Tendências para interiores nos próximos anos

tendências para interiores para os próximos anos

As mudanças dos últimos dois anos sobre o estilo de vida das pessoas continua influenciando o universo da arquitetura e do design. Recentemente, a empresa Worth Global Style Network (WGSN) divulgou algumas tendências para interiores esperadas para os próximos anos. Confira mais detalhes!

Tendências para interiores que chegam para ficar

Nos últimos anos, os projetos residenciais e comerciais e os espaços de convivência refletiram as mudanças de comportamento em todo o mundo. Práticas que aparentavam ser passageiras se consolidaram de acordo com os novos hábitos de consumo, as demandas e os interesses das pessoas.

Dessa forma, a flexibilidade, a praticidade e a promoção de bem-estar se tornaram prioridades entre designers e projetistas e entre as tendências para interiores. A previsão é de que, a cada ano, os ambientes se ajustem melhor às necessidades dos usuários tanto em funcionalidade quanto nos quesitos emocionais.

Algumas grandes referências do setor que reforçam isso é a WGSN, empresa de previsão de tendências do grupo global Ascential, e a Guararapes, uma das principais referências em marcas de MDF da América Latina.

Na Semana de Design de São Paulo 2022, elas apresentaram tendências para interiores nos próximos cinco anos, como a casa emocional, o uso de texturas e outras, citadas a seguir. As tendências tiveram como base o conceito futuro do morar e comportamentos que têm orientado o design, a arquitetura, a decoração e a construção civil.

Convivência entre gerações

As mudanças na expectativa e no estilo de vida dos seniores, consolidando o mercado prateado, têm ressignificado os olhares de diferentes setores para essa geração.

No Brasil, a expectativa de vida de 76,7 anos impulsiona a criação de produtos e serviços voltados ao público 60+, com foco no conforto, no lazer e na funcionalidade dos espaços projetados para os seniores.

Em paralelo, o maior tempo de permanência em casa no período de isolamento estimulou novas formas de pensar a moradia. Agora, o lar recebe um olhar novo e abrangente que acolhe experiências de diversos perfis e faixas etárias.

Um projeto que ilustra isso é o complexo do BIOOS: empreendimento pioneiro na união entre senior living, bem-estar, saúde e medicina. O complexo é composto por duas torres: BIOOS Health, dedicada ao universo da saúde, e BIOOS Home, que se inspira em necessidades reais ligadas aos novos padrões de envelhecimento da população.

A torre residencial do complexo BIOOS abrange moradias 60+ de 42m² a 83m², que acompanham os processos naturais da vida enquanto valorizam o conforto, a segurança e a autonomia. Alguns diferenciais do BIOOS Home serão os serviços pay per use de lazer, cuidado, bem-estar, limpeza, reparo e organização das residências, bem como atendimento básico de saúde.

Além disso, os seniores serão contemplados com áreas comuns que estimulam a autonomia, as atividades físicas e os momentos de lazer para uma vida plena em comunidade, fatores altamente benéficos para a longevidade. No BIOOS Home, cada detalhe contou com a assessoria especializada em senior living de Flavia Ranieri e Norton Mello.

Experiências voltadas ao bem-estar

Um espaço dentro do outro

Um destaque entre as tendências para interiores nos próximos anos são as plantas abertas e adaptáveis. Recentemente, novas formas de compreender a casa estimularam o foco em unidades modulares, divisórias movíveis e layouts flexíveis.

Esses tipos de planta otimizam o espaço das unidades, expandem as possibilidades de uso do ambiente, possibilitam a personalização do lar e a integração de espaços e conferem maior liberdade de uso aos moradores, de acordo com suas preferências e necessidades.

Nos imóveis-arte Laguna, essa tendência está presente de diversas formas. No ALMÁA Cabral, por exemplo, a integração do living com a sacada expande o espaço, mantém os interiores arejados e cria um ambiente de socialização aconchegante para os ocupantes, junto a uma vista inconfundível da região.

Experiências voltadas ao bem-estar

BEM-ESTAR E RELAXAMENTO NO SPA – VAZ BATEL

O bem-estar é uma das tendências para interiores citadas pela WGSN e se consolidou como um fator determinante na busca por imóveis. Assim, a previsão é de que a promoção de experiências e ambientes ligados ao conforto e à qualidade de vida predomine entre os lançamentos residenciais.

Um dado que embasa o crescimento dessa tendência foi divulgado pelo instituto Global Wellness, que mostrou que, desde 2020, a indústria do bem-estar cresceu 12,8% em todo o mundo. Na construção, esse movimento se reflete em acabamentos naturais, espaços restauradores de pausa e relaxamento, áreas externas, recursos biofílicos e o próprio contato com a natureza.

Em projetos como o VAZ Batel, a promoção de experiências de bem-estar se faz presente em espaços como o spa. Essa área comum convida o morador a se desligar da rotina em um ambiente com piscina aquecida e jatos de hidromassagem, cortina d’água e futons que parecem flutuar sobre a água.

Nesse inconfundível espaço de atmosfera imersiva e tranquilizante, as esquadrias 180° valorizam a entrada de luz solar, gerando maior senso de conexão com a natureza, dentro do conceito de design biofílico.

Situado na alameda mais charmosa de Curitiba, o PINAH se destaca como o primeiro residencial com a certificação WELL do Brasil e como um projeto que incorpora a tendência de espaços restauradores entre suas áreas comuns.

Desse modo, ambientes como a sauna, a sala de massagem e o deck Corpo e Mente estimulam o relaxamento e o alívio de estresse e beneficiam a saúde mental em meio à rotina.

Single living

Tendências de interiores
BEM-ESTAR E RELAXAMENTO NO SPA – VAZ BATEL

À medida que o mercado imobiliário se adapta a diferentes perfis e faixas etárias, surgem nichos como o single living: um segmento em ascensão voltado a usuários que moram sozinhos e prezam por conforto, autossuficiência e privacidade.

Alinhado ao estilo de vida contemporâneo, esse movimento tende a aumentar 23,4% em todo o mundo até 2030, segundo estimativa da Euromonitor Internacional. A tendência single living abrange diversas faixas etárias, desde jovens até pessoas 60+, que procuram uma rotina prática, versátil e independente.

Os projetos residenciais que incorporam esse movimento são marcados por ambiente flexíveis e funcionais, localização central, fácil mobilidade, comodidades, serviços e áreas de uso comum como offices, espaço pet, área gourmet e lavanderia.

Um exemplo é o VAZ Batel, na região mais nobre de Curitiba, projeto que comporta a tendência single living com conforto, comodidade e um design único. O residencial tem diversos diferenciais que sintonizam com esse movimento, como localização central, espaço de coworking, bicicletário completo, espaço pet, lavanderia e central de entrega com lockers automatizados.

No site da Laguna, confira os detalhes e diferenciais que ilustram como as criações da construtora estão alinhadas às tendências e necessidades do mercado contemporâneo.

Fonte: WGSN e Gazeta do Povo

Posts relacionados

  1. Aumento no uso de carros elétricos
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário