Conheça 5 espaços com proposta sustentável em Curitiba

espaços com proposta sustentável em Curitiba

Em 2015, a capital paranaense foi eleita a cidade mais sustentável da América Latina pelo relatório The Green City Index. Atualmente, diversos espaços com proposta sustentável em Curitiba fazem jus a esse título. Confira alguns deles!

Terraço Verde na Rua Itupava

Fruto do empreendedorismo curitibano, o Terraço Verde destaca-se como um espaço de biodiversidade para promover a experimentação, a implementação e a propagação de soluções voltadas à sustentabilidade urbana.

Telhados verdes contribuem para a prevenção de enchentes urbanas e para a promoção de conforto térmico em edifícios. Integrando esse conceito, o Terraço Verde conta com produtos e serviços, como consultorias especializadas, voltados a residências e estabelecimentos comerciais.

O espaço também fomenta a economia verde e oferece recursos como o uso de painéis solares para a recarga de celulares.

Jardim

Uma das soluções que o Terraço Verde compreende é um jardim agroecológico de 50 m² com cerca de 100 espécies de plantas, em sua maioria melíferas (que produzem néctar), e uma caixa de abelhas. Além disso, ao absorver a água da chuva, o jardim retarda a descida dela para a rede subterrânea.

Sistema de captação de chuva

O sistema de captação da água da chuva é outra importante solução presente no espaço. Ligado a uma caixa-d’água utilizada para a irrigação de uma horta suspensa, ele beneficia as plantas e favorece a economia de água. Também conta com sensores vinculados a um aplicativo que permite calcular e controlar a quantidade de regas de forma remota.

Produtos

Quem visita o Terraço Verde depara-se com diversas tecnologias para soluções urbanas, como biodigestor, caixa agroflorestal, sistemas de compostagem, automação de irrigação remota e controle de temperatura de regas, painel solar e bioconstruções, entre outras.

Compostagem

O sistema de compostagem do Terraço Verde processa aproximadamente 500 kg de lixo orgânico por mês no próprio local, provenientes dos estabelecimentos situados no térreo do edifício.

Leia mais sobre o projeto curitibano que muda a realidade do lixo orgânico

Terraço Escola

Nesse espaço voltado à formação permanente, são oferecidas aulas de educação sustentável, como: curso de agrofloresta para crianças, curso teórico e prático de construção de telhados verdes, oficina de horta vertical e marcenaria sustentável e curso de agricultura regenerativa adaptada a espaços urbanos, entre outras.

Empreendedorismo, inovação e sustentabilidade no CRIA

Em 3.000 m² de área construída, o Campus Rebouças de Inovação e Aceleração (CRIA) transformou um antigo galpão da indústria química em uma construção sustentável que se tornou o primeiro hub de empreendedorismo de Curitiba.

Com o intuito de agregar mais tecnologia, inovação e desenvolvimento à estrutura urbana da capital, o espaço reúne startups e empresas com soluções voltadas a cidades inteligentes, energias renováveis e construções sustentáveis, cada dia mais tornando-se referência em sustentabilidade.

O CRIA compreende 150 estações de trabalho, espaço gastronômico aberto ao público, área de Fab Lab, espaço comum para eventos e conveniências e amplo estacionamento. Além disso, abrange soluções como:

Energia solar

Através de células solares, o CRIA gera energia e, por meio de sensores inteligentes, identifica a presença de iluminação natural, regulando o consumo energético da construção conforme a necessidade dos ocupantes e evitando o desperdício de energia.

Captação e consumo de água

Por meio de estações de captação e tratamento do esgoto e da água da chuva, o CRIA adere ao consumo consciente reutilizando esses recursos para as torneiras e vasos sanitários dos lavatórios, bem como para irrigar a horta orgânica do setor gastronômico.

Economia, sustentabilidade e tecnologias

Entre as organizações e startups que integram esse inovador hub de empreendedorismo, estão empresas que atuam em prol do desenvolvimento urbano e da qualidade de vida dos cidadãos por meio de: energias renováveis, empreendedorismo de impacto, sustentabilidade, infraestrutura inteligente, construções sustentáveis e economia criativa.

Ecogastronomia

O Quintana é um restaurante que tem como conceito a ecogastronomia e se destaca em Curitiba pela prática e incentivo da sustentabilidade, bem como pelo respeito, em cada processo, da natureza e seus ritmos.

Em um aconchegante local na Avenida do Batel, esse espaço gastronômico oferece um cardápio especial, livros e exposições artísticas, além de contar com diversas iniciativas sustentáveis que combatem o desperdício, preservam o meio ambiente e valorizam a cultura e a produção local.

Ecodeck

Quem degusta as refeições fresquinhas e caprichosas no ecodeck do Quintana é contemplado com uma refrescante queda-d’agua possibilitada pelo reúso da água da chuva. A solução eleva o conforto térmico do ambiente e o torna mais agradável – especialmente no verão.

Horta

Além do cardápio que se destaca pelos ingredientes naturais, frescos e orgânicos, o Quintana conta com uma horta de onde provêm ervas para chás, sucos e demais itens servidos no restaurante.

Reciclagem

Para combater o desperdício e os impactos ambientais decorrentes da atividade comercial, o estabelecimento promove e pratica a reciclagem. Com o mesmo intuito, participa de ações voltadas à redução do descarte inadequado de alimentos.

Compostagem

Todos os resíduos gerados no Quintana são reutilizados em uma compostagem realizada inteiramente no estabelecimento. O adubo orgânico proveniente do que seria descartado é destinado à horta ou a clientes interessados.

Parque dos Aromas

Original da Catalunha, na Espanha, a rede Parque dos Aromas teve início com o cultivo de plantas aromáticas. Atualmente, ela tem a missão de revitalizar áreas rurais deterioradas pelo intenso uso do solo.

Na região metropolitana de Curitiba, o programa promove inúmeras atividades ligadas à sustentabilidade e ao bem-estar, abrangendo aromaterapia, ações educativas, chás, cultivo de plantas, ecoartesanato e turismo de experiência em parques, entre outras. Algumas delas se dividem em:

Oficinas práticas

Com grupos de até 20 integrantes, as oficinas práticas promovem o bem-estar por meio do conhecimento, da produção e do uso de plantas. Por exemplo, com aromaterapia, chás e infusões, conhecimentos básicos em produção de orgânicos e perfumaria natural.

Visitas guiadas

Nesse tipo serviço, grupos de no mínimo dez pessoas são conduzidos pelo Parque dos Aromas e suas atrações, em visitas livres que se encerram com um delicioso chá.

Oficinas escolares

As diferentes unidades do Parque dos Aromas ministram oficinas de educação socioambiental com temas que vão do cultivo de plantas úteis ao poder dos aromas. O espaço realiza eventos voltados a escolas, com foco na promoção de conceitos socioambientais, do cultivo de orgânicos, da produção sustentável e de hábitos para uma melhor qualidade de vida.

LLUM Batel

Outro local em Curitiba que incorpora conceitos e práticas voltados ao desenvolvimento socioambiental é o inconfundível LLUM Batel, primeira construção brasileira a conquistar o título de edifício mais sustentável do mundo, eleito pelo consagrado prêmio LEED Homes Awards.

Situado em uma das regiões mais nobres da cidade, o empreendimento integra soluções como: amplo uso da luz natural, módulos fotovoltaicos, luminárias LED, consumo energético 15% menor que o padrão considerado pelo selo LEED e consumo de água 20% menor.

Assim, o imóvel-arte LLUM Batel tornou-se destaque internacional por sua excelência em construção verde e por atender a critérios como impacto, design, bem-estar, sustentabilidade e saúde.

Outros espaços que promovem iniciativas sustentáveis em Curitiba são a Praça BIOOS, localizada na Av. João Gualberto, 1276, e o Refúgio AMPIO, na Rua Euclides da Cunha, 913. Ambos estão abertos diariamente para o público das 9h às 19h30, e contam com pontos de coleta de óleo de cozinha usado, a fim de fomentar o descarte adequado desse resíduo e incentivar boas práticas de preservação do meio ambiente.

Fonte: Gazeta do Povo, SustentArqui e NRGHub

Posts relacionados

  1. experiências gastronômicas em Curitiba
  2. desenvolvimento socioambiental com ecoeficiência
  3. qualidade profissional Baggio e Schiavon
  4. mercado imobiliário para investidores em 2022
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário