Estímulos à cognição e à memória para a rotina dos seniors

Seniores jogando xadrez no BIOOS

Conforme cresce a discussão sobre o envelhecimento da população, em paralelo ao aumento da comunidade senior Brasil afora, evidencia-se a necessidade de compreender os novos hábitos desse grupo, assim como as melhores formas de favorecer sua longevidade. Uma delas, adotada pelo inconfundível BIOOS na torre Home, é inserir na rotina do público 60+ estímulos cognitivos que garantam o bom funcionamento do cérebro, preservem a memória, o raciocínio e demais funções. Confira abaixo!

A importância dos estímulos cognitivos para os seniors

Até pouco tempo atrás, o senso comum considerava natural uma redução das atividades físicas, sociais e intelectuais na rotina dos idosos ao longo do processo natural de envelhecimento, encaminhando-os a um período de maior resguardo e menos experiências.

Essa concepção, entretanto, vem sendo cada vez mais desconstruída, visto que novos perfis de idosos estão rompendo estereótipos e mostrando-se mais ativos, conectados, engajados e independentes. Uma pesquisa realizada pela ZAHG, empresa especializada em inteligência e estratégia digital, identificou que 96,3% dos idosos entrevistados mantêm cuidados com a saúde e 30,9% realizam alguma atividade física.

Outra pesquisa, esta realizada pela Kantar IBOPE Media, identificou um aumento de 101%, em comparação aos últimos cinco anos, no uso da Internet por usuários com mais de 60 anos. Já o estudo “Target Group Index Flash Pandemic” constatou que, durante a pandemia, entre os seniors usuários de serviços de streaming, houve um aumento no consumo de vídeos gratuitos por parte de 92% deles; na realização de compras online por 75% deles; e no uso de streamings de música por 90% deles.

A presença de exercícios e de estímulos cognitivos na rotina preserva o nível atual de memória dos seniors, assim como estimula a coordenação motora e o raciocínio lógico. Esses incentivos ajudam a conservar aspectos que tendem a sofrer declínio durante a senilidade.

Estímulos musicais

Estímulos cognitivos para a rotina dos seniors

Reservar um tempo do dia para ouvir música é um hábito prazeroso, desperta a memória afetiva e pode ser altamente benéfico para a memória. Essa prática é utilizada inclusive na prevenção e no tratamento de sintomas de perda de memória e foi abordada no documentário “Alive Inside: A Story of Music and Memory” como um potencial modo de gerar melhorias comportamentais, favorecer o reconhecimento de pessoas, entre outros benefícios à memória de seniors.

Além de estimular lembranças, o hábito de ouvir música pode elevar a performance mental e cerebral dos seniors, conforme aponta o estudo “Música de fundo: efeitos no desempenho da atenção”. Essa vantagem é ampliada ainda mais no caso de músicas instrumentais, que contribuem para a produtividade.

Ao ouvir uma trilha sonora familiar, regiões do cérebro responsáveis pela concentração e por emoções fortes tornam-se mais ativas, como comprova a pesquisa “Música e emoções no cérebro: a familiaridade é importante”. Esse tipo de estímulo também libera dopamina, substância que eleva a sensação de bem-estar e reduz o estresse e a ansiedade.

Neuróbica: a busca por novos desafios

A neuróbica é uma prática desenvolvida pelo neurocientista Larry Katz para manter o cérebro ágil e saudável. A “aeróbica dos neurônios” consiste em realizar exercícios cerebrais por meio de desafios e ações inéditas que criam padrões de atividades neuronais novos e diferentes.

Os estudos de Katz demonstram que, quanto mais ativo o cérebro for, mais estimulada será a conexão entre as diferentes regiões do órgão. As práticas neuróbicas são simples e podem ser realizadas de diversas formas, como ao escrever ou escovar os dentes com a mão não dominante, ao estimular o paladar com alimentos diferentes, ao realizar um trajeto alternativo para o trabalho ou ao memorizar uma palavra nova por dia para, aos poucos, incorporá-las ao vocabulário cotidiano.

Segundo artigo publicado pela Universidade Paranaense (Unopar), com esses estímulos e desafios que fazem o cérebro executar um trabalho adicional e diferente das rotinas já estabelecidas, adquire-se benefícios como: incentivo à criatividade; maior flexibilidade para lidar com mudanças de hábitos e adversidades na rotina; melhora da coordenação motora e do equilíbrio; e maior agilidade para fazer escolhas.

Convívio e socialização

Idosos desfrutando do Senior Living

O convívio social tende a elevar ainda mais os benefícios de atividades que promovem estímulos cognitivos, sejam elas realizadas com amigos, familiares ou conhecidos. Jogar em grupo, olhar fotos antigas, realizar chamadas de vídeo, contar histórias ou outras práticas feitas socialmente são, com a devida frequência, capazes de colaborar para a preservação das funções cerebrais dos idosos.

É o que comprova um estudo realizado por pesquisadores do Departamento de Psicologia da Universidade de Michigan, que aponta que o ato de socializar promove um efeito protetor no cérebro, estimula-o, eleva a capacidade de raciocínio e exercita a mente. O estudo também constatou que apenas 10 minutos diários de diálogo já oferecem benefícios para a memória e para o desempenho cognitivo.

Uma pesquisa realizada na Escola de Saúde Pública de Harvard com mais de 2.800 seniors constatou que os participantes que mantinham no mínimo cinco ciclos sociais eram menos propensos aos declínios cognitivos do envelhecimento.

Estar com amigos e familiares e manter contatos sociais frequentes são maneiras eficazes de obter estímulos benéficos à saúde cognitiva e se prevenir. Esse hábito pode inclusive reduzir quase pela metade o risco de idosos desenvolverem demência, como aponta o estudo “Rede social, função cognitiva e incidência de demência entre mulheres idosas”.

Estímulos físicos e mentais

Longevidade da população é tendência mundial

É de extrema relevância a influência que as práticas físicas têm na saúde cognitiva do público 60+. Isso porque elas favorecem a oxigenação do cérebro, o que, consequentemente, estimula a fixação de memórias e posterga sintomas do esquecimento.

Diversas publicações, como o artigo “Exercício físico e função cognitiva: uma revisão”, comprovam essa melhora cognitiva proporcionada pelas atividades físicas à saúde psicológica. Entre alguns de seus outros benefícios estão, por exemplo, a proteção das funções cerebrais, o processamento cognitivo mais rápido e a redução do risco de desordens mentais e doenças crônico-degenerativas.

Além de práticas físicas, outras atividades oferecem estímulos cognitivos que contribuem para o raciocínio e para a manutenção de um cérebro saudável. Jogos como xadrez e palavras-cruzadas e o hábito da leitura são bons exemplos. Este último é altamente benéfico à memória dos idosos, pois enriquece a cultura e o vocabulário, demanda grande foco e estimula o processamento e a retenção de dados novos.

Estímulos aos seniors no BIOOS Home

Mulheres sêniores conversando na piscina do BIOOS

Para a criação da torre residencial do complexo BIOOS, a Construtora Laguna partiu da compreensão de que a longevidade pode ser favorecida por diversos fatores determinantes, como uma alimentação balanceada, a prática de exercícios físicos e interações sociais na rotina.

O BIOOS Home foi desenvolvido com o apoio de assessorias especializadas em Senior Living, e oferecer ambientes que propiciam um estilo de vida ativo e saudável para o público 60+ faz parte de seu conceito. Entre outros diferenciais, o residencial irá proporcionar: serviços de assistência básica de saúde; serviços de limpeza, organização e reparo das unidades; atendimento pay per use de cuidado; espaços de lazer e convívio; e uma localização privilegiada, cercada de serviços e conveniências que facilitam a rotina.

Para proporcionar uma vida independente e com segurança, em que os seniors possam ser mais ativos, engajados e felizes, a torre BIOOS Home irá incorporar ambientes que promovem o bem-estar a cada instante, aliados a uma vida em comunidade. Cercadas pela natureza, áreas comuns do BIOOS como a petplace, a sala do piano, a praça da lareira e o espaço multiúso – que possibilita desde a realização de aulas de yoga até a prática de pintura – serão verdadeiros convites para que os seniors façam uma pausa, se revigorem com a vegetação à sua volta ou desfrutem momentos criativos e relaxantes.

Confira em nosso site mais detalhes desse inconfundível imóvel-arte que une saúde, bem-estar e moradias para o público 60+, criado para pessoas com o mesmo desejo comum: viver mais e melhor. Na Rua Augusto Severo, nº 630, conheça no decorado desse inconfundível complexo os detalhes de uma criação única, que representa um passo rumo ao futuro!

Interior decorado BIOOS
DECORADO BIOOS – FOTO: MACARIOS

Fonte: Revista PEGN, CNN Brasil e Tecnosenior

Related Posts

  1. Longevidade da população é tendência mundial
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário