Curitiba Mais Energia: recurso renovável na Cidade Verde

Programa Curitiba Mais Energia

Município que abriga os imóveis-arte da Laguna, Curitiba é reconhecida Brasil afora por seu título de “Cidade Verde”, devido às soluções de sustentabilidade adotadas. Muitas iniciativas justificam esse mérito, entre elas o investimento em energia renovável adotado pelo Curitiba Mais Energia. A seguir, confira detalhes sobre esse programa!

Programa Curitiba Mais Energia

Eleita a cidade mais sustentável da América Latina, Curitiba se destacou no ranking de Cidades Sustentáveis divulgado pela revista canadense Corporate Knights em 2015.

A capital paranaense se sobressaiu entre 50 cidades do mundo todo ao se classificar em 12 indicadores sustentáveis, tais como: mudança climática, uso do solo, qualidade do ar, transporte, água, resíduos e resiliência.

Fazendo jus à classificação, a chamada Cidade Verde tem como uma de suas ações o programa Curitiba Mais Energia, que integra o Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas (PlanClima).

Lançado em 2020, o plano conta com o apoio da Rede C40 de Grandes Cidades para Liderança do Clima, grupo que inclui centros como Paris, Estocolmo, Nova Iorque e Barcelona. Em sintonia com as metas internacionais de combate ao aquecimento global, o PlanClima objetiva tornar as cidades neutras em carbono, resilientes e adaptadas às mudanças climáticas até 2050.

Para isso, o programa Curitiba Mais Energia fomenta o uso de energia renovável na capital, por meio do planejamento e de estratégias concretas que estreitam a relação da cidade com o meio ambiente. Essas ações geram economia aos cofres públicos e reduzem a emissão de Gases do Efeito Estufa.

Estratégias de energia renovável em Curitiba

Sistema de energia renovável

Usinas solares

A primeira iniciativa do Curitiba Mais Energia foi a instalação de painéis fotovoltaicos nos prédios da Galeria das Quatro Estações, do Jardim Botânico, do Salão de Atos do Parque Barigui e do Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura de Curitiba.

Neste último, o sistema de energia renovável evitou, até então, a emissão de 70 toneladas de CO­na atmosfera desde sua instalação, em 2019. A energia gerada pelas usinas solares é destinada à rede de distribuição da Copel, companhia de fornecimento energético da cidade.

Para as próximas ações do Curitiba Mais Energia, está prevista a instalação de mais sistemas fotovoltaicos nos telhados dos terminais de ônibus nos bairros Pinheirinho, Boqueirão e Santa Cândida, bem como no da Rodoferroviária de Curitiba.

Energia renovável nas moradias populares

O projeto Cohab Solar é outra iniciativa que integra o Curitiba Mais Energia, levando geração de energia renovável, sustentabilidade e economia às moradias populares da capital paranaense.

As residências do programa habitacional receberão placas fotovoltaicas que irão transformar energia solar em elétrica para uso doméstico. Com baixo impacto ambiental, a iniciativa vai proporcionar aos moradores economia no consumo mensal.

Espaço de pesquisa

Para estimular o engajamento da população no tema energia renovável, foi implantado no Parque Barigui um espaço dedicado ao estudo e à propagação de informações sobre energia limpa: o Curitiba Solar.

Situado no complexo do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), o espaço aberto ao público irá receber estudantes de escolas e universidades e a população em geral. Os visitantes poderão conferir de perto o funcionamento da miniusina que gera energia solar no telhado do complexo.

O Curitiba Solar compreende 105 painéis solares e um sistema com baterias de lítio que armazena e opera a energia acumulada, em coordenação com a rede de distribuição da cidade. No complexo, a energia solar retida também abastece um portal para carros, com equipamento para recarga de veículos elétricos.

Geração de energia limpa nos imóveis-arte Laguna

Energia renovável em Curitiba

Construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do Brasil, a Laguna enxerga suas criações como verdadeiros legados para a cidade. Cada imóvel-arte concebido promove melhor qualidade de vida para as pessoas e uma relação de equilíbrio e respeito com o meio ambiente.

Pensando no futuro, a construtora investe em recursos e tecnologias que asseguram seu compromisso sustentável. No inconfundível AMPIO, a energia renovável será gerada através de placas fotovoltaicas para atender parte do consumo das áreas comuns. No moderno e dinâmico VAZ Batel, 50% do consumo energético das áreas comuns será abastecido por energia limpa.

A eficiência desse sistema é comprovada também no LLUM Batel, eleito o edifício mais sustentável do mundo pelo LEED Homes Awards. No residencial, os 23 módulos fotovoltaicos contribuem para o consumo de energia 15% menor em comparação ao padrão proposto pelo LEED.

A certificação LEED é, inclusive, uma das ferramentas mundiais que atestam o uso racional de recursos e a redução de impactos ambientais nos imóveis-arte Laguna. Em paralelo, o GBC Condomínio é outro selo que diferencia os empreendimentos da construtora frente o mercado.

Desde a fase projetual, o GBC reconhece nos imóveis da Laguna aspectos que garantem edifícios mais eficientes, confortáveis, saudáveis e produtivos, gerando benefícios aos moradores, à sociedade e ao meio ambiente.

Em nosso site, confira outros diferenciais sustentáveis dos imóveis-arte que contribuem com o desenvolvimento socioambiental de toda a comunidade.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Posts relacionados

  1. A ascensão dos REITs
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

2 comentários em “Curitiba Mais Energia: recurso renovável na Cidade Verde

Deixar um comentário