Campanha Família Folhas e as principais ações sustentáveis de Curitiba

Ação sustentável, família folha

Em 2022, a Prefeitura de Curitiba resgatou a famosa Família Folhas, uma campanha de sucesso que, há 33 anos, já fomentava práticas ambientais entre os habitantes da chamada Cidade Verde. A seguir, confira detalhes sobre a campanha e outras ações sustentáveis em Curitiba.

A Família Folhas

Sempre comprometida com causas ambientais, a capital paranaense se alia a diversos movimentos sustentáveis, como Rede de Cidades C40, Governos Locais para a Sustentabilidade (ICLEI) e PlanClima. Este último é um programa que objetiva tornar as cidades neutras na emissão de carbono.

Atualmente, Curitiba é líder nacional no porcentual de reciclagem de resíduos e reúne diversos diferenciais ecológicos que fazem dela uma cidade mais sustentável, como: 60 m² de área verde por habitante; 44 parques e bosques; 330 mil árvores em vias públicas; e separação de lixo, que contribui para a geração de renda de muitas famílias e para a saúde nutricional dos habitantes, através da doação de alimentos.

Uma das ações de maior sucesso em Curitiba é a campanha Família Folhas, ícone dos anos 1990 que foi recentemente resgatado para continuar a fomentar práticas sustentáveis na cidade. A partir de seus personagens, a campanha promove a separação correta do lixo, práticas de reciclagem, combate às mudanças climáticas e educação ambiental, como um todo.

Práticas sustentáveis na Cidade Verde

Para diminuir os impactos causados pela sociedade, a campanha Família Folhas busca engajar a população, fundamental para reverter os danos à natureza, e há ainda muitas outras ações voltadas para a melhoria do bem-estar humano e ambiental em Curitiba.

Gestão de resíduos

A gestão consciente de resíduos é um dos principais legados da Família Folhas, em especial a reciclagem. Em Curitiba, essa prática reduz consideravelmente o envio de resíduos a aterros sanitários.

Quando retornam à cadeia produtiva, itens recicláveis ajudam a poupar recursos naturais (como água e energia), reduzem o escoamento de materiais para os oceanos e favorecem a economia circular.

Curitiba Mais Energia

Energia renovável em Curitiba
PAINÉIS SOLARES NA SEDE DA PREFEITURA DE CURITIBA | FOTO: PEDRO RIBAS

O programa Curitiba Mais Energia é outra importante ação, que fomenta a produção de energia limpa em diversos pontos da cidade.

A iniciativa estreita a relação da capital com práticas ambientais através de estratégias como: usinas solares, painéis fotovoltaicos em edifícios municipais, sistemas fotovoltaicos nos telhados dos terminais de ônibus e geração de energia renovável em moradias populares.

Além de promover a geração de energia renovável na capital, o programa Curitiba Mais Energia reduz custos com o consumo energético, minimiza emissões de gases do efeito estufa (GEE) e gera economia aos cofres públicos.

Reserva Hídrica do Futuro

O projeto Reserva Hídrica do Futuro objetiva expandir a capacidade de reserva hídrica para o consumo da população, bem como suprir o abastecimento de água da Região Metropolitana de Curitiba em períodos de estiagem.

A reserva a ser construída incluirá o maior parque da capital paranaense, com 5 km de extensão por 1 km de largura – o que corresponde a 8 vezes a área do Parque Barigui, o maior de Curitiba.

Além de ampliar o acesso à água, a Reserva Hídrica do Futuro também irá proteger e recuperar áreas de preservação do Rio Iguaçu e seus afluentes, reduzir danos ligados a enchentes e inundações e fomentar a sustentabilidade social, econômica e ambiental na região.

A área total da Reserva Hídrica do Futuro abrange águas e lagos entre Balsa Nova e Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. A previsão da prefeitura é de que a reserva comece a funcionar até o fim de 2023.

Projeto 100 mil Árvores para Curitiba

Campanha Família Folhas em Curitiba
DESAFIO 100 MIL ÁRVORES | FOTO: PEDRO RIBAS

Criada pela prefeitura em parceria com a comunidade, essa ação propõe o plantio anual de 100 mil árvores em áreas privadas e vias públicas.

Para expandir a presença de vegetação na área urbana, a iniciativa inclui a distribuição gratuita de mudas em todas as regionais da capital, com vistorias frequentes para garantir o desenvolvimento saudável das espécies e podas regulares que asseguram o equilíbrio entre o espaço urbano e as espécies.

Amigos dos Rios

Outra ação ligada à água é a Amigos dos Rios, promovida pela Prefeitura de Curitiba em parceria com a Sanepar e que já movimenta bilhões de reais para conceber a maior obra de saneamento da história da capital.

A ação prevê a limpeza preventiva das margens de rios, vias e córregos, bem como fiscalização e visitas técnicas aos locais, criação de comitês e ações de educação ambiental e conscientização dos moradores.

Sustentabilidade nas construções

Energia fotovoltáica na Galeria Laguna
GERAÇÃO DE ENERGIA LIMPA – ALMÁA CABRAL

Os desafios ambientais de Curitiba são combatidos em diversos âmbitos, incluindo o setor da construção civil. Nessa área, um grande destaque de Curitiba é a Laguna, construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do Brasil.

Os projetos da empresa em Curitiba já foram contemplados com consagrados títulos sustentáveis, como o de residencial mais sustentável do mundo em 2021, concedido ao LLUM Batel pelo LEED Home Awards e, neste ano, o de edifício mais sustentável do mundo, concedido à Galeria Laguna pelo USGBC.

Em sintonia com as práticas sustentáveis da capital e com as tendências de edificação verde, a Laguna adota inúmeras medidas que contribuem com a preservação dos recursos naturais e com o meio ambiente como um todo.

Energia limpa

No imóvel-arte PINAH, 100% da energia das áreas comuns será gerada por placas fotovoltaicas. Já as 68 placas da Galeria Laguna produzem toda a energia necessária para a operação do edifício, assegurando sua autossuficiência energética.

A Galeria também possui consumo de energia 34% menor em comparação a empreendimentos convencionais. Essa redução se deve a estratégias passivas de aproveitamento da luz e da circulação do ar, bem como à escolha de materiais de alto padrão, como esquadrias de qualidade e vidros de alto desempenho.

Gestão de resíduos

A gestão responsável de resíduos é outra prática importante da Construtora Laguna. Uma das ações nesse sentido é a parceria com a Composta+, serviço de coleta e compostagem de resíduos orgânicos que atende a empresas e residências.

Através dela, a Laguna deixou de emitir 338 m³ de gás metano, economizou 79 sacolas plásticas e compostou 0,93 tonelada de resíduos entre janeiro e julho de 2022. No ROC Batel, a gestão consciente de resíduos atingiu uma meta de desvio superior a 90%.

A gestão responsável também é destaque na Galeria Laguna, que possui central própria de gerenciamento de resíduos. Assim, os materiais orgânicos são compostados na Galeria, ao passo que outros resíduos são destinados às cooperativas de reciclagem parceiras da Laguna.

Gestão de água

A preservação de recursos naturais é uma das principais práticas sustentáveis dos imóveis-arte Laguna.  No KAÁ e no BIOOS Health, por exemplo, mais de 30% de água será economizada pelo uso de metais e louças eficientes. No LLUM Batel, por sua vez, o consumo de água é 20% menor em comparação ao padrão do selo LEED.

Nesse quesito, a Galeria Laguna é certificada com o LEED Zero Water. Para isso, o projeto recebeu uma estação de tratamento que possibilita a coleta e o reúso da água da chuva para atender 100% da demanda de água do edifício, bem como metais e louças eficientes que reduzem o consumo.

Controle do ar e redução de emissões

Para combater a emissão de gases do efeito estufa na construção civil, responsável por 40% das emissões globais de CO­2, a Laguna recorre a diversas estratégias.

O AMPIO, por exemplo, reduz mais de 40% das emissões de GEE graças a soluções de economia energética, como instalação de esquadrias de alto desempenho, amplo uso de luz natural, vidros insulados e transformação da energia solar.

A Galeria Laguna, por sua vez, se destaca como um edifício Zero Carbono, isto é, suas emissões são neutralizadas. Além disso, a Galeria conta com renovação automática do ar, que evita a alta concentração de CO2 no ambiente.

Para garantir ainda melhor qualidade do ar interno, a Galeria Laguna passou por simulações computacionais de troca do ar, de modo a oferecer um ambiente saudável para todos os ocupantes.

Conheça o edifício mais sustentável do mundo! A Galeria Laguna está situada na Av. do Batel, 1713, com consultores de venda prontos para atender você. No local, o público também pode ver em detalhes os diferenciais de alto padrão da Laguna por meio de dispositivos tecnológicos, espaços imersivos, maquetes e apartamentos decorados.

De segunda a sábado e em feriados, o espaço fica aberto das 9h às 20h. Já aos domingos, abre das 10h às 17h. Faça uma visita!

Fonte: RPC, Prefeitura de Curitiba, Família Folhas e Amigo dos Rios

Posts relacionados

  1. Conheça o KÁA
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário