Seniores em ambientes acadêmicos: as universidades 60+

universidades 60+ para o público senior

Com a estimativa de que 25% dos brasileiros terão mais de 60 anos até 2060, mercados e instituições já se adaptam a essa realidade, buscando formas de incluir essa importante parcela da população em seus espaços. É o caso das universidades 60+, que proporcionam aprendizado, convívio social, estímulos e reinserção do sênior na sociedade. Confira mais detalhes abaixo!

A nova era dos seniores

É de conhecimento geral que alterações funcionais, psicológicas e bioquímicas são comuns a partir de uma certa idade. Mesmo que inevitáveis, esses processos podem ser atenuados com estímulos e atividades que preservam as faculdades físicas e mentais dos seniores e ainda resultam em um estilo de vida mais ativo e proveitoso.

Para isso é preciso incluir na rotina, entre outras coisas, atividades que estimulam a memória, o sistema cognitivo, a atenção e o raciocínio, de modo a contribuir para a saúde mental e a qualidade de vida como um todo.

Uma pesquisa realizada com idosos residentes em instituições constatou que programas e estímulos ajudam a manter ativas as funções motoras e cognitivas, desacelerando as taxas de declínio desses aspectos. Assim, a plasticidade do cérebro do idoso foi tida como uma potencial solução de aprendizagem permanente e de manutenção das faculdades mentais.

O estudo também demonstrou que a inserção de seniores em ambientes de estímulos cognitivos, sensoriais e motores é fundamental para aperfeiçoar esses processos, comprovando que espaços de aprendizagem podem ser altamente benéficos ao público 60+.

Além dos reflexos na saúde, o contato de idosos com esses contextos proporciona chances de iniciar ou desenvolver carreiras, manter-se engajado e preservar ou construir laços afetivos. Levando esse contexto ao universo acadêmico, em 2021 o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) registrou 18,9 mil universitários com idade entre 60 e 64 anos em faculdades públicas e privadas. Esse cenário ilustra, cada vez mais, a demanda do público 60+ por acessibilidade e aprendizado.

Mais qualidade de vida com as universidades 60+

Universidades 60+: a ascensão do sênior ao ambiente acadêmico

Para corresponder ao novo perfil de seniores engajados, ativos, independentes e conectados, diversas instituições hoje oferecem cursos e oportunidades de crescimento voltados à comunidade 60+.

  • National Silver Academy: em Cingapura, a Silver Academy se destaca como uma iniciativa governamental que objetiva manter os cidadãos seniores empregáveis e ativos, por meio de cursos acessíveis e de curta duração.

A academia é formada por uma rede de instituições e organizações comunitárias que ofertam uma ampla gama de opções de aprendizagem intergeracional. Entre elas, destacam-se o cursos de Mídia Social, Arte e Artesanato, Tecnologia da Informação, Mindfulness, Introdução à Aromaterapia, Finanças e Negócios e Pensamento Criativo.

  • Universidade Aberta da Maturidade: na Universidade Federal do Paraná, o programa de extensão Universidade Aberta da Maturidade promove o desenvolvimento social e cultural e a qualidade de vida da comunidade 60+. O objetivo é promover a cidadania plena desse público de modo articulado e interdisciplinar. 

No programa, tal missão é exercida por meio de inúmeras atividades educativas, como palestras, eventos, aulas e encontros de exercício e construção de diálogos. Nas ocasiões, são debatidos temas voltados a saúde, inclusão digital, meio ambiente, arte e cultura, educação financeira e atividades corporais.

  • USP 60+: tambémno Brasil, o programa USP 60+ oferece ao público sênior a livre escolha de disciplinas, em um ambiente inovador no qual idosos e outros alunos regulares compartilham as mesmas classes. Em experiências diversificadas, o programa proporciona trocas afetivas e intelectuais de enorme importância para a rotina dos seniores.

Entre as atividades regulares, destacam-se as disciplinas de Ecologia, Empreendedorismo e Modelo de Negócios, Políticas Culturais e Gestão Estratégica de Marketing. Já entre as modalidades esportivas, os alunos podem optar por Yoga, Técnicas Meditativas, oficinas de Dança Sênior e prática corporal oriental Lian Gong.

  • Universidade Sênior Contemporânea do Porto: essa instituição em Portugal oferece diversas matérias práticas e teóricas para que os alunos 60+ tenham motivação e aprendizado constantes, desde a área da saúde e da informática até ciências sociais e teatro.

Entre as disciplinas que podem ser cursadas pelos universitários seniores, destacam-se Inteligência Emocional, Teatro e Expressão Dramática, Relaxamento e Movimento Corporal, Língua Espanhola e Fotografia Digital. Muitas das matérias podem ser assistidas a distância, o que corresponde a um dos hábitos de consumo contemporâneos do público 60+, de engajamento e inclusão digital.

Conheça a Universidade Sênior Contemporânea do Porto

Além das disciplinas em si, a Universidade Sênior Contemporânea do Porto propõe experiências ainda mais proveitosas por meio de grupos de teatro, coros, conferências, visitas de estudo e ações de turismo em locais como Espanha, Noruega, Hungria e Itália.

Estímulos positivos no BIOOS Home

Em um importante passo adiante, a Construtora Laguna se inspirou em tendências globais que discutem o futuro das cidades e o envelhecimento da população. Assim foi concebido o inconfundível BIOOS, um imóvel-arte que reúne pessoas com um grande desejo em comum: viver mais e melhor.

Nesse exclusivo complexo que une saúde, bem-estar, medicina e moradias senior living, a torre BIOOS Home incorpora uma estrutura voltada ao público 60+, com ambientes que proporcionam um estilo de vida ativo e saudável para gerar autonomia, conforto e segurança.

Ao compreender a importância que a vida em comunidade exerce na longevidade, a Construtora Laguna estimula esse fator com uma rotina repleta de lazer e convivência, em áreas que promovem a socialização entre os moradores – é o caso do espaço gourmet, do ateliê de pintura, do lounge externo e da sala de TV.

As práticas físicas, por sua vez, muito importantes para a longevidade, serão estimuladas no BIOOS Home em áreas como a piscina e o espaço multiúso. Nelas, os moradores poderão realizar diversas modalidades de exercício (coletivas ou individuais) para reduzir os reflexos da idade avançada e elevar a qualidade de vida.

estímulos físicos e mentais no BIOOS Home
ESTÍMULOS COGNITIVOS NO BIOOS HOME

Além desses inconfundíveis espaços de estímulos físicos e mentais, o BIOOS Home irá compreender diferenciais como serviços de assistência básica de saúde, de limpeza e de organização e reparo das unidades, bem como atendimento pay per use de cuidado. Tudo isso em uma localização exclusiva, repleta de serviços e conveniências que irão proporcionar um estilo de vida prático, autônomo e proveitoso.

Para desenvolver toda a estrutura da torre Home e responder às necessidades contemporâneas do público 60+, o projeto do BIOOS contou com duas importantes consultorias: a de Flavia Ranieriespecialista em longevidade, geroaquitetura e espaços inclusivos; e a de Norton Mello, que auxiliou na criação de ambientes alegres, harmoniosos, inclusivos e integrados.

Em nosso site, confira mais detalhes desse imóvel-arte que representa um importante passo em direção ao futuro.

Fonte: PRCEU, Guia da Carreira e Ministry of Heatlh  

Posts relacionados

  1. LIVING DE UNIDADE DUPLEX – VAZ BATEL
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário