Uma grande novidade vem ascendendo e promete tornar-se tendência: o metaverso, realidade ambientada em um mundo virtual que irá proporcionar experiências altamente imersivas e interativas, a partir de tecnologia 3D, realidade mista e outras ferramentas. Saiba mais a seguir!
O que é o metaverso?
O metaverso é uma criação tecnológica baseada em um espaço coletivo e compartilhado, ambientado na internet, que integra diversas ferramentas capazes de recriar experiências físicas em um universo digital, unindo, assim, os mundos online e offline. Nele, os usuários poderão reproduzir e ressignificar objetos, experiências e cenários completos.
Em comparação às inovações até então já existentes, o metaverso destaca-se pelo uso complexo das inúmeras ferramentas tecnológicas avançadas que integra, como a modelagem 3D, a Internet das Coisas (IoT), as realidades Virtual (RV) e Aumentada (RA), a cloud computing e o Aprendizado de Máquina (Machine Learning, em inglês).
Ao possibilitar que iniciativas do mundo físico se expandam ao âmbito digital, a nova tecnologia estreita a relação entre ambos os mundos, aprimora a experiência dos usuários e permite que eles interajam de forma física com itens virtuais, que podem ou não ser representações de objetos reais. Por mais recente que seja a chegada do metaverso, são inúmeras as suas possibilidades.
Exemplos práticos
Essa tendência pode ser utilizada de inúmeras formas, em diversas áreas e espaços. Alguns exemplos são:
- Espaços físicos replicados virtualmente: por meio de tecnologias como as Interfaces de Programação de Aplicações (APIs) e as realidades Aumentada e Virtual, será possível que empresas repliquem todo seu espaço físico no meio virtual. Assim, cria-se uma experiência completa de interação e proximidade, paralela à presencial, que pode melhorar inclusive o isolamento do trabalho remoto.
- Rede social: o metaverso será uma espécie de “super-rede social 3D”, na qual os usuários poderão interagir, controlar avatares personalizáveis, receber visitas em suas residências virtuais e participar de atividades conjuntas. Para além de simular mundos fictícios, os usuários poderão criar seus próprios universos, com uma infinidade de cenários possíveis.
- No âmbito corporativo: em 2021 a Microsoft aderiu a um metaverso corporativo, com interlocutores e cenários 3D, onde os usuários podem interagir, desenvolver projetos e realizar conferências de modo imersivo e 100% virtual. Já a Roblox, visando inovar seus processos internos de maneira dinâmica e criativa, atualmente desenvolve um jogo que possibilita aos usuários interagir entre si e construir estruturas em um ambiente virtualmente infinito.
Os reflexos do metaverso
Algumas das mudanças e reflexos previstos para esse fenômeno são:
- Mais interações: um dos principais diferenciais propostos pelo metaverso é a possibilidade de expandir as interações – ele permite, por exemplo, desde a interação física com objetos virtuais até a compra de produtos digitais, como obras de arte.
- Reflexos econômicos: segundo estimativa feita pela consultoria Ernst & Young (EY), a união de experiências reais e virtuais pode movimentar US$ 48 bilhões no mundo em 2026. Os eSports (esportes eletrônicos), por exemplo, já operam na economia 100% virtual e movimentam atualmente mais de US$ 2 bilhões por ano, segundo pesquisa feita pela Juniper Research.
- E-commerce: outro setor que poderá se beneficiar com essas inovadoras possibilidades é o E-commerce. Uma das previsões para o metaverso no comércio virtual é que os usuários poderão utilizar a Realidade Virtual para visitar lojas online com representações de produtos reais.
Nos próximos anos, no decorrer do desenvolvimento dessa inovadora tecnologia, suas peculiaridades e possibilidades serão mais bem compreendidas, com um potencial impacto a longo prazo nas empresas, nas formas de interação e no mundo de forma geral.
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Fonte: Forbes e Vivo Meu Negócio