Mercado single: a tendência de morar sozinho

LIVING DE UNIDADE DUPLEX – VAZ BATEL

Em 2019, o Brasil alcançou o maior número de residências com um só morador desde 2016, ao registrar 11,7 milhões de pessoas vivendo sozinhas. Segundo informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD Contínua), esse número corresponde a 16,2% das moradias brasileiras.

Dados como esse ilustram o crescimento do mercado “single”, como é chamada no exterior a tendência de morar sozinho. Confira abaixo mais detalhes.

O mercado single

Uma das principais mudanças de hábitos sociais da atualidade, especialmente nas grandes cidades, é o nicho de pessoas que moram sozinhas. Na última década, triplicou a quantidade de moradias com apenas um ocupante.

Assim, diferentes segmentos do mercado – como o setor alimentício, o de lazer e o de entretenimento – vêm direcionando seus produtos e serviços a esse novo público, visando atender às demandas de consumidores que prezam por conveniência, qualidade, autonomia e privacidade.

Trata-se de um grupo bem diversificado, composto por seniores, estudantes, executivos, solteiros, viúvos, divorciados ou pessoas que já conquistaram sua independência financeira. Nesse segmento, o consumidor direciona a sua renda e poder aquisitivo a um estilo de vida solo que possibilita viagens, entretenimento, hobbies e demais realizações pessoais, sem impedimentos.

Mercado single
LIVING UNIDADE 03 – VAZ BATEL

Características do público single

Diversas são as particularidades do crescente mercado single no setor imobiliário

  • Solitude: antigos estereótipos sobre a vida solo recebem, atualmente, novos olhares e percepções. Visto como empoderado e gratificante, esse estilo de vida tem sido cada vez mais buscado por quem preza por independência e aprecia a própria companhia.

A tendência de morar só está em sintonia, também, com a valorização da qualidade de vida e do autocuidado, a adoção de hábitos mais saudáveis e um olhar transformador sobre a experiência individual.

  • Funcionalidade, conforto e praticidade: para o público single, a escolha de morar sozinho não significa abrir mão de conforto e funcionalidade. Pelo contrário, esse nicho demonstra forte apreço por versatilidade, design, decoração, praticidade e conforto na rotina.

Nos imóveis, essa demanda se reflete em áreas de lazer modernas e funcionais, acabamentos diferenciados, localização que favorece a mobilidade e serviços condominiais como lavanderia, bicicletário e espaço pet, para tornar a rotina mais prática.

Um levantamento realizado pelo laboratório de ideias Pew Research Center constatou que o público single é o que dedica mais horas do dia à internet e, principalmente, às plataformas de interação como o WhatsApp.

  • Pets inclusos: o convívio com pets é outra forte característica do público single. Naturalmente, essa tendência também movimenta o mercado de animais de estimação, expandindo o consumo de alimentos premium, brinquedos, acessórios, cosméticos e demais itens comercializados nesse segmento.
investir no mercado imobiliário em Curitiba
REGIÃO DO VAZ BATEL – FOTO: MANA GOLLO

Um nicho para investir

Para quem busca investir no mercado imobiliário como fonte de renda, empreendimentos que atendem às demandas do público single tornam-se cada vez mais vantajosos e possuem um ótimo potencial para locação.

Ao passo que diversos setores do mercado direcionam seus produtos e serviços para um nicho até então inexplorado, o mercado imobiliário há anos acompanha o crescimento do público single com imóveis diferenciados. Uma pesquisa divulgada em 2019 pela Euromonitor Internacional estimou que, entre o ano do estudo e 2030, a quantidade de lares ocupados por uma só pessoa irá crescer 23,4% em todo o mundo. 

Alguns fatores que motivam o aumento dessa demanda são vantagens econômicas como menores custos condominiais e de IPTU, variadas opções de lazer e convívio e localização central.

Mercado single e um estilo de vida dinâmico no VAZ Batel

Com nome proveniente do termo húngaro para “emoldurar”, o inconfundível VAZ Batel traduz a essência cosmopolita e dinâmica de Curitiba, em uma das regiões mais cobiçadas da cidade.

Criado por profissionais que respiram inovação e criatividade, trata-se de um imóvel contemporâneo, sofisticado e funcional, desde as tecnologias aplicadas e o design de interiores até o projeto lumínico e o paisagismo. Quem busca um estilo de vida single, repleto de qualidade, praticidade e experiências prazerosas, encontrará no VAZ Batel diferenciais como:

  • Estrutura moderna: com design único, conforto e facilidades para a rotina contemporânea, o VAZ contempla gostos e hábitos de diversas faixas etárias e irá compreender uma torre com 63 residências-conceito e um espaço comercial no térreo, em 10 pavimentos mais o ático.
  • Localização estratégica: na Av. Vicente Machado, 1056, os moradores do VAZ Batel irão desfrutar o melhor da vivência urbana. Essa localização estratégica e encantadora está repleta de serviços, praças, shoppings, clínicas, mercados, centros comerciais e pontos gastronômicos e de entretenimento acessíveis em uma simples caminhada.
Mercado single e um estilo de vida dinâmico no VAZ Batel
REGIÃO DO VAZ BATEL – FOTO: MANA GOLLO
  • Áreas de lazer e de uso comum: alinhado às necessidades modernas de moradia, o VAZ Batel terá em seu interior espaços como central de entregas, lavanderia, meeting room, coworking, espaço pet e bicicletário. Além dessa estrutura, o VAZ contará com áreas inspiradoras e aconchegantes para momentos de lazer, convívio, autocuidado e contato com o exterior, como o Rooftop, o spa e o Clubhouse.
  • Tecnologias diárias: para oferecer uma experiência completa ao público, o VAZ irá entregar soluções tecnológicas inovadoras para garantir comodidade e segurança aos moradores, como: reconhecimento facial nas eclusas social e de serviço; Wi-Fi nas áreas comuns do térreo, subsolo e cobertura; áreas comuns com acesso por biometria; e iluminação e ar-condicionado automatizados nos espaços Clubhouse e Wellness.

A estrutura ofertada pelo VAZ Batel corresponde com conforto, eficiência e qualidade às demandas do mercado single. Em nosso site, confira mais detalhes desse inconfundível imóvel-arte que emoldura a vida urbana e moderna!

Fonte: Valor Globo, Flux Trends, Solo Living e Studio Sigel

 

Posts relacionados

  1. mercado imobiliário para investidores em 2022
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário