ARTECHOUSE: espaço une arte e tecnologia no subsolo de Nova York

Inaugurado em 2015, em Nova York, o museu ARTECHOUSE tem como intuito ser uma plataforma voltada para o desenvolvimento e apresentação de novos projetos de mídias. Ocupando as paredes subterrâneas da sala de caldeiras sob o saguão principal do Chelsea Market, o espaço é um oásis que une arte e tecnologia em apenas uma visita.

Um dos princípios deste museu é acreditar que a arte deve evoluir ao lado da ciência, tecnologia e cultura, oferecendo novas visões e formas que representem o mundo complexo em que vivemos.

A ARTECHOUSE faz o público vivenciar quatro dimensões: vertical, horizontal, de profundidade e tempo. Além de proporcionar uma viagem completamente tecnológica, por ser um espaço interativo e sensorial, também busca prover aos artistas recursos de tecnologia sofisticada para que consigam exercer seu trabalho.

Uma das fundadoras, Tatiana Pastukhova afirma que o local “é uma casa onde os artistas de novas mídias são livres para criar e mostrar seu trabalho sem limitações”. Atualmente, também existem duas sedes em Miami e Washington.

A programação das exposições busca agradar a todas as idades, com auxílio de uma equipe treinada e sempre disponível para atender os visitantes. O público é convidado a fazer parte das obras, pois a maioria das experiências são participativas e imersivas.

Um exemplo do que pode ser encontrado no local é a Machine Hallucination, obra do artista Anadol, responsável por elaborar um algoritmo treinado que seleciona imagens na internet, principalmente em postagens de Instagram sem pessoas (pensando na privacidade).

A máquina foi criada com base no fato de que Nova York tem mais de 100 milhões de fotografias publicadas online. Assim, com auxílio do algoritmo, projeta milhões de fotografias arquitetônicas em inúmeras dimensões, ao que o artista se refere como “mundos enormes e inimagináveis”. Entenda no vídeo mais sobre esse projeto de Anadol:

Anadol faz parte do Artists and Machine Intelligence Program do Google, a primeira geração de artistas visuais a elaborar projetos com base na inteligência artificial.

Por fim, um dos diferenciais da ARTECHOUSE é fugir da tradicionalidade dos museus, convidando o público a um tipo de envolvimento que a maioria das pessoas jamais experimentou.

Leia também: 14ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba promove discussões com tema “Fronteiras em Aberto”

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário