Vinho em Curitiba: 4 experiências para vivenciar na cidade

quatro locais com propostas diferentes para apreciar vinho em Curitiba

A temporada mais fria do ano pede sabores e vivências acolhedoras, que combinam perfeitamente com a segunda bebida mais antiga do mundo. Quando o assunto é vinho em Curitiba, é possível encontrar locais com propostas bem distintas. Confira quatro deles a seguir!

Sabores refinados

Localizado no coração de Curitiba, o Les Terroirs se destaca na Alameda Prudente de Moraes como uma delicatessen, café e bistrô com uma carta de vinhos cuidadosamente selecionados.

Ao referenciar em seu nome a terra (em francês), o local ressalta a origem de seus vinhos repletos de qualidade e identidade. Com estilo refinado, a casa serve rótulos diferenciados e alimentos importados e regionais, que podem ser saboreados em um charmoso ambiente com degustação ou na aconchegante área externa da loja.

Entre os vinhos da carta do Les Terroirs, estão rótulos das principais regiões vitivinícolas do mundo. Como destaque, o bistrô serve o espanhol Chan de Rosas Albarino, que cativa pelo aroma de frutas brancas e pelas notas florais e cítricas.

Para harmonizar com os vinhos, a cozinha do Les Terroirs, especializada em receitas finas, oferece um elaborado cardápio que inclui desde pastas até tábuas de frio. No bistrô, é possível degustar pratos matinais como Ovos Benedicte Saumon ou as saborosas sobremesas que adoçam a visita, como o Tartelette Crème Brûlée.

Confira uma tradicional receita francesa servida por um dos renomados chefs da cidade

Música e vinho em Curitiba

Na Rua Saldanha Marinho, o segundo andar do restaurante Praça do Victor reserva um aconchegante local de nome sugestivo: o UpStairs Wine Bar. Seguindo o conceito dos bares de tapas da Espanha, o estabelecimento propõe uma inconfundível experiência enogastronômica com boa música.

O decoração do UpStairs inspira conforto e aconchego em um ambiente irreverente, com trechos de canções famosas, referências a consagrados artistas internacionais, como Mick Jagger e David Bowie, e sofás, futons e almofadas para acomodar os clientes.

É em meio a esse espaço cool e sofisticado que são servidos rótulos das principais regiões produtoras de vinho do mundo, como os clássicos vinhos brancos chablis da Borgonha, na França, e os tradicionais vinhos do Alto Douro, de Portugal.

Para complementar os sabores, o bar serve receitas com o conceito de easy food, práticas de saborear e de compartilhar: é o caso do trio de mini-hambúrgueres de camarão e os blinis de tapioca com guacamole.

Vinho e literatura

Com a proposta de unir leitura e a companhia de boas taças de vinho, a Gabo Livros & Vinhos se destaca por oferecer aos visitantes momentos inspiradores de pausa na rotina.

Eleito pelo Prêmio Bom Gourmet 2021 como um dos melhores lugares para comprar vinho em Curitiba, o local mescla diversos rótulos a obras da literatura nacional e da América do Sul, em uma experiência cultural única de valorização das histórias, sabores e confraternizações.

Aconchegante, moderna e agradável, a Gabo divide suas experiências em duas unidades. No Água Verde, uma charmosa casa sedia lançamentos de livros, cursos e degustações em meio a obras de arte e mesinhas externas, perfeitas para degustar vinhos em dias ensolarados. Já no Juvevê, os visitantes encontram um dos melhores decks da cidade e uma atmosfera convidativa para saborear rótulos ao ar livre ao som de jazz.

Entre os rótulos, que variam entre vinhos orgânicos, brasileiros e naturais, destaca-se o Castillo de Belarfonso, de Toledo (Espanha), com aroma potente e sabor ideal para os dias mais frios. O Tierra de Lechuzas, por sua vez, é perfeito para quem aprecia rótulos artesanais e cativa pelo frescor e pelo toque encorpado de frutas. Para acompanhar, a Gabo Livros & Vinhos serve tábuas de queijos e deliciosas empanadas.

Vinhos, jardim e gastronomia

Com a missão de agregar ao consumo do vinho uma proposta leve e descomplicada, o Vino! Garden é o resultado da junção de três simples ingredientes do Grupo Vino!: vinhos, jardim e gastronomia.

No estilo pop up, o local mescla um wine bar e uma loja de vinhos com mais de 40 rótulos muito bem selecionados. As opções de vinhos brancos, tintos, rosé e espumantes variam de acordo com a estação do ano, assim como o menu. Como resultado, os clientes são agraciados com as novidades das vinícolas e com ingredientes frescos em cada receita.

O casarão do Vino! Garden conta com diversos ambientes regados a boa música e com um ótimo astral para acolher os clientes: são mesas, espaços lounge, varandas, toldos, salas internas e um quintal agradável e arejado.

O local serve deliciosos vinhos, como o espanhol LAN e o chileno Laberinto, e para quem aprecia sabores brasileiros, rótulos da Curadoria Vino! produzidos na Serra Gaúcha. Na parte da cozinha, os pratos da gastronomia contemporânea transitam da culinária francesa à asiática, incluindo koftas de cordeiro e gravlax com salada.

Fonte: O Que Fazer Curitiba, Curitiba Cult, Paranashop e Restaurantes Victor

Posts relacionados

  1. Saiba quais são os projetos arquitetônicos mais aguardados de 2022
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

2 comentários em “Vinho em Curitiba: 4 experiências para vivenciar na cidade

Deixar um comentário