Expectativas para o mercado imobiliário curitibano em 2022

expectativas para o mercado imobiliário curitibano

Uma pesquisa conduzida pela Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR), em parceria com a Brain Inteligência Estratégica, mostrou quais são as projeções para o mercado imobiliário curitibano em 2022. Confira a seguir 5 delas!

Lançamentos e preços ajustados

Uma das expectativas para o mercado imobiliário curitibano apontadas pelo estudo se refere ao aquecimento do setor, que deve se manter como no ano passado, tendo em vista o número de alvarás concedidos.

Nos primeiros nove meses de 2021, o volume de alvarás liberados registrou aumento de 150% em relação ao mesmo período de 2020. Esse contexto vem favorecendo um cenário de confiança entre incorporadoras e construtoras.

Outra projeção do estudo diz respeito ao ajuste de valores de novas unidades, que deverá ser influenciado pelo aumento de custos de produção. Assim, a tendência é que o foco das empresas do ramo se volte ao público com maior poder aquisitivo, impulsionando lançamentos nos segmentos luxo e superluxo.

Imóveis de alto padrão no mercado imobiliário curitibano

aquecimento do mercado imobiliário curitibano
AMPIO

Tratando-se de imóveis de alto padrão, a pesquisa aponta que continuarão se destacando em um cenário no qual Curitiba vem se sobressaindo cada vez mais: a criação de empreendimentos inovadores de luxo e superluxo com ótima qualidade arquitetônica.

Esse segmento – que em 2021 se notabilizou pela quantidade de vendas –, caminha em sintonia com um movimento de busca por novos espaços e imóveis de melhor qualidade. A Construtora Laguna é uma das incorporadoras de destaque no mercado curitibano, por seus imóveis-arte com inúmeros diferenciais de alto padrão.

recém-lançado AMPIO, por exemplo, tem como ponto forte a concepção de dimensão, espaço, grandiosidade e liberdade que a amplitude de um imóvel é capaz de proporcionar aos moradores. Com unidades que variam de 130 m² a 429 m², o residencial se destaca pela extensão e pelo equilíbrio entre silêncio e movimento que permeia a região do empreendimento.

O inconfundível BIOOS, por sua vez, complexo que une medicina, bem-estar, saúde e unidades senior living, agrega diferenciais tecnológicos como Building Management System (BMS) condominial, catraca de acesso com reconhecimento facial e fechaduras eletrônicas na torre Health, bem como interfone com sistema de vídeo na torre Home. Nesta, também haverá a integração de diferenciais como serviço de atendimento básico de saúde, áreas comuns voltadas ao público 60+ e serviços pay per use de lazer, cuidado, bem-estar e conveniência.

Em termos de sustentabilidade, o inconfundível VAZ Batel compreende soluções e tecnologias como infraestrutura para carregamento de carros elétricos em todas as vagas residenciais, reúso da água da chuva para limpeza e irrigação do jardim e geração de energia renovável para atendimento de 50% do consumo energético das áreas comuns.

Batel e Bigorrilho em alta

Entre as regiões de maior foco das construtoras e incorporadoras curitibanas, os bairros Batel e Bigorrilho se sobressaíram no estudo como as áreas mais cobiçadas da capital paranaense. Um dos motivos é a recente mudança na legislação de uso e ocupação de solo da cidade, que promove o desenvolvimento de novos eixos de projetos imobiliários nessas regiões.

Para esses bairros, uma tendência apontada pela pesquisa são apartamentos de alto padrão que possuam, em média, de seis a oito pavimentos – como o AMPIO da Laguna. Localizado na Rua Euclides da Cunha, esquina com a José Domakoski, esse imóvel-arte será marcado por interiores repletos de conforto e amplitude, em harmonia com a inspiradora atmosfera tranquila, residencial e de refúgio do bairro.

Já na cobiçada região do Batel, na Av. Vicente Machado, 1056, o VAZ Batel será um verdadeiro convite para desfrutar o melhor do lado urbano e cosmopolita da cidade, em um residencial criado para quem sonha viver em uma área central repleta de lazer, serviços e comodidades que tornam a rotina mais prática e prazerosa.

Leia mais sobre a cobiçada região do VAZ Batel

Nichos de público do mercado curitibano

mercado imobiliário curitibano
MALL DO BIOOS – ALTO DA GLÓRIA

No que se refere aos nichos de público do mercado imobiliário curitibano, a consultoria Brain Inteligência Estratégica apontou que, em 2022, as empresas do ramo irão explorar novos mercados, focando em segmentos específicos e em novos tipos de produtos imobiliários.

Acompanhando o comportamento do atual consumidor, algumas das tipologias citadas pela pesquisa foram: produtos residenciais exclusivos para locação, residenciais voltados a estudantes ou ao público sênior e imóveis comerciais destinados ao segmento médico.

Com o inovador complexo do BIOOS, a Construtora Laguna uniu duas das projeções acima. A torre Home, voltada ao público sênior, tem estruturas de alto padrão e tecnologias residenciais para atender às demandas do público 60+ em termos de lazer, conforto, segurança, autonomia e vivência em comunidade.

A torre Health, por sua vez, voltada ao universo da saúde, irá compreender uma inconfundível estrutura para quem busca trabalhar e empreender na região do Alto da Glória. O local será composto por consultórios médicos e escritórios, com espaço para receber um Hospital-Dia, um Centro de Diagnóstico por Imagem e um Mall que interliga ambas as torres, repleto de lojas, conveniência e espaços para o convívio.

Com seus inconfundíveis imóveis-arte e suas propostas inovadoras, a Construtora Laguna permanece alinhada às tendências do mercado imobiliário curitibano e contemporâneo, sempre em sintonia com as demandas do público de alto padrão. Acesse o site e conheça melhor os empreendimentos Laguna e seus diferenciais.

Fonte: Ademi-PR, Topview e Bem Paraná

Posts relacionados

  1. geroarquitetura em ascensão
  2. O conceito de Qualidade Ambiental Interna
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário