A empresa Eternit, especializada em matérias-primas, soluções e produtos voltados à construção civil, lançou recentemente a primeira telha solar de fibrocimento após registro concedido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) em dezembro de 2021.
Nomeado de Eternit Solar, o produto passou por fase de testes no Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP) e foi anunciado após recente certificação. Confira abaixo mais detalhes sobre a primeira telha solar fotovoltaica de fibrocimento.
A telha solar
Composta por cimento, fibras sintéticas de polipropileno e celulose, a telha solar começou a ser desenvolvida em 2020. Desde então, passou por um processo de adaptação em sua geometria para que pudessem ser incorporadas as células fotovoltaicas. Depois disso, a Eternit Solar recebeu oficialmente, em fevereiro de 2022, o registro do Inmetro como a primeira telha fotovoltaica de fibrocimento do Brasil.
O produto tem dimensões de 2,44 m por 1, 10 m e um design ondulado levemente plano no topo das ondulações, onde as células solares são integradas em um único conjunto. Comparada à telha de concreto da própria empresa, que apresenta potência de 9,16 Wp, a Eternit Solar integra uma tecnologia cuja potência supera os 142,2 Wp, e com a qual cada telha consegue gerar mais energia.
Leia mais sobre iniciativas com uso de energia limpa
Impactos e vantagens da telha solar
A Eternit Solar traz ao mercado da construção civil uma revolucionária tecnologia com forte potencial para democratizar o acesso à energia solar. Em termos de demanda energética, 4 a 6 telhas solares de fibrocimento são capazes de atender às necessidades de uma residência de pequeno porte, sendo que o restante das telhas pode ser de fibrocimento convencional, por exemplo.
De uma perspectiva arquitetônica, essa solução propõe um visual e uma instalação diferentes das convencionais placas solares: as telhas podem ser instaladas sobre estruturas existentes, sem necessidade de adaptações no telhado.
A expectativa da Eternit é de que o valor do produto, ainda não divulgado, seja similar ao de outras telhas de fibrocimento comercializadas. Atualmente, a empresa já possui projetos-piloto para avaliar aspectos como desempenho e adequações a diferentes demandas e tipos de construção – desde galpões até projetos comerciais. Após essa fase, a Eternit deve divulgar ainda em 2022 o cronograma de comercialização e a média de preço da telha solar de fibrocimento.
Fonte: Ciclo Vivo, CPG, Cidade Verde e Trade News