Destaques da CES 2022, maior feira tecnológica do mundo

CES 2022 conheça a maior feira tecnológica do mundo

Realizada no Las Vegas Convention Center, nos EUA, a Consumer Electronics Show (CES) é a maior feira tecnológica do mundo e reúne anualmente empresas e startups que apresentam produtos inovadores. Confira algumas das soluções anunciadas na CES 2022 que se destacaram entre as 2,3 mil exposições, durante os três dias de evento.

CES 2022: Pedalada imersiva

A novidade apresentada pela LG na Consumer Electronics Show (CES) deste ano uniu duas experiências em uma só: pedalar em uma bicicleta ergométrica em frente a três telas que se estendem da base da bicicleta até acima da cabeça do ciclista, com 55 polegadas e raio de 500 mm, sendo atualmente a curvatura mais radical deste segmento no mercado.

Tal inovação é possível graças às telas flexíveis OLED, que prometem criar uma experiência altamente imersiva, na qual o conteúdo exibido se adapta ao campo de visão do ciclista para gerar a sensação de estar pedalando em um cenário real, não em uma simples simulação.

BMW que muda de cor

No setor automobilístico, uma das soluções inovadoras foi a BMW iX Flow, um carro que traz a fascinante possibilidade de mudar de cor através de um simples botão, de acordo com a preferência do proprietário.

Chamada pela fabricante de “E Ink”, essa característica é possível graças às microcápsulas com pigmentos positivamente carregados de preto e negativamente carregados de branco, que permitem que o veículo transite entre tonalidades intermediárias do espectro: indo do tom mais claro ao mais escuro, e vice-versa.

A inovadora BMW iX Flow conta com leves triângulos geométricos impressos na lataria do diâmetro de fios de cabelo humano – tecnologia conhecida como Electronic Paper Display (EPD) – e também oferece a possibilidade de mudar de desenho enquanto o carro é guiado. De acordo com a temperatura externa, a mudança de cores pode inclusive ajudar a regular o ar-condicionado do veículo.

Conheça outras inovações tecnológicas do setor automobilístico

Trator autônomo

Líder mundial na fabricação de equipamentos agrícolas, a empresa americana John Deere inovou na fabricação de suas máquinas e criou um protótipo de trator autônomo, que deve ser comercializado ao fim do ano.

O denominado 8R possui mapa GPS e inteligência artificial (IA) em seu software. Assim, se dirige sozinho por meio de câmeras estéreo que conduzem para a direita ou a esquerda. O modelo pode ser monitorado via smartphone e, ao longo da repetição de rotas, aprende e otimiza funções como arar o solo ou lançar sementes.

Lâmpada que monitora o sono

Uma solução que une saúde e tecnologia foi apresentada na CES 2022 pela Sengled, especialista em iluminação inteligente. A empresa inovou e agregou a proposta dos relógios e pulseiras que monitoram a qualidade do sono a um novo objeto: lâmpadas.

A Smart Health Monitoring Light utiliza inteligência artificial e o sensor conhecido como radar de onda contínua modulada por frequência para medir os batimentos cardíacos, a temperatura do corpo e a qualidade do sono dos usuários.

Após sincronizar os dados com o aplicativo da empresa, a lâmpada pode mudar de cor como forma de alerta caso identifique alterações nas medidas padrões. Nesse sentido, também é possível, com a utilização de várias lâmpadas, criar um mapa virtual da casa.

Com lançamento previsto para o fim do ano, a solução ainda integra chip duplo Wi-Fi, rastreamento da medição biométrica de frequência cardíaca, Bluetooth Mesh e recursos de segurança capazes de detectar o comportamento humano e alertar quanto a ocorrência de possíveis quedas.

Coleira inteligente

A companhia francesa Invoxia ultrapassou as tendências contemporâneas do mercado pet ao apresentar na CES 2022 uma coleira inteligente que monitora a saúde, a atividade e a localização do pet através de sinais como frequência respiratória e cardíaca.

Com início de suas vendas previsto para os próximos meses, a Smart Dog Collar contém pequenos sensores e é voltada a cães de médio e grande porte. O dispositivo envia as informações coletadas a um aplicativo em que o proprietário monitora o estado de saúde de seu animal.

A coleira inteligente ainda proporciona uma visão 360° do cachorro, monitora níveis de atividade e qualidade do sono, envia notificações caso o animal atravesse regiões pré-definidas (como o perímetro da residência), conta com alerta de fugas, Modo Perdido e um rastreamento em tempo real que facilita a localização da coleira e a busca pelo animal.

Esses destaques da CES 2022 devem impulsionar tendências tecnológicas e inovar cada vez mais as maneiras de as pessoas interagirem entre si e com o mundo.

Fonte: IstoÉ Dinheiro, Gazeta do Povo e Olhar Digital

Related Posts

  1. Conheça a tecnologia metaverso
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário