGUNA
  4. Espaços verdes em uma cidade sustentável

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Um comentário em “Benefícios de reaproveitar a água da chuva

Deixar um comentário