5 segredos para uma equipe bem-sucedida

Os segredos do Google para uma equipe bem-sucedida - MAI Work - Construtora Laguna

Com a popularização do conceito de empreendedorismo e do “pensamento startup”, as empresas estão cada vez mais interessadas em criar maneiras de motivar e engajar os colaboradores, na tentativa de aumentar a produtividade.

Assim como bônus financeiros, participação nos lucros e happy hours internos, garantir um espaço inovador e que inspire criatividade faz parte das medidas colocadas em prática para tornar o ambiente de trabalho mais motivador.

O MAI Work é um exemplo de empreendimento comercial de alto padrão que proporciona uma maneira mais produtiva e criativa de trabalhar. Sua estrutura valoriza a iluminação e ventilação naturais e a tecnologia empregada assegura ambientes extremamente confortáveis. Com linhas arquitetônicas modernas, ele aponta para um novo estilo de vida profissional, que prioriza a sustentabilidade e valoriza o conforto e o bem-estar.

Ótimas lições de carreira com filmes e séries - MAI Work - Construtora Laguna

E como a interação entre os membros da equipe e o incentivo à criação de networking são fatores de suma importância para organizações que buscam o sucesso, o MAI Work disponibiliza uma área de convivência agradável e contemporânea, o Terraço Verde. O ambiente permite que os colaboradores troquem experiências e relaxem em contato com a natureza.

Os 5 segredos do Google para uma equipe bem-sucedida - Terraço Verde - Construtora Laguna

O Google, segunda empresa mais valiosa do mundo de acordo com a Interbrand, é outro modelo de transformação dos locais de trabalho, e sua preocupação vai além do ambiente físico. Foram realizadas mais de 200 entrevistas com seus colaboradores, durante dois anos, para descobrir o que torna uma equipe do Google eficaz.

A resposta do estudo foi resumida em: “quem está em uma equipe é menos importante do que como os membros da equipe interagem, estruturam seu trabalho e visualizam suas contribuições”.A partir desta análise, o Google elaborou 5 pontos cruciais para a construção de um ambiente motivador e a formação de uma equipe bem-sucedida.

1 – Segurança psicológica

Os colaboradores devem poder assumir riscos na equipe sem que se sintam inseguros, vendo real valor no trabalho que exercem. Segundo o Google, este é o cerne da questão e o fundamento para os quatro outros tópicos.

A empresa descobriu que é preciso investir em um ambiente onde o colaborador arrisque. Quanto mais seguros os membros da equipe se sentem, maior a probabilidade de admitirem erros, fazerem parcerias e assumirem novos papéis

2 – Confiabilidade

O Google acredita que os colaboradores precisam saber que podem contar uns com os outros e confiar que, juntos, fazem um trabalho de alta qualidade a tempo. A empresa criou uma ferramenta chamada “Googler to Googler”, ou G2G (os colaboradores da companhia são chamados de Googlers), com a qual membros de equipes diferentes podem oferecer e pedir auxílio aos colegas.

Isso favorece o desenvolvimento de habilidades e a construção de uma rede de confiança, pois cria uma cultura psicologicamente segura em que todos podem ser aprendizes e professores.

Outra ação, que visa a autoconfiança, é a possibilidade de os colaboradores utilizarem 20% do seu tempo em projetos próprios. Não é obrigatório, mas se assim escolherem, são incentivados.

5 segredos do Google para uma equipe bem-sucedida - Construtora Laguna

3 – Estrutura e clareza

As metas, funções e planos de execução da equipe precisam estar extremamente claros para todos os membros da equipe. Fortalecer a segurança psicológica do colaborador, dando a ele a tranquilidade para perguntar e questionar, fará com que o projeto esteja no domínio de todos.

O Google também permite que os colaboradores acessem códigos base e outras informações internas. Expor o que está acontecendo na organização demonstra confiança, fazendo com que o funcionário tenha uma boa autoimagem e tome melhores decisões.

4 e 5 – Significado e impacto do trabalho

Os 5 segredos do Google para uma equipe bem-sucedida - Construtora Laguna

O colaborador trabalha em algo que é pessoalmente importante para ele? Ele acredita que sua função é relevante?

O Google descobriu na pesquisa que investir na confiança profissional do colaborador faz com que ele tenha uma visão holística do processo. É preciso enxergar valor no trabalho realizado, entendendo o papel que cada um tem dentro do todo e o impacto que este trabalho em conjunto pode causar.

De forma prática, o Google percebeu que equipes com mais segurança psicológica:

– Têm menor probabilidade de deixar a empresa;

– Têm mais chances de aproveitar o poder de diversas ideias de seus colegas de equipe;

Geram mais receita;

– São duas vezes mais classificadas como “efetivas” pelos executivos.

 

Leia também: O que é Design Thinking

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário