Tecnologias que revolucionam a experiência dos ocupantes de imóveis

experiência dos ocupantes na arquitetura

Os avanços da inovação na arquitetura cada vez mais tornam a tecnologia um elemento indissociável da rotina em um imóvel. Ela amplia a vivência, a relação e a conectividade das pessoas com suas residências, elevando a experiência dos ocupantes. Confira abaixo algumas tecnologias!

Inteligência Artificial (IA) na arquitetura

Com seus sistemas computacionais que realizam tarefas utilizando mecanismos da inteligência humana, como o raciocínio e o aprendizado com experiências prévias, a Inteligência Artificial (IA) vem otimizando a experiência dos ocupantes na arquitetura.

Por meio de algoritmos, a IA identifica, recomenda e destaca notícias, artigos, músicas e demais conteúdos para os usuários, otimiza a programação de eletrodomésticos conforme a preferência dos moradores, configura de maneira inteligente sistemas de economia energética para elevar a eficiência da casa, além de ser utilizada para possibilitar, por exemplo, veículos autônomos.

Uma modalidade dessa tecnologia que eleva a experiência dos ocupantes é a Inteligência Artificial intuitiva, que utiliza a tecnologia inteligente para oferecer comodidade, praticidade e um estilo de vida autônomo e personalizado. Ela tem sido incorporada a diversas soluções tecnológicas voltadas a projetos residenciais.

Um exemplo é o VibroSense, desenvolvido por pesquisadores da Faculdade de Computação e Ciência da Informação da Universidade Cornell, a Cornell Bowers CIS. O dispositivo identifica vibrações pela casa e 18 tipos de atividades domésticas. Dessa forma, os computadores podem compreender melhor as necessidades e os comportamentos humanos.

Outra solução que aprende com padrões comportamentais é a linha de produtos IA de lavanderia da Samsung. Através da IA, eles identificam os padrões dos usuários para sugerir ciclos de lavagem e secagem personalizados, detectam o peso e o nível de sujeira das roupas para determinar a quantidade ideal de sabão e água e possibilitam realizar o controle das configurações de lavanderia via smartphone.

Domótica e automação

Outra tecnologia que vem revolucionando a experiência dos ocupantes é a Domótica. Por meio da integração de recursos e equipamentos tecnológicos, ela centraliza em um só lugar o controle de sistemas e eletrodomésticos da residência.

Isso possibilita, entre outras funções, controlar persianas, iluminação, sistemas de som, de segurança e de climatização e acionar e desligar eletrodomésticos, seja por um computador, remotamente via tablet e smartphone ou por comandos de voz – quando há integração com assistentes virtuais como o Google Assistente ou a Alexa.

O uso de sistemas domóticos em residências possibilita automatizar funções do dia a dia, como programar o ligamento da cafeteira ou do ar-condicionado, além de poder ser combinado com outras tecnologias, por exemplo, para gerenciar o reúso da água da chuva e otimizar a economia energética e de sensores que monitoram vazamentos.

Realidade Aumentada (RA)

Experiência dos ocupantes nos empreendimentos
APLICATIVO DE REALIDADE AUMENTADA UTILIZADO PELA CONSTRUTORA LAGUNA

A Realidade Aumentada, por sua vez, também vem revolucionando funções e processos na arquitetura e no mercado residencial, abrangendo desde a jornada de compra do imóvel até os canteiros de obras dos empreendimentos.

Em tours virtuais, por exemplo, essa tecnologia imerge o cliente em uma experiência digital altamente realista que pode incluir óculos VR e dispositivos wearables. Estes últimos tornam a vivência ainda mais real, por meio do tato, e possibilitam que os usuários interajam com os projetos arquitetônicos através de objetos virtuais.

Nos canteiros de obras, a Realidade Aumentada possibilita integrar o projeto virtual para reduzir possíveis falhas, aumentar a precisão e eficiência da construção e economizar tempo e recursos. Para fornecer uma visão mais exata das instalações, das camadas e da complexidade da obra, a RA abrange recursos como hologramas de maquetes e plantas 3D, que proporcionam maior compreensão sobre o projeto e facilitam a sua execução.

No fim do último ano, a Construtora Laguna incorporou tecnologias de Realidade Aumentada por meio de dois recursos. Um deles é o laser LiDAR, que escaneia os ambientes possibilitando o acompanhamento preciso das obras, cria o chamado “As Built” – a planta da edificação posterior às obras – e permite traçar levantamentos tridimensionais e de manufacturing.

Além disso, em parceria com a construtech Inbuilt, a Laguna foi uma das primeiras empresas a utilizar a tecnologia de um aplicativo de Realidade Aumentada que possibilita escanear as estruturas de suas obras, exibindo a localização de instalações elétricas e hidrossanitárias, por exemplo, e favorecendo a execução de eventuais reformas ou a mudança de projetos sem transtornos e de acordo com a preferência do cliente.

O aplicativo de Realidade Aumentada da Laguna e o laser scanner LiDAR irão possibilitar que os clientes, a partir da entrega do ALMÁA Cabral, tenham uma perspectiva real de tudo o que foi executado na obra e acessem informações de ambientes de seus apartamentos. Todos os imóveis-arte da construtora entregues a partir de 2022 irão contar com essa tecnologia.

Arquitetura autossuficiente

Aplicações sustentáveis em projetos residenciais utilizadas em combinação com a tecnologia também vêm revolucionando a experiência dos ocupantes em suas casas. Um exemplo é o edifício Skylines Tower, projetado pelo arquiteto italiano Piero Lissoni em Nova York. Trata-se de um arranha-céu autossuficiente em diferentes aspectos, com recursos próprios gerados por energia geotérmica, painéis fotovoltaicos e sistema de reaproveitamento da água da chuva, além de contar com espaços culturais, esportivos, escolares e até um hospital.

As Ecocapsules são outra criação que exemplifica a arquitetura autossuficiente: residências autossuficientes em forma de cápsula que podem ser transportadas a qualquer lugar do mundo. Coberta por placas fotovoltaicas, essa solução produz sua própria demanda de energia, filtra sua própria água e possui uma pequena turbina eólica que gera 750W de energia limpa, em paralelo à produção de 880W de energia solar.

A energia produzida pelas Ecocapsules é armazenada em uma bateria e, caso haja demanda adicional, as residências podem ser conectadas a uma tomada externa. Construídas com aço e fibra de vidro, essas casas autossuficientes podem acomodar até duas pessoas, oferecendo o mesmo nível de conforto que casas convencionais.

Tecnologia nos imóveis-arte da Laguna

Em cada detalhe da infraestrutura de seus imóveis-arte, a Construtora Laguna tem soluções tecnológicas que otimizam o conforto, a segurança e a comodidade na rotina e na vida dos moradores.

Na torre BIOOS Health do inconfundível BIOOS, complexo que une saúde, bem-estar, medicina e apartamentos 60+, algumas tecnologias presentes serão: fechaduras eletrônicas; catraca de acesso com reconhecimento facial; e Building Management System (BMS) Condominial. Já no BIOOS Home, o interfone com sistema de vídeo e as persianas motorizadas com previsão de automação nas suítes master irão garantir a comodidade e a segurança dos moradores.

No VAZ Batel, algumas das tecnologias inovadoras que farão parte da rotina dinâmica, moderna e cosmopolita proposta pelo residencial são: portaria remota 24h; eclusas social e de serviço com reconhecimento facial; iluminação e ar-condicionado automatizados no espaço Wellness e no Clubhouse; e infraestrutura para desembaçador de espelho no banheiro das suítes.

Entre os diferenciais tecnológicos integrados pela Laguna aos seus projetos, destacam-se os painéis fotovoltaicos, os sistemas de reaproveitamento da água da chuva e as tomadas para carros elétricos. Iniciativas e tecnologias como essas levaram o LLUM Batel a ser eleito o edifício mais sustentável do mundo pelo consagrado prêmio LEED Homes Awards.

O imóvel-arte é referência em construção sustentável, tendo entre seus diferenciais, por exemplo, 15% a menos de consumo de energia e 20% a menos de consumo de água em relação ao padrão estabelecido pelo selo LEED.

Com tecnologias como essas, a Laguna proporciona comodidade, inovação, conforto e praticidade na experiência dos ocupantes de seus imóveis-arte desde a fase das obras até a entrega dos apartamentos.

Fonte: Vogue e ArchDaily

Related Posts

  1. O que são as marketplaces de saúde
  2. Hall social do VAZ Batel
  3. Dia a dia no Batel
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário