4 tendências arquitetônicas da Galeria Laguna

Tendências arquitetônicas Construtora Laguna

Representando o aperfeiçoamento constante em suas criações, o Grupo Laguna criou um espaço inconfundível, com base nos principais pilares da construtora: inovação, sustentabilidade, conforto e arquitetura autoral.

Trata-se da Galeria Laguna, um espaço com mais de 1000 m² de área construída, assinado pelo Estúdio 41. Nela, os visitantes podem conhecer os detalhes sustentáveis e de alto padrão dos imóveis-arte Laguna, bem como ter atendimento com os consultores da construtora.

A seguir, confira quatro tendências arquitetônicas presentes no edifício certificado como o mais sustentável do mundo!

Biofilia

O movimento biofílico influencia projetos arquitetônicos no mundo todo, direcionando o foco dos profissionais para o bem-estar, a saúde humana e a proximidade com a natureza.

Em ambientes construídos, a tendência biofílica se traduz na aplicação de elementos naturais como água, vegetação, luz solar, pedras e madeira. No design biofílico, linhas retas cedem lugar a formas orgânicas e botânicas.

Sustentabilidade na Galeria Laguna

Diversos são os benefícios que o design biofílico proporciona na experiência dos ocupantes. Bem-estar, senso de refúgio e vínculo cultural são algumas das vantagens relatadas na pesquisa “O Impacto Global do Design Biofílico no Ambiente de Trabalho – publicada por uma plataforma global voltada ao bem-estar e a melhores experiências em espaços construídos – e no artigo “A Prática do Design Biofílico – escrito em conjunto pelo professor de Estudos Florestais e Ambientais Stephen R. Kellert e pela arquiteta Elizabeth Calabrese.

Na Galeria Laguna, a biofilia se faz presente nos jardins interno e externo que convidam os visitantes a contemplar a natureza. Há também a inclusão de plantas e o uso de cores, padrões e acabamentos como madeira, pedras e linhas orgânicas. Por fim, o contato com áreas verdes na Galeria favorece o relaxamento e a boa saúde mental.

Tendências arquitetônicas sustentáveis

Certidificada como o edifício mais sustentável do mundo pelo U.S. Green Building Council (USGBC), a Galeria Laguna incorpora integralmente a sustentabilidade, que é uma das principais tendências mundiais da arquitetura.

Alcançando um patamar pioneiro e de referência mundial, o projeto gera o menor impacto possível ao meio ambiente, por meio de diferenciais como a escolha criteriosa de materiais. Assim, todos os fornecedores e produtos foram selecionados com vista para o bem-estar humano e ambiental, incluindo tintas sem poluentes tóxicos voláteis e dutos de ar-condicionado vedados, para evitar o acúmulo de sujeira.

Além disso, o espaço promove a mobilidade consciente por meio do bicicletário e dos pontos de recarga para carro e bicicletas elétricas. O objetivo é incentivar o uso de transportes alternativos e menos poluentes.

O uso racional de água é outro destaque sustentável do espaço. Para isso, são utilizados metais e louças eficientes para reduzir em cerca de 30% o consumo de água. Há também uma estação de tratamento que possibilita o reúso da água da chuva, que atende a 100% da demanda da Galeria.

Por sua vez, o consumo energético da Galeria Laguna é 34% menor do que o de uma construção convencional. Isso se deve à qualidade das esquadrias e aos vidros de alto desempenho. Além disso, o espaço produz 100% de sua demanda energética graças a 68 placas fotovoltaicas localizadas na cobertura.

Na Galeria Laguna, todas as medidas verdes serão atestadas pelas maiores certificações sustentáveis e voltadas ao bem-estar humano, como o LEED Platinum, o WELL Platinum, o LEED Zero Energy, o LEED Zero Water, o LEED Zero Waste e o LEED Zero Carbon.

Design minimalista

Minimalismo da Galeria Laguna
ELEMENTOS MINIMALISTAS – GALERIA LAGUNA

O minimalismo na arquitetura defende um conceito que dispensa excessos e preza pelo essencial. Assim, funcionalidade, conforto, design e elegância se unem para sintetizar o lema “menos é mais”.

Na prática, isso se traduz em valorização de volumes, ambientes integrados, amplo uso de luz natural, cores neutras, uso orgânico das formas e materiais aparentes, como o concreto, o vidro e o aço. Nos interiores, a estética minimalista valoriza o visual sóbrio e tonalidades, materiais e texturas que ressaltam a pureza estética dos ambientes.

Ao encontro dessa tendência, a Galeria Laguna incorpora um design arrojado, minimalista e elegante, com um formato inusitado que se assemelha a uma grande caixa de luz. Para alcançar o efeito desejado, os arquitetos utilizaram o policarbonato alveolar da empresa israelense Danpal, visando elevar a durabilidade da construção e conferir ao edifício o visual translúcido.

Já nos espaços internos da Galeria, são adotadas formas simples e puras e o pé-direito duplo, que oferece mais amplitude.

Tendências lumínicas na arquitetura

Detalhes arquitetônicos da Galeria Laguna
TRANSPARÊNCIA E AMPLA LUMINOSIDADE NATURAL – GALERIA LAGUNA

Áreas como a neuroarquitetura têm mostrado que a iluminação ambiente influencia no humor e no bem-estar dos ocupantes. A correta escolha de intensidade e tonalidade e a distribuição adequada da luz favorecem assim o conforto lumínico, o desempenho dos ocupantes e a qualidade do sono.

Na Galeria Laguna, a ampla luminosidade e as extensas áreas envidraçadas garantem conforto térmico e compõem uma atmosfera amena que estimula a permanência dos profissionais e visitantes. A luz natural otimizada, os critérios de brilho e ofuscamento e a reprodução fiel da cor dos objetos tornam os ambientes mais aconchegantes, favorecem a produtividade e garantem o conforto dos usuários.

O vidro acidato se alia à iluminação natural da Galeria para aumentar o bem-estar, ao passo que a iluminação artificial assegura o conforto visual dos usuários, fazendo uma transição suave ao longo do dia. Isso é possível graças a fotossensores que, em dias mais claros e com mais luminosidade, deixam as lâmpadas apagadas; conforme a luminosidade do dia se reduz, as luzes acendem de forma gradual, sempre mantendo a iluminação ideal para os ocupantes.

Na Galeria Laguna, todos são bem-vindos! Cada espaço, desde a brinquedoteca até o banheiro família, foi pensado para acolher diferentes necessidades. Conheça os detalhes dos nossos imóveis-arte no edifício mais sustentável do mundo: Avenida do Batel, 1713, aberto de segunda a sábado e nos feriados das 9h às 20h e, aos domingos, das 10h às 17h.

Posts relacionados

  1. Terraço festa AMPIO
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário