4 fatores da arquitetura que elevam a experiência dos usuários

Experiência dos usuários no BIOOS

Na arquitetura, a criação de ambientes que valorizam a experiência dos usuários possibilita uma vivência coletiva mais abrangente e proveitosa.

Considerando que as pessoas passam a maior parte do tempo em locais fechados, tornou-se muito importante pensar os novos projetos de maneira a agregar mais significado e conexão entre as residências e os moradores. Saiba mais abaixo!

Psicologia do espaço

A psicologia ambiental estuda os reflexos dos espaços físicos no comportamento humano. Assim, admite-se que aspectos espaciais como texturas, materiais, iluminação e proporção influenciam nos sentidos e na percepção dos ocupantes.

Os diferentes ambientes podem desde aumentar o senso de segurança e de tranquilidade até elevar a disposição e a produtividade dos ocupantes. Com base nisso, a psicologia ambiental exerce um importante papel no desenvolvimento de projetos com o objetivo de contribuir para a qualidade de vida e a experiência dos usuários.

Fator essencial nesse contexto, o design de interiores tem sido, cada vez mais, visto como uma ferramenta de promoção do bem-estar físico e mental dos ocupantes nas residências contemporâneas.

A experiência dos usuários na prática

Espaços internos no AMPIO
CORES QUENTES EM ESPAÇOS DE TRABALHO – AMPIO

Nos interiores, a construção da experiência dos usuários deve levar em conta fatores como segurança, acessibilidade, iluminação, ventilação e estímulos sensoriais.

Proporção de espaço

A residência pensada na experiência dos usuários considera os aspectos físicos – tais como proporção, equilíbrio, dimensões e simetria – naquilo que eles influenciam psicologicamente os moradores, para gerar identificação e senso de pertencimento.

Assim, em cada ambiente, esses projetos consideram variáveis como incidência da luz solar, ruídos, ventilação, cores e elementos decorativos. 

Cores

O uso de cores é altamente capaz de estimular diferentes sensações e o estado de espírito dos ocupantes, além de influenciar na percepção do ambiente.

As cores quentes, por exemplo, são comumente associadas a aconchego e geram a sensação de espaços mais compactos. As tonalidades frias, em contrapartida, transmitem amplitude e remetem a uma estética sofisticada.

Outro exemplo da aplicação de cores voltada à experiência dos usuários é o uso de tonalidades presentes na natureza, seguindo o design biofílico, que oferecem bem-estar e outros benefícios emocionais.

Projeto lumínico

A luz é responsável pela percepção visual sobre objetos e espaços, sendo também um fator decisivo na experiência dos usuários. A princípio, a iluminação mais recomendada é a natural, que além de gerar economia energética, contribui para a disposição dos moradores e o controle do ritmo biológico.

Em paralelo, a iluminação artificial pode ser utilizada de diferentes maneiras, dependendo do efeito pretendido: tons quentes pontuais estimulam o aconchego, o relaxamento e o descanso, enquanto tons frios amplos favorecem a concentração e a produtividade.

Conforto

Em projetos arquitetônicos, a escolha de uma boa infraestrutura, que considere aspectos térmicos e de iluminação, entre outros, é decisiva na promoção do conforto e de uma experiência dos usuários positiva.

Como já mencionado, um projeto lumínico adequado é fundamental para a disposição e o humor dos ocupantes, bem como para evitar desconfortos visuais. Em termos de acústica, residenciais voltados à experiência dos usuários passam por minuciosa avaliação para aumentar a eficiência contra ruídos.

Para atender às normas de desempenho, esses projetos recorrem a recursos como mantas acústicas, pisos flutuantes, vidros duplos e esquadrias capazes de reduzir em mais de 90% os ruídos externos.

Experiências elevadas nos imóveis-arte da Laguna

Nos imóveis-arte da Laguna, a experiência dos usuários é considerada em cada detalhe, desde a escolha dos materiais e acabamentos que compõem ambientes sofisticados e aconchegantes até os diferenciais de alto padrão que geram conforto térmico, lumínico e acústico.

Iluminação plena no AMPIO

No inconfundível AMPIO, por exemplo, a iluminação natural será um elemento-chave na composição de ambientes repletos de harmonia e equilíbrio. Com uma arquitetura guiada pelo sol, o empreendimento incluirá brises móveis, filtros e formas que permitem que os moradores regulem a quantidade de luz desejada.

As próprias torres dos empreendimentos foram inspiradas nas belezas do céu. A SOLE, localizada ao leste, irá privilegiar os ocupantes com o nascer do sol em dias inspiradores. A torre LUNA, na posição oeste, irá prestigiar os usuários com o pôr do sol e a chegada de noites calmas de descanso.

Senso de pertencimento no VAZ Batel

Localizado em uma região central e moderna, o VAZ Batel terá uma estrutura de alto padrão para atender a diversas faixas etárias. No lado urbano mais desejado de Curitiba, o imóvel-arte irá acolher os variados públicos e necessidades com conforto e senso de pertencimento. Isso se reflete desde a volumetria dos interiores e a composição do mobiliário até o moodboard de materiais e áreas comuns, como coworking, espaço pet, spa e Rooftop.

Roof Top FAZ Batel
ROOFTOP – VAZ BATEL

Conforto e bem-estar no BIOOS

Inaugurando um novo patamar de eficiência, conforto e bem-estar, o BIOOS concentra em seu complexo de saúde, medicina e moradias senior living diversos diferenciais que elevam a experiência dos usuários com conforto e bem-estar.

Sem deixar de lado a sofisticação, os apartamentos acessíveis e preparados para garantir comodidade e segurança incorporam diferencias como piso aquecido no dormitório e no banheiro (exceto na área do box), alto desempenho energético, térmico, acústico e lumínico, esquadrias de alta performance termoacústica e manta acústica nas lajes entre unidades.

No site da Laguna, conheça mais detalhes e diferenciais dos nossos imóveis-arte que elevam a experiência e a qualidade de vida dos ocupantes a um nível inconfundível.

Fonte: ArchDaily e Archtrends

Posts relacionados

  1. Conheça construções mais sustentáveis do mundo
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário