A importância da autonomia para a qualidade de vida do sênior

A importância da autonomia para a qualidade de vida do sênior

A qualidade de vida dos seniores tende a ser determinada por uma série de fatores que, juntos, resultam em um estilo de vida saudável e correspondente às necessidades da geração 60+. Um desses fatores está ligado à importância da autonomia. Saiba mais a seguir.

A importância da autonomia na vida dos seniores

Na vida de um sênior, autonomia refere-se à participação ativa nas decisões relativas à própria vida, conforme preferências, convicções e necessidades pessoais, podendo exercer plenamente suas vontades, com base em seus valores.

Em vez de ser restringida, o ideal é que essa participação seja avaliada por profissionais e pela própria família, a partir do grau de capacidade do sênior de tomar decisões. Nos indivíduos 60+ que possuem limitações, um processo de dependência bem trabalhado tende a se refletir de forma positiva em sua saúde mental, seu senso de capacidade e sua autoestima.

No portal “Bioética”, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, defende-se que é uma realidade razoável o idoso ter capacidade de exercer sozinho algumas tarefas diárias e precisar receber ajuda em outras. Em casos de lucidez, o Estatuto do Idoso defende a autonomia como um direito básico a ser preservado, para que o indivíduo possa ir e vir, administrar suas finanças e fazer escolhas sem interferências externas.

O exercício da autonomia no dia a dia tende a gerar maior satisfação para os seniores. Ele colabora para o desenvolvimento de soluções que aliam funcionalidade e segurança, resulta em uma maior liberdade para lidar com limitações comuns ao período da senilidade e evita sentimentos negativos como de incapacidade e inutilidade.

A autonomia na saúde física e mental do sênior

A importância da autonomia senior

A saúde mental e física dos seniores tende a ser altamente impactada pelo exercício da autonomia no dia a dia. Sabe-se que aqueles que se movimentam com maior regularidade têm um melhor condicionamento físico e menos chances de sofrer fraturas ou ter problemas cardiovasculares, por exemplo.

Um estudo realizado pela Harvard School of Public Health demonstrou como a prática de exercícios físicos é um dos fatores determinantes para uma longevidade saudável, podendo elevar em até 10 anos a expectativa de vida dos seniores. Da mesma forma, tal hábito pode reduzir a perda de habilidades cognitivas, aliviar sintomas de enfermidades e auxiliar o metabolismo.

Um estudo realizado por pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade de Montreal aponta que a atividade física regular é um dos fatores de promoção à autonomia mais capazes de gerar independência e sentimentos de alegria e satisfação, bem como favorecer o convívio social e a capacidade funcional dos seniores.

A importância da autonomia para a autoestima

A importância da autonomia na rotina do sênior reflete-se também em questões ligadas à autoestima. Conforme aponta o estudo “Percepção da autonomia de idosos longevos e sua relação com fatores sociodemográficos e funcionais”, a autonomia tem impacto na promoção do autocuidado, no envelhecimento ativo e na qualidade de vida, elevando a autoestima.

Sempre que as vontades do indivíduo são ouvidas, consideradas e respeitadas conforme suas possibilidades e limitações, proporciona-se mais tranquilidade e satisfação ao período de senilidade. Uma das formas de favorecer a autoestima dos seniores através da autonomia é permitir que eles realizem suas próprias tarefas, como preparar uma refeição ou organizar a casa, mesmo que com acompanhamento.

A publicação “Envelhecimento e saúde da pessoa idosa”, do Ministério da Saúde do Brasil, demonstra que a manutenção de capacidades cognitivas como leitura, fala e escrita pode preservar não somente a autoestima e a qualidade de vida do sênior como também sua identidade e seu desempenho social.

Incentivo à socialização

Envelhecimento com saúde

O estudo espanhol intitulado “Experiências espanholas de promoção da autonomia pessoal para idosos” destaca a promoção da autonomia como uma forma de beneficiar funções sociais, psicoafetivas, físicas e cognitivas. Isso porque as interações e o convívio social são, especialmente para os seniores, fatores fundamentais na qualidade de vida.

Uma das maneiras de proporcionar interações sociais pode ser por meio do incentivo de atividades coletivas como yoga ou hidroginástica, que estimulam a autonomia, preservam habilidades cognitivas e criam um senso de independência e comunidade, evitando questões relacionadas à solidão.

Leia mais sobre a importância da vida em comunidade para os seniores

Segundo a já mencionada publicação Envelhecimento e saúde da pessoa idosa, atividades ou trabalhos em grupo possibilitam uma rede de apoio e de compartilhamento de informações cotidianas. Nela, é possível estreitar vínculos, elevar a autoestima, trabalhar vulnerabilidades, trocar informações e orientações e, assim, ter novas perspectivas.

Em Curitiba, um local para se exercitar coletivamente é a Praça BIOOS, ponto dedicado tanto à prática de atividades físicas como a momentos relaxantes, passeios com o pet e brincadeiras para as crianças no playground. Às terças e quintas, às 17h, a praça sedia inconfundíveis aulas de yoga para manter o corpo e a mente em equilíbrio! Venha até a Avenida João Gualberto, 1276, e participe.

Autonomia no BIOOS Home

O BIOOS é um imóvel-arte que une saúde, bem-estar, medicina e moradias senior living. Esse inconfundível empreendimento Laguna se tornará destaque em Curitiba por oferecer uma estrutura inovadora, superando as expectativas de um público com novas exigências: um verdadeiro ecossistema para viver, trabalhar e estar.

O projeto foi desenvolvido com o apoio de assessorias especializadas em senior living, como a da Flávia Ranieri. Uma das torres do imóvel-arte, a BIOOS Home, é voltada a residências para o público 60+. Nela, os moradores viverão com pleno conforto, conveniência, segurança e independência, fatores determinantes para a qualidade de vida desse grupo.

O empreendimento irá contar com espaços que estimulam, em cada detalhe, o lazer, a vida em comunidade e o bem-estar. Também serão oferecidos serviços de assistência básica de saúde e atendimento pay per use de cuidado, conforme necessidade. Dessa forma, o BIOOS irá proporcionar maior autonomia e praticidade à rotina dos seniores.

FACHADA – BIOOS

Acesse em nosso site a página do BIOOS e confira mais detalhes desse exclusivo projeto que acompanha tendências mundiais e irá reunir pessoas com um objetivo em comum: viver mais e melhor.

Fonte: Eu Atleta Globo, Freedom e Tecnosenior

Posts relacionados

  1. Medicina Humanista
  2. constante uso da tecnologia no setor da saúde
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário