Entenda o perfil atual do consumidor idoso

Entenda o perfil atual do consumidor idoso - Construtora Laguna

Com o passar dos anos, a média de idade da população mundial vem aumentando. No Brasil, isso acontece em nível acelerado: 24 milhões de brasileiros (12,6% da população) têm mais de 60 anos. Contrariando a realidade da década de 1960, estamos vivendo mais e tendo menos filhos.

Outras mudanças significativas nessa geração, como os aspectos econômicos, socioculturais e psicológicos, também podem ser mencionadas. A chegada da terceira idade não é mais sinônimo de jogar dominó ou tricotar no sofá. Pelo contrário, essas atividades foram substituídas por viagens, cursos, práticas esportivas, além de preocupações com a aparência.  

Atualmente, esse perfil de idade preocupa-se com o poder de compra e a qualidade dos produtos. Caracteriza-se por ter mais autonomia, tomando decisões que satisfaçam de maneira imediata seus desejos de consumo, não apenas pensando em compras para sobrevivência, como antigamente.

Informar-se o tempo inteiro, compreender o que está acontecendo no ambiente em volta, ampliar o ciclo de convivência e cultivar os relacionamentos pessoais são aspectos que estimulam o bem-estar desse público.

Outro fato importante é que as pessoas dessa faixa etária estão nos mostrando que é possível viver mais. Processo natural do ser humano, o envelhecimento pode ser encarado com mais saúde e conforto, por meio de hábitos saudáveis na rotina que nos faça encarar esta fase de outra maneira.

Segundo Ana Amélia Camarano, pesquisadora e coordenadora de Estudos e Pesquisas de Igualdade de Gênero, Raça e Gerações do IPEA: “As pessoas estão chegando às idades mais avançadas e com melhores condições de saúde, autonomia e até de renda. A legislação, a política nacional do idoso e o estatuto do idoso definem como idoso as pessoas de 60 anos ou mais. E eu acho que, hoje, cada vez mais pessoas chegam aos 60 anos com boas condições e autonomia para levar a vida, seja trabalhando, seja cuidando de seu cotidiano, sem depender de ninguém”, afirma. 

Para usufruir da terceira idade com produtividade e felicidade, confira algumas dicas:  

  • Escolha um hobby;
  • Escolha uma nova profissão ou trabalho;
  • Faça atividades físicas de 40 a 50 minutos por dia;
  • Evite o sobrepeso e obesidade durante a vida;
  • Evite bebidas alcoólicas e tabagismo, e sempre que possível mantenha uma dieta com pouca carne vermelha;
  • Viaje bastante;
  • Preserve sua saúde neurológica dormindo bem.

A Construtora e Incorporadora Laguna conta com empreendimentos pensados para todas as idades e sempre estuda as tendências de mercado. Com tecnologia e inovação, também tem como um de seus valores fundamentais a responsabilidade social em suas edificações. Dessa forma, a Laguna contribui para o bem-estar e a qualidade de vida dos seus moradores.

A aplicação de tecnologias que reduzem o uso de água e energia elétrica, a política adequada quanto à geração e destinação de resíduos e a utilização de materiais regionais e sustentáveis são algumas das medidas adotadas nas construções.

Leia também: Como viver melhor depois dos 50 anos

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário