5 hábitos saudáveis fundamentais para a longevidade

Longevidade da população é tendência mundial

Em prol da longevidade, o padrão de vida dos seniors tem incorporado mais hábitos saudáveis e cuidados com a saúde e o bem-estar – tendência atendida pelo BIOOS Home com unidades senior living e estímulos de lazer, qualidade de vida e vivência em comunidade.

O BIOOS é um inconfundível ecossistema de conceito inédito no Brasil, fazendo da Construtora Laguna pioneira na criação de um complexo de moradia e saúde que irá unir bem-estar e medicina para elevar a qualidade de vida das pessoas. Confira abaixo hábitos saudáveis incentivados pelo BIOOS e fundamentais para a longevidade!

Saúde, lazer e bem-estar no BIOOS Home

Em sintonia com uma tendência mundial voltada à longevidade da população, a torre BIOOS Home compreende apartamentos modernos e aconchegantes, com: serviços pay per use de lazer, cuidado, bem-estar e conveniência; atendimento domiciliar básico de saúde e cuidado; e serviços para facilitar a rotina, como organização, limpeza, reparo e manutenção das residências.

Os serviços serão prestados por empresas especializadas e de referência em seus respectivos segmentos. Além disso, com conforto e espaços de convivência, a torre residencial do complexo irá aliar natureza, conveniências e atividades de lazer e bem-estar – de acordo com o perfil de cada morador –, em uma rotina que une pessoas com um desejo em comum: viver mais e melhor.

No BIOOS, esse objetivo será correspondido pelo incentivo de diversas práticas que beneficiam a saúde. Adotar uma rotina com hábitos saudáveis é um fator determinante para elevar a expectativa de vida em pelo menos 10 anos, segundo estudo feito pela Harvard School of Public Health. Algumas práticas são inerentes à manutenção da saúde física e mental, como as listadas abaixo.

Hábitos saudáveis para o bem-estar físico

O estudo citado acima analisou, ao longo de décadas, hábitos saudáveis adotados por 78.865 mulheres e 44.354 homens, como a prática de exercícios físicos diariamente, ao menos 30 minutos por dia.

A análise constatou que a parcela feminina que adota tais hábitos à risca vive em média até os 93 anos. Por sua vez, os homens assíduos na prática de exercícios tendem a viver em média até os 88 anos. Os que não cultivam esses hábitos vivem em média até os 75 anos (homens) e 79 anos (mulheres).

A prática de atividades físicas, com a escolha de exercícios prazerosos, sejam eles individuais ou coletivos, é fundamental para elevar a qualidade do sono, retardar disfunções comuns ao processo natural de envelhecimento e reduzir a ansiedade e o risco de complicações de saúde. Tendo isso em vista, no BIOOS Home ambientes como a sala multiúso, a piscina e a academia irão estimular um dia a dia repleto de atividades físicas para os moradores.

Alimentação balanceada

Como colocar em prática hábitos saudáveis

Outro hábito que tende a elevar a expectativa de vida do público 60+ é a manutenção de uma alimentação saudável. Dada a dependência que o organismo possui de inúmeros nutrientes, é ideal ter uma alimentação que inclua alimentos variados – naturais ou minimamente processados.

Uma alimentação balanceada deve abranger o consumo adequado de grãos, cereais, verduras, legumes, frutas e proteínas magras. A fim de estimular hábitos saudáveis ligados à alimentação dos seniors, a torre BIOOS Home terá como um de seus diferenciais a promoção da saúde nutricional.

Em um espaço acessível e adequado, o residencial irá compreender uma horta para incentivar o cultivo do próprio alimento e, com ele, hábitos alimentares saudáveis e balanceados. Esses aspectos, assim como todos os ambientes do empreendimento, serão certificados pelo WELL – selo voltado à saúde e qualidade de vida humana em ambientes construídos.

Qualidade do sono

A qualidade do sono é, certamente, um importante hábito saudável para a longevidade. Noites de sono bem dormidas exercem funções fundamentais – regulam o organismo, liberam a produção de hormônios, consolidam a memória e equilibram o sistema imunológico, conforme aponta o Ministério da Saúde.

Por prezar pelo bem-estar e sossego dos moradores, o BIOOS Home irá contribuir para a qualidade do sono dos ocupantes por meio de diversos recursos de conforto termoacústico, como manta acústica nas lajes, esquadrias de alta performance termoacústica e paredes internas duplas em drywall com isolamento acústico.

Privilegiando o amplo uso da luz natural, os interiores do imóvel-arte irão favorecer o relógio biológico dos moradores, que, ao entrar em contato com a iluminação solar, regula o organismo e eleva a qualidade do sono.

Hidratação

Hábitos saudáveis

O hábito de hidratar-se com regularidade é uma das práticas essenciais que favorecem bons anos de vida aos longevos. Isso porque, quando hidratado, o organismo tem melhor desempenho na realização de importantes funções relacionadas à manutenção de reações metabólicas vitais e nas demais funções do corpo humano, conforme aponta o American Council of Exercise.

Especialmente para os seniors, que vivenciam uma fase em que o reflexo da sede tende a ser reduzido, o hábito de beber água regularmente deve ser reforçado, visto que previne complicações de saúde, regula a temperatura corporal e aprimora o funcionamento dos rins e a circulação sanguínea.

No BIOOS Home, o hábito de manter o corpo hidratado será incentivado pela disponibilização de água filtrada em todos os pontos de água da residência, estimulando, assim, o consumo saudável de água no dia a dia.

Longevidade no BIOOS

Hábitos favoráveis à longevidade

Atendendo a tendências mundiais que discutem o futuro das cidades e o envelhecimento da população, o inconfundível BIOOS reúne, em um só complexo, ambientes e recursos que estimulam hábitos favoráveis à longevidade.

Idealizado com profissionais da saúde, os ambientes desse imóvel-arte favorecem aspectos que tendem a elevar a expectativa de vida do público 60+, como um estilo de vida ativo, alimentação balanceada e a vivência em comunidade.

Em espaços verdes, como os Well Gardens, os ocupantes serão contemplados com a calmaria e o equilíbrio provenientes da forte presença da natureza. Já em áreas como a sala de piano, a praça da lareira, o pet place e a sala de leitura, serão estimuladas sensações de bem-estar e o convívio entre os moradores, quesitos fundamentais para vivenciar a longevidade com saúde física, mental e qualidade de vida.

Hábitos saudáveis para uma vida longa e próspera

A praticidade proposta pelo estilo de vida do BIOOS se reflete na região privilegiada onde o imóvel-arte está situado. Entre as principais ruas do Alto da Glória – Av. João Gualberto, R. Augusto Severo e R. Nicolau Maeder –, quem mora, frequenta e trabalha no BIOOS poderá acessar serviços e conveniências diversos, tanto no bairro como no próprio empreendimento.

Confira mais detalhes desse inconfundível imóvel-arte! Na Rua Augusto Severo, nº 630, conheça os decorados e receba mais informações sobre essa inédita criação da Construtora Laguna.

Aproveite para desfrutar de experiências inconfundíveis e agradáveis momentos de saúde e bem-estar na Praça BIOOS! O espaço convida a realizar atividades físicas, relaxar a mente e passear com o pet, oferecendo um playgroud para os pequenos se divertirem e uma inovadora OPTree, “árvore” que converte energia solar em elétrica para recarregar o celular.

Além disso, no local são disponibilizadas mudinhas de tempero para levar para casa e tornar a rotina ainda mais saudável! A Praça BIOOS funciona diariamente, das 9h às 19h30, na Av. João Gualberto, nº 1276.

Fonte: Revista Galileu e Estadão

Related Posts

  1. Qualidade e conforto com o selo WELL
  2. Seniores jogando xadrez no BIOOS
  3. Recursos tecnológicos com as healthtechs
  4. áreas comuns entre moradores
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário