Tendências tecnológicas para a área da saúde em 2022

constante uso da tecnologia no setor da saúde

O constante uso da tecnologia no setor da saúde impulsiona inúmeros avanços que contemplam desde a gestão hospitalar até as práticas clínicas e de atendimento aos pacientes. Confira abaixo tendências tecnológicas que poderão se intensificar na área da saúde em 2022.

Recursos digitais e vestíveis

A busca crescente por bem-estar no estilo de vida contemporâneo foi constatada por uma pesquisa divulgada pela consultoria empresarial americana McKinsey, em 2021. No estudo, 42% dos 7.500 participantes distribuídos por 6 países definiram o bem-estar como prioritário em suas vidas, ao passo que 79% reconheceram a importância desse fator.

De encontro ao crescente movimento de well-being, uma forte tendência que vem se destacando na área da saúde são os dispositivos médicos que rastreiam atividades como exercícios físicos, qualidade do sono, batimentos cardíacos e outras. A propensão, segundo a pesquisa citada, é mobilizar cada vez mais consumidores rumo a produtos e serviços ligados a bem-estar.

Na área da saúde, o uso de dados coletados por dispositivos na rotina de pacientes pode aprimorar o contato por meio da telemedicina, de chatbots ou da inteligência artificial e otimizar os cuidados com a saúde via alertas – como para reposição de medicamentos ou agendamento de consultas.

Além dos dispositivos, outra tendência com potencial crescimento neste ano são as plataformas digital-first, que têm destacado o uso de serviços digitais e soluções mais inovadoras em detrimento dos recursos tradicionais, em diversas áreas.

Realidade aumentada na área da saúde

Realidade mesclada

Espera-se que tendências como a realidade mesclada provoquem significativas melhorias na área da saúde em 2022. Essa tecnologia permite que profissionais do segmento utilizem recursos como simulação computacional para planejar operações ou analisar resultados de procedimentos médicos.

A realidade aumentada, por sua vez, pode permitir que profissionais da saúde sejam treinados, testem novas operações em laboratórios e sobreponham imagens 3D em cirurgias – sendo esta uma tecnologia já utilizada nesse tipo de procedimento. Outra vantagem é o planejamento prévio de intervenções médicas, bem como o acesso simultâneo a diversas telas durante uma operação.

Interoperabilidade entre as tendências da área da saúde em 2022

Interoperabilidade entre as tendências da área da saúde em 2022

Entre as tendências da área da saúde em 2022, a interoperabilidade vem crescendo como um potencial meio de transformar, cada vez mais, o atendimento médico.

Esse conceito permite interligar cadeias de informação entre hospitais, pacientes, laboratórios e operadoras para proporcionar um olhar e um atendimento integrados, com dados em tempo real sobre histórico clínico, antecedentes, diagnósticos prévios, alergias e demais aspectos de saúde.

De modo ágil e seguro, a interoperabilidade favorece a melhor tomada de decisões por parte dos médicos, a gestão de saúde, uma assistência médica mais eficiente, a distribuição de dados de pacientes por pontos de atendimento – seguindo a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) – e consultas médicas mais assertivas por parte de clínicas e hospitais.

Para proporcionar à gestão pública uma visão mais ampla sobre a saúde da comunidade, a interoperabilidade no segmento médico integra soluções como prontuários unificados, acesso dos pacientes aos seus próprios dados, agendamentos via aplicativo e compartilhamento de informações médicas que contemplam desde exames até a alta hospitalar.

Tecnologias 3D

O mercado de dispositivos 3D vem demonstrando um notável crescimento. É o que aponta um estudo realizado pela empresa Transparency Market Research, que prevê um aumento médio de 17,7% por ano desse segmento até 2025.

Já utilizada no contexto de pandemia – para a criação de bombas de oxigênio e o desenvolvimento de viseiras protetoras, por exemplo –, a tecnologia 3D pode se destacar na área da saúde em 2022, impulsionando soluções como a impressão de órgãos humanos e a produção de próteses artificiais.

Além disso, as tecnologias 3D permitem estudos e ensaios sobre intervenções médicas e cirúrgicas, reduzem riscos e custos com próteses e possibilitam a produção de peças 100% customizadas de acordo com os dados e necessidades de cada paciente.

tecnologia da informação em

IoMT

A partir do universo da Internet das Coisas (IoT), surgiu o conceito da Internet das Coisas Médicas (IoMT), segmento que deve gerar US$ 158 bilhões em 2022, conforme dados divulgados pela consultoria Deloitte. Essa categoria abrange uma rede de dispositivos médicos interligada a softwares de tecnologia da informação em saúde e a infraestruturas de hardware.

Entre recursos como o monitoramento e a prevenção de doenças crônicas e o acompanhamento remoto de pacientes, a IoMT permite que dispositivos sem fio se comuniquem com segurança e de forma remota, para gerar análises ágeis e flexíveis de dados médicos. Em casa, essa tecnologia possibilita que pessoas enviem informações de saúde para locais como clínicas e hospitais.

Isso pode ser feito, por exemplo, por dispositivos de monitoramento remoto de pacientes que transmitem aos médicos métricas como saturação de oxigênio ou pressão arterial de pessoas recém-saídas do hospital. Dessa forma, pode haver detecção prévia de qualquer problema.

Os dispositivos médicos vestíveis, por sua vez, são utilizados para rastrear e compartilhar métricas como ritmo cardíaco, níveis de glicose e demais informações que podem ser diretamente compartilhadas com médicos, emitindo alertas precoces e elevando os cuidados com a saúde.

Tendências tecnológicas como essas irão aprimorar, cada vez mais, funções de atendimento, monitoramento, compartilhamento e cuidados médicos na área da saúde em 2022 e adiante.

moradias senior living
CONSULTÓRIO – BIOOS HEALTH

Alinhada às tendências globais de inovação, a Construtora Laguna traz a Curitiba uma criação inédita no país, o BIOOS: imóvel-arte composto de duas torres que unem saúde, medicina, bem-estar e moradias senior living.

Priorizando os cuidados com o bem mais valioso, a vida, esse complexo integra na Torre Health uma estrutura de alto padrão voltada à saúde, para quem busca trabalhar e empreender na região do Alto da Glória.

O BIOOS Health será composto por consultórios médicos, offices e infraestrutura para receber um Hospital-Dia e um Centro de Diagnóstico por Imagem. Um Mall irá interligar as torres e oferecer lojas, conveniência e espaços amplos para convívio, passeios com o pet ou uma agradável pausa para o café.

Confira em nosso site mais detalhes desse inédito imóvel-arte e visite a Praça BIOOS na Av. João Gualberto, 1276. O local fica aberto de segunda a sábado das 9h às 19h30 e aos domingos das 9h às 17h, com espaço pet, playground para os pequenos, bike station e, atualmente, aulas de yoga (terças e quintas, às 17h). Venha conhecer!

Fonte: Vivo Meu Negócio, Medicina S.A, Startupi e Saúde Business

Posts relacionados

  1. A importância da autonomia para a qualidade de vida do sênior
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário