Artistas plásticos contemporâneos no Brasil

Artistas plásticos contemporâneos no Brasil - Laguna

A arte contemporânea é um estilo que carrega em si traços da atualidade social, local ou mundial. Ela nasceu na segunda metade do século XX, e perdura até os dias de hoje, propondo expressões artísticas originais a partir de técnicas inovadoras. Conheça três artistas plásticos nacionais pós-modernos que estão em evidência.

Beatriz Milhazes

Nascida no Rio de Janeiro, em 1960, Beatriz faz referências ao barroco, obras de Tarsila do Amaral e Burle Marx, padrões ornamentais e art deco. Com obras repletas de cores fortes, formas ovais e flores, em 2012, a artista teve sua tela “Meu Limão” arrematada por 2 milhões de dólares, o mais alto valor alcançado em leilão por um artista brasileiro vivo.

Beatriz Milhazes Meu Limão - Laguna Beatriz Milhazes Londres - Laguna

Beatriz Milhazes também conquistou um valor astronômico pela tela “O Mágico”, em 2008, vendida por mais de um milhão de dólares, e foi a primeira artista brasileira a ganhar uma retrospectiva no Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires.

Além da pintura, Beatriz dedica-se à gravura e à ilustração.

 

Os Gêmeos

Nascidos em 1974, a dupla de irmãos gêmeos Otávio e Gustavo Gandolfo começou pintando grafites no bairro Cambuci, em São Paulo. Os dois tornaram-se influência global, com trabalhos presentes nos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Grécia e Cuba. A dupla traz temas que vão de retratos de família a críticas sociopolíticas.

Os Gêmeos obras - Laguna Os Gêmeos obras - Laguna

Adriana Varejão

Natural do Rio de Janeiro, 1964, Adriana já participou de diversas exposições nacionais e internacionais, como a Bienal de São Paulo e MoMa, em Nova York. Seu estilo tem referências na colonização brasileira, como a pintura de azulejos portugueses.

Adriana Varejão - Laguna Adriana Varejão obras - Laguna

Em seus trabalhos mais recentes, a artista tem se inspirado na arquitetura de espaços, como botequins cariocas, banheiros públicos europeus, açougues, saunas e piscinas, abordando questões tradicionais da pintura com cor, textura e perspectiva.

Leia também: Escultura suspensa em Londres

4 comentários em “Artistas plásticos contemporâneos no Brasil

Deixar um comentário