Brasil terá 5 milhões de carros elétricos até 2035

Aumento no uso de carros elétricos

As tendências de mobilidade sustentável seguem em ascensão no mundo todo. No Brasil, a estimativa é de que, até 2035, o País terá mais de 5 milhões de carros elétricos em circulação, segundo um estudo divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). A seguir, confira as previsões de crescimento do setor.

Mercado sustentável

Em todo o mundo, o compromisso ambiental tem mostrado novos rumos aos mercados e às indústrias, seja com iniciativas de combate às mudanças climáticas, seja na prática dos conceitos de Environmental, Social and Governance (ESG) do setor corporativo.

O mesmo movimento tem sido percebido no mercado de investimentos, cujos fundos de gestores e investidores globais já somam mais de US$ 45 trilhões em ativos voltados a produtos sustentáveis, metas climáticas e recursos de descarbonização. A ascensão do mercado sustentável tem moldado, também, os hábitos de consumo.

A pesquisa Accenture Chemicals Global Consumer Sustainability Survey, realizada com 6 mil pessoas da Ásia, da Europa e da América do Norte, constatou que 50% dos consumidores entre 18 e 70 anos se mostram dispostos a pagar por produtos sustentáveis.

Nos Estados Unidos, esse setor cresceu 55% entre 2015 e 2019. Na indústria automobilística, o país prevê um investimento de US$ 174 bilhões em veículos elétricos até 2035. Segundo a consultoria Kearney, o segmento de carros 100% elétricos se destacou como o que mais cresceu em escala global em 2021.

Ascensão de carros elétricos no Brasil

Vantagens dos carros elétricos

Apesar do mercado de veículos elétricos ser mais consolidado em países como Japão, Estados Unidos e China, essa indústria vem mostrando uma crescente força no Brasil.

Em 2022, a quantidade de carros elétricos e híbridos em circulação no País ultrapassou a marca das 100 mil unidades, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Uma outra pesquisa realizada pela Kearney apontou que, caso o Brasil siga as tendências globais de eletrificação, em 2035 ele terá cerca de 5,5 milhões de carros elétricos em circulação.

Outra previsão, esta divulgada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), é de que, em 2035, 20% dos carros vendidos no Brasil pertencerão às categorias de veículos híbridos leves, veículos não plugin, híbridos plugin e elétricos a bateria.

Reflexos e benefícios dos carros elétricos

Diversos são os benefícios econômicos e ambientais resultantes da tendência de veículos elétricos.

  • Compromissos ambientais: segundo o estudo da Kearney, um dos grandes motivadores do aumento de vendas dos carros elétricos são iniciativas sustentáveis, como políticas de redução de carbono. Outros fatores são o aumento no preço do combustível e a maior oferta de veículos elétricos.
  • Ecoeficiência: estima-se que a ecoeficiência de um carro elétrico seja, em média, 10 vezes maior que a de um automóvel movido a gasolina. Isso porque ele é o único tipo de veículo que concilia a potência de um motor elétrico a uma energia limpa.

Neste caso, a ecoeficiência do produto se sobressai, pois concilia a oferta de serviços de qualidade com a preservação do meio ambiente, em uma relação que gera rentabilidade e atende às necessidades humanas.

  • Emissão de carbono: um dos fatores que reforçam o teor sustentável dos carros elétricos é seu percentual médio de emissão de CO2 equivalente por tipo de propulsão, comparado aos veículos híbridos e flex.

Nesse comparativo, o carro elétrico emite uma média de CO2 de apenas 10%, contra 57% dos veículos híbrido flex, 79% dos flex e 100% dos movidos puramente a gasolina. Os dados são da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA).

Uma das previsões da General Motors (GM) é que, com o aumento do uso de carros elétricos no Brasil, o próximo passo seja o maior fornecimento de energia para abastecer residências ou mesmo a própria rede elétrica em horários de pico – o que poderá reduzir riscos de sobrecarga energética.

Mobilidade sustentável nos imóveis-arte Laguna

Reflexos e benefícios dos carros elétricos
CARRO ELÉTRICO PARA USO COMUM DOS MORADORES – ALMÁA CABRAL

Sempre alinhada com tendências mundiais, a Laguna incorpora aos seus imóveis-arte a estrutura necessária para o abastecimento de carros elétricos, como um importante incentivo à mobilidade consciente.

No inconfundível BIOOS, cada uma das duas torres conta com duas vagas com carregador para carro elétrico, e na torre Health há uma estação para recarga de bicicletas elétricas. De forma semelhante, o VAZ Batel terá infraestrutura para carregamento de carros elétricos em todas as vagas residenciais, bem como bicicletário com estação de recarga para e-bikes.

No ALMÁA Cabral e no MAI Terraces, o incentivo à mobilidade sustentável vai além da oferta de infraestrutura. No ALMÁA, há um carro elétrico e uma bike elétrica à disposição dos moradores. No MAI Terraces, os ocupantes também serão contemplados com um carro elétrico, além de três bicicletas elétricas para uso comum.

Um dos diversos diferenciais sustentáveis da Galeria Laguna, eleita o edifício mais sustentável do mundo, é o incentivo à mobilidade consciente. No local, isso se traduz em uma estrutura com pontos de recarga para carro e bicicletas elétricas e bicicletários para visitantes e funcionários.

Carrosse elétricos em Curitiba
ESTAÇÃO PARA RECARGA DE VEÍCULOS ELÉTRICOS – CONSTRUTORA LAGUNA

Venha conhecer esse inconfundível espaço que sintetiza os principais pilares da Construtora Laguna! Localizada na Avenida do Batel, 1713, a Galeria recebe o público de segunda a sábado das 9h às 20h e aos domingos das 10h às 17h.

Leia mais: Cidades canadenses substituirão transporte comercial por e-bikes até 2026

Fonte: Exame, Estadão, Olhar Digital e Garagem 360  

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário