Energia renovável nas áreas comuns do PINAH

energia renovável nos empreendimentos Laguna

O inconfundível PINAH, da Construtora Laguna, é um empreendimento que traduz a essência de Curitiba, na forma de um projeto inovador em sua arquitetura, tecnologias, paisagismo e sustentabilidade.

Entre os diferenciais incorporados ao PINAH está a geração de energia renovável, para suprir a demanda das áreas comuns. Confira mais detalhes a seguir!

O primeiro residencial pré-certificado WELL

O PINAH se destaca como o primeiro residencial pré-certificado WELL do Brasil. O selo é uma referência internacional de alto padrão, qualidade, saúde e bem-estar em ambientes construídos.

Para garantir esses aspectos, o PINAH atende a dez importantes critérios da certificação WELL: ar, água, nutrição, som, comunidade, conforto térmico, movimento, mente, materiais e luz. Este último reforça os efeitos positivos que uma boa iluminação exerce sobre os ocupantes.

A ampla incidência de luz solar, por exemplo, contribui para o humor, a concentração, a qualidade do sono e o desempenho mental. Além disso, o critério WELL Light reforça que a iluminação adequada torna os espaços mais produtivos, influenciando ainda a saúde visual, circadiana e mental dos ocupantes.

No PINAH, os critérios do selo WELL irão atestar que os ambientes do imóvel-arte oferecem as condições adequadas para o conforto e a satisfação dos moradores. No residencial, que alia bem-estar e sustentabilidade, parte da iluminação é fornecida por meio da produção de energia renovável.

Conversão de energia solar no PINAH

Conheça o PINAH
FACHADA – PINAH

Atualmente, uma das principais problemáticas ambientais é a emissão de gases do efeito estufa (GEE) na atmosfera decorrentes das atividades humanas, especialmente pela indústria da construção civil, responsável por até 30% das emissões.

Já o impacto ambiental resultante do consumo energético de um edifício está diretamente ligado às fontes da geração de energia e às taxas de perda na transmissão de eletricidade. Para mitigar os efeitos sobre o meio ambiente, projetos como o PINAH são, desde o início, pensados em prol da sustentabilidade.

No empreendimento, 100% da demanda energética das áreas comuns será suprida por placas fotovoltaicas que convertem a energia solar. Em paralelo, o uso de estratégias passivas reduz o consumo energético. Com tudo isso, diminuem também os impactos ambientais da construção.

Práticas sustentáveis no PINAH

Conheça algumas das práticas sustentáveis do PINAH
VAGAS PARA RECARGA DE VEÍCULOS ELÉTRICOS – PINAH

A Laguna é reconhecida em âmbito internacional por criar empreendimentos que transformam rotinas, bairros e cidades, sendo a construtora com a maior quantidade de certificações sustentáveis do Sul do Brasil.

Além da geração de energia renovável, o PINAH incorpora práticas sustentáveis visando o equilíbrio socioambiental, o futuro e a preservação dos recursos naturais. Tudo isso será atestado pelo selo GBC Condomínio, que avalia desde o projeto até as obras do empreendimento, para certificá-lo como um residencial mais confortável e eficiente.

Para corresponder aos critérios do selo GBC, o PINAH reduz custos operacionais, minimiza o envio de resíduos aos aterros sanitários, fomenta o uso consciente de água e de energia e eleva a eficiência energética da construção, gerando resultados positivos para os moradores, a sociedade e o meio ambiente.

Alguns diferenciais sustentáveis certificados no PINAH são:

  • Uma tomada para recarga de carro elétrico por unidade;
  • Sistema de renovação de ar na área social e nos dormitórios;
  • Reaproveitamento da água da chuva para limpeza e irrigação do jardim nas áreas comuns;
  • Sistema de irrigação das floreiras na fachada;
  • Metais de baixa vazão para uso eficiente da água;
  • Monitoramento da qualidade do ar em áreas comuns.

Com essas práticas sustentáveis e com o uso de fontes renováveis de energia, o PINAH se sobressai no cenário da construção civil, por fomentar uma relação equilibrada entre o bem-estar humano e o ambiental.

Posts relacionados

  1. Foto Galeria Laguna
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário