4 galerias de Curitiba para visitar

Galerias de Curitiba

A capital paranaense oferece amplo acesso a diversas expressões artísticas, que geram novas perspectivas e reflexões. A seguir, confira quatro galerias de Curitiba para visitar e se encher de inspiração!

Experiências artísticas nas galerias de Curitiba

Nas diversas galerias de Curitiba, os amantes da arte se deparam com inspiradoras oportunidades para conferir telas, esculturas e intervenções artísticas inconfundíveis.

A maior galeria de arte do Brasil

A Um Lugar ao Sol é considerada a maior galeria de arte do Brasil, localizada em um belo casarão com 125 anos de história. Esse local incrível fica na Av. Jaime Reis, 134, e abriga um acervo com mais de 500 obras de grandes nomes da arte nacional, como Poty Lazzarotto, Juarez Machado e Alexandre Reider. Na galeria, os visitantes podem admirar pinturas e esculturas abstratas e figurativas.

Múltiplas linguagens artísticas

Localizada na Alameda Presidente Taunay, 314, a Boiler Galeria convida os expectadores a experimentações artísticas em um espaço de fomento, produção e exposição de arte contemporânea. Uma galeria na qual a arte dialoga com a arquitetura e as criações se manifestam através de diversas linguagens.

Por meio de exposições, palestras, performances e outras abordagens, o público pode desfrutar da arte de forma mais aprofundada e conhecer obras exclusivas da cena local.

Arte latino-americana

A renomada Galeria Simões de Assis promove a arte contemporânea em Curitiba por meio de mostras coletivas e individuais, de artistas nacionais e internacionais. No espaço, os amantes da arte podem conferir expressões variadas, como fotografia, pintura, escultura e vídeo.

Entre as diversas investigações estéticas, a galeria convida os visitantes a um olhar próximo para criações latino-americanas. Em Curitiba, a Galeria Simões de Assis fica na Alameda Carlos de Carvalho, 2173.

Arte contemporânea em foco

Na Av. do Batel, 1750, a galeria Zilda Fraletti se destaca como a primeira da cidade com foco exclusivo em arte contemporânea. Dedicado a esse movimento há quase 40 anos, o espaço incentiva o consumo de arte entre colecionadores e amantes dessa estética.

Na galeria, os visitantes podem conferir incríveis obras de artistas locais, nacionais e internacionais. Além disso, o público é convidado a uma imersão profunda por meio de workshops, cursos, palestras e debates sobre a arte contemporânea.

Esculturas para conferir em Curitiba

edifício mais sustentável do mundo pelo USGBC
ESCULTURA DE EMANOEL ARAÚJO – GALERIA LAGUNA

Para além das galerias de Curitiba, moradores e visitantes podem conferir obras de arte em diversos pontos da cidade. Entre elas estão criações do artista baiano Emanoel Araújo, reconhecido por obras de texturas marcantes, cores fortes, traços geométricos e, principalmente, pela herança africana.

O Parque Tingui é um dos pontos da capital paranaense que abrigam obras de Emanoel Araújo. No local, o público pode conferir uma imponente escultura vermelha de 8 metros de altura, a última produzida pelo artista, falecido em 2022. A obra marcou os 100 anos do movimento modernista e se une a outras que democratizam o acesso à arte para a população.

Outro ponto da cidade no qual é possível conferir uma obra de Emanoel Araújo é na Galeria Laguna, na Av. do Batel, 1713. Considerado o edifício mais sustentável do mundo pelo USGBC, o espaço é dedicado à apresentação dos imóveis-arte da construtora e traduz toda a inovação, a sustentabilidade, o conforto e a arquitetura autoral da Laguna.

Localizada em frente à Galeria, a inconfundível escultura em ferro fundido impressiona os pedestres. Verdadeiro presente para Curitiba, a obra se destaca pela altura superior a 3 metros e serve como símbolo da vida e da trajetória de Emanoel Araújo. Aproveite para conferir!

Fonte: TopView, Plural e Prefeitura de Curitiba

Posts relacionados

  1. FACHADA – KAÁ
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário