Empresa holandesa cria telha-jardim que purifica o ar

Conheça a telha-jardim

A união entre construção civil e sustentabilidade tem inspirado inúmeras criações ao redor do mundo. A empresa holandesa Groendak criou uma espécie de telha-jardim, que já vem sendo comercializada na Alemanha e na Bélgica. Confira mais detalhes!

A criação

Criada no município holandês Scherpenzeel, essa solução traz um produto “2 em 1” que visa transformar telhados comuns em verdadeiros oásis repletos de verde e capazes de proporcionar uma série de benefícios aos ocupantes dos imóveis.

O que diferencia as telhas-jardim de coberturas ou terraços verdes é que nelas, em vez de as plantas precisarem ser cultivadas no topo da construção, as próprias telhas já possuem uma vegetação embutida, sendo cada unidade comercializada com uma mistura de espécies de sedum (suculentas) e substrato.

Assim, a solução proporciona maior praticidade por dispensar a montagem da área vegetada e agrega maior funcionalidade aos telhados das residências, dando à casa um ambiente vívido e sustentável.

Como funciona a telha-jardim

Outra das vantagens da telha-jardim é que, diferentemente das telhas convencionais, que costumam ser instaladas em telhados retilíneos ou em lajes (para evitar que as plantas caiam), ela se mantém firme e não demanda manutenção.

A composição de substrato com suculentas favorece de forma significativa a retenção de água e uma melhor filtragem de substâncias impuras presentes no ar. As telha-jardim têm a retenção como uma de suas principais características e podem absorver até 42% da água da chuva, no caso de telhados com aproximadamente 30° de inclinação.

Se no escoamento da água da chuva que ocorre nos telhados convencionais é frequente o acúmulo de inúmeros resíduos, nas telhas-jardim a água da chuva escorre com uma quantidade de impurezas bem menor.

Graças à cobertura vegetal, essas telhas holandesas favorecem também um espaço mais polinizado, que tende a atrair espécies polinizadoras, como pássaros e borboletas. Assim, gera-se um miniecossistema natural, estreitando ainda mais a relação entre natureza e ser humano.

Vantagens das telhas holandesas

Entre as principais vantagens da solução criada pela Groendak, destacam-se:

  • Purificação do ar: espécies vegetais elevam a qualidade do ar em ambientes residenciais, dado o constante processo de troca gasosa (de CO2 para O2) que as plantas realizam, o qual ajuda na remoção de partículas químicas do ar, purificando a atmosfera.
  • Instalação: além da já citada versatilidade de aplicação, que não se restringe a estruturas retas, a telha-jardim pode ser incorporada a telhados com inclinações que variam de 20° a 55°, tanto em residências como em outros tipos de construção.
  • Retenção de água: contribui para a redução de enchentes em períodos chuvosos do ano, dada a alta capacidade das plantas de absorver água.
  • Conforto térmico: espécies vegetais que realizam o processo de evapotranspiração retêm maior quantidade de calor e liberam água em forma de vapor, favorecendo o conforto térmico a partir da manutenção de temperaturas amenas e agradáveis.

Aplicadas à construção civil, iniciativas como essa aliam estética natural, funcionalidade e práticas sustentáveis fundamentais para preservar os recursos naturais e evitar desperdícios.

Imóveis-arte da Laguna como o VAZ Batel incorporam diversas soluções sustentáveis. Entre elas, por exemplo, está o reaproveitamento da água da chuva para limpeza e irrigação do jardim nas áreas comuns do empreendimento, promovendo a preservação dos recursos naturais, o consumo consciente e o cuidado com um paisagismo que amplia aos moradores o contato com a natureza, fundamental para uma vida saudável e equilibrada.
 
Confira mais detalhes do projeto em uma visita à inconfundível residência conceito decorada do VAZ Batel! Ela está disponível diariamente, das 9h30 às 18h30, na Rua Major Heitor Guimarães, nº 1740, no Barigui.

Fonte: ArchDaily, Groendak e Ekko Green

Related Posts

  1. O conceito CSG aplicado na arquitetura
  2. Entenda o que é a bioeconomia
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário