Conheça as práticas sustentáveis da Galeria Laguna

Energia limpa através da Galeria Laguna

A Galeria Laguna inaugurou um novo patamar em Curitiba, ao receber o título de edifício mais sustentável do mundo. Localizado na Avenida do Batel, esse espaço inovador foi criado com o intuito de apresentar ao público detalhes dos imóveis-arte Laguna, por meio de apartamentos decorados, maquetes e recursos tecnológicos, para que clientes e visitantes confiram de perto o alto padrão dos empreendimentos. No local também é possível conversar com os consultores próprios da Laguna.

Por dentro do edifício mais sustentável do mundo

A Galeria Laguna é um espaço inédito, aberto ao público, que veio para transformar a arquitetura de Curitiba. Classificado como o edifício mais sustentável do mundo pela USGBC, o projeto abrange 1.000 m² de área construída e é assinado pelo Estúdio 41.

Em seus diversos ambientes, a Galeria Laguna é marcada por design arrojado, luminosidade, biofilia e tecnologia, que representam importantes pilares da construtora. O espaço demonstra, acima de tudo, como a sustentabilidade está presente nos imóveis-arte Laguna, atingindo um patamar até então inexplorado na indústria da construção.

No caminho para se tornar uma referência sustentável no Brasil e no mundo, a Galeria conta com as mais renomadas certificações de construção verde: WELL Platinum, LEED Zero Energy, LEED Zero Water, LEED Zero Waste, LEED Zero Carbon e LEED Platinum.

Nesta última, a Galeria Laguna atingiu a pontuação inédita de 103 pontos, conquistando assim o título de edifício mais sustentável do mundo e superando construções renomadas, como o One World Trade Center e a sede da Apple em Cupertino, ambos nos Estados Unidos.

A seguir, confira algumas práticas sustentáveis da Galeria Laguna!

Gestão da água

No segmento das construções verdes, têm se consolidado os edifícios com dinâmica neutra de água, conhecidos como Zero Water Buildings. Esses projetos reduzem a descarga de águas residuais, preservam os recursos hídricos, privilegiam fontes alternativas de água e minimizam o consumo total desse recurso para evitar o desperdício.

Entre as certificações, o selo LEED Zero Water é uma das ferramentas utilizadas para atestar edifícios que conquistam o equilíbrio no uso de água potável durante o ano, como a Galeria Laguna.

Para isso, uma estação de tratamento permite à Galeria tratar a água da chuva coletada, de modo a atender 100% da demanda do edifício e garantir independência em relação aos recursos hídricos da rede municipal.

Aliada a isso, a instalação de metais e louças eficientes ajuda a reduzir em cerca de 30% o consumo de água da Galeria Laguna, o que equivale a 170 mil garrafas de 500 ml poupadas por ano.

Qualidade do ar e controle de emissões

As pessoas passam cerca de 90% do tempo em ambientes fechados. Com isso, é importante adotar medidas de manutenção da qualidade do ar interno, para evitar o acúmulo de partículas contaminantes e gases poluentes, comumente presentes em materiais de construção e acabamentos.

Isso pode ser feito através de estratégias ligadas à qualidade ambiental, do uso de materiais atóxicos ou naturais e de outros recursos que preservam a saúde. Estudos publicados pela associação REHVA Scientific, por exemplo, comprovam que estratégias de ventilação que reduzem a concentração de poluentes favorecem a produtividade e o desempenho dos ocupantes.

Para zelar pelo bem-estar humano e ambiental, a Galeria Laguna conta com: renovação de ar automática que combate as altas concentrações de CO2; filtros que mantêm a qualidade do ar interno; e sistema de monitoramento da qualidade do ar e do conforto térmico em tempo real.

Além disso, a Galeria passou por simulações computacionais para assegurar a troca de ar no edifício e, assim, garantir um ambiente saudável para todos os ocupantes.

É por esses cuidados que a Galeria Laguna foi certificada com o LEED Zero Carbon, renomado selo que atesta projetos com emissões líquidas de carbono iguais a zero, ou seja, no período de um ano, as emissões de carbono são evitadas ou compensadas.

Incentivo a transportes alternativos

O espaço mais sustentável do mundo é a Galeria Laguna
VAGAS PARA BICICLETAS COMUNS E ELÉTRICAS – GALERIA LAGUNA

Em cada criação da Laguna, o incentivo à mobilidade consciente se apresenta como uma forma de conciliar hábitos saudáveis e práticas sustentáveis.

A construtora acompanha, por exemplo, a tendência do crescente mercado de veículos elétricos: o setor de e-bikes irá valer US$ 40,98 bilhões até 2030, segundo pesquisa da Precedence Research.

Veículos como esses promovem a mobilidade sustentável, reduzem congestionamentos, atingem boa velocidade com pouco esforço e substituem os transportes convencionais – que estão entre os principais causadores da poluição atmosférica.

Segundo uma estimativa divulgada pela empresa americana Bike Advisor, se 8% da população americana substituísse carros por e-bikes em viagens de curta distância, seriam evitadas 44 mil toneladas de CO² por dia.

Na Galeria Laguna, o incentivo aos meios de transporte alternativos se faz presente em diferenciais como: bicicletários para visitantes e funcionários e pontos de recarga para carros e bicicletas elétricas.

Autossuficiência energética

Outra das atuais tendências da construção verde é a autossuficiência energética, que se refere a edificações que produzem, consomem e gerenciam energia de modo autônomo, reduzindo ou eliminando os impactos ambientais.

Nesse contexto, o conceito Net Zero Energy Building remete a uma construção que produz a quantidade de energia consumida, sem desperdícios. Nesses projetos, é comum a presença de sistemas de energia solar ou eólica para suprir a demanda.

Para fomentar essa tendência na indústria da construção civil, o LEED criou a certificação Zero Energy. Ela atesta edifícios como a Galeria Laguna, que consegue zerar seu consumo graças à geração de energia limpa e à eficiência energética, que reduz a demanda em 35%, na comparação com outros empreendimentos.

Conheça as principais práticas sustentáveis da Galeria Laguna
GERAÇÃO DE ENERGIA LIMPA – GALERIA LAGUNA

A eficiência energética da Galeria Laguna é bem-sucedida também graças aos cuidados com a escolha de materiais de alto padrão, como esquadrias e vidros de alto desempenho.

Em relação à geração de energia, as 86 placas fotovoltaicas instaladas na cobertura da Galeria têm capacidade para alimentar 54 computadores, 24 horas por dia, e tornam o edifício independente das redes públicas de abastecimento.

O edifício mais sustentável do mundo está esperando você na Avenida do Batel, 1713! Na Galeria é possível saber mais sobre os imóveis-arte Laguna diretamente com os consultores, conhecer detalhes dos projetos e conferir o espaço de imersão, as telas interativas, os decorados e as maquetes.

A Galeria Laguna recebe clientes de segunda a sábado e em feriados, das 9h às 20h, e aos domingos, das 10h às 17h. Venha conhecer!

Fonte: USGBC, GBC Brasil, Energy Efficiency & Renewable Energy e Projectific

Posts relacionados

  1. energia renovável nos empreendimentos Laguna
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário