AMPIO: economia energética e queda na emissão de gases

Terraço festa AMPIO

A Laguna, construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do Brasil, destaca-se em âmbito mundial por criações que ressignificam rotinas e revolucionam bairros e cidades.

Isso porque, além da arquitetura de vanguarda e da inovação, cada imóvel-arte Laguna incorpora diversas soluções voltadas para a conservação do meio ambiente.

Uma dessas criações é o inconfundível AMPIO, cuja eficiência energética contribui para a queda na emissão de gases. Confira mais detalhes a seguir!

Qualidade de vida no AMPIO

O AMPIO foi pensado por especialistas em criar padrões e ampliar horizontes, na forma de um inconfundível refúgio em Curitiba. Localizado na Rua Euclides da Cunha, 913, em um lugar plano, iluminado e ao alto, o imóvel-arte conta com residências suspensas e coberturas duplex de 130 m² a 429 m² privativos.

Em seu nome, o AMPIO traz os conceitos de dimensão, espaço, amplitude e grandiosidade. Seu projeto arquitetônico abrange ambientes flexíveis, espaços integrados e linhas minimalistas, sóbrias e modernas que agregam sofisticação ao imóvel-arte.

A união entre design thinkers e consultores de conforto e alto padrão possibilitou conceber um residencial inovador, aconchegante e sustentável.

A renomada consultoria adotada no AMPIO resultou em ambientes que priorizam a produtividade, o bem-estar e a satisfação dos moradores. Tudo isso alinhado a práticas sustentáveis que geram equilíbrio no contexto socioambiental e contribuem para uma vida plena.

Entre os fatores valorizados está a eficiência energética. Nesse quesito, destaca-se o uso de estratégias passivas de conforto e de materiais que otimizam a incidência de luz solar e reduzem os impactos ambientais. Um exemplo é o vidro laminado ou insulado, que melhora o conforto termoacústico e eleva a eficiência da construção.

O aproveitamento da luz natural é o principal marco do AMPIO e de sua arquitetura guiada pelo sol. A localização ampla e iluminada e os brises fixos e móveis que regulam a quantidade de luz desejada elevam o desempenho energético da construção, permitindo que ela opere de forma mais econômica e sustentável.

Redução na emissão de gases
EFICIÊNCIA LUMÍNICA – AMPIO

Eficiência nas construções

A indústria da construção civil é responsável por até 30% das emissões de gases do efeito estufa (GEE) em todo o mundo, segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA. Nesse contexto, sabe-se que a emissão de gases é um dos principais efeitos da geração de energia elétrica a partir de fontes não renováveis, o que contribui com o aquecimento global e altera as dinâmicas térmicas do planeta.

Diante disso, o setor da construção tem, cada vez mais, buscado alternativas que minimizem a dependência energética das edificações. Além de fomentar o consumo consciente, a geração local de energia renovável evita a sobrecarga energética e mitiga os impactos ambientais.

Redução das emissões de gases no AMPIO

O AMPIO contribui com as questões ambientais ao reduzir em 41% a emissão de GEE que seriam lançados na atmosfera. Algumas estratégias utilizadas para isso são: placas fotovoltaicas para atender parte do consumo das áreas comuns; esquadrias de alto desempenho térmico e acústico; vidros insulados ou laminados; esquadrias piso-teto com amplas aberturas; e painéis fixos e móveis tipo brises na fachada.

Juntos, esses diferenciais elevam o conforto térmico e lumínico do AMPIO, mantêm os interiores mais confortáveis e reduzem o uso de sistemas artificiais de iluminação e de climatização – e, consequentemente, as emissões de GEE.

As práticas sustentáveis adotadas no AMPIO serão certificadas pelo selo GBC Condomínio. Ele irá atestar que o residencial contribui para a qualidade de vida e o bem-estar dos ocupantes, junto com ganhos ambientais importantes.

Práticas sustentáveis no AMPIO
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NAS ÁREAS COMUNS – AMPIO

Algumas práticas sustentáveis do AMPIO reconhecidas pela certificação GBC são: geração de energia renovável nas áreas comuns; alto desempenho energético, térmico e lumínico; gerenciamento e separação de resíduos; monitoramento de CO2 na garagem; paisagismo com espécies nativas; reúso da água da chuva; e uso eficiente da água a partir de metais e louças de baixa vazão.

Com a certificação GBC e com o selo WELL, o AMPIO será um destaque em termos de ambientes confortáveis, produtivos e eficientes, aliando práticas que promovem o bem-estar humano e ambiental. No site da Laguna, confira mais detalhes desse imóvel-arte criado para um novo tempo!

Confira a maquete do AMPIO na Galeria Laguna e aproveite para conversar com nossos consultores! O espaço funciona de segunda a sábado e em feriados, das 9h às 20h, e aos domingos, das 10h às 17h.

Fonte: Estadão

Posts relacionados

  1. Conforto térmico no BIOOS Home
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário