Alimentos do outono e seus benefícios para a saúde

Conheça alguns alimentos do outono

Cada nova estação renova as variedades de frutas, verduras e legumes em melhores condições, com mais nutrientes e preços menores. Confira abaixo alguns alimentos do outono e seus benefícios para a saúde, conforme apontados pela Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN).

Caqui

Entre os alimentos do outono, o caqui é uma opção rica em vitaminas A, C e do complexo B, o que beneficia o organismo pelas propriedades antioxidantes. Entre os principais nutrientes da fruta estão também as fibras solúveis, ótimas para regular o intestino.

Importante fonte de betacaroteno, o caqui exerce ótima ação sobre a saúde das unhas, da pele, dos cabelos e da visão, além de combater condições degenerativas e o envelhecimento precoce e fortalecer o sistema imunológico.

Rica em minerais como potássio, cálcio e fósforo, essa fruta do outono pode ser consumida principalmente com a casca, onde está concentrada a maior quantidade de fibras. Dado seu alto nível de frutose, o ideal é consumir o caqui durante a tarde, nas formas in natura ou em suco – para melhor aproveitamento das vitaminas.

Coentro entre os alimentos do outono

alimentos do outono e seus benefícios para a saúde

Nesta época do ano, uma das plantas aromáticas que apresentam melhores condições de cultivo é o coentro. Além de ser um tempero saudável, que agrega mais frescor e sabor às refeições, essa erva é repleta de compostos como flavonoides e carotenoides, que ajudam a controlar os níveis de glicose e de colesterol no sangue.

Rico em luteína e vitaminas A e C – que fortalecem a imunidade e contribuem para a hidratação da pele –, o coentro atua no organismo como anti-inflamatório natural, antifúngico e antibacteriano, além de auxiliar no combate à insônia. Dada sua alta concentração de potássio, esse alimento também ajuda a eliminar o excesso de sódio do organismo e, com isso, controlar a pressão alta.

Seja como tempero em diversos pratos ou ingrediente de sucos e chás, o coentro proporciona diversos benefícios à saúde: melhor digestão de alimentos e absorção de nutrientes, manutenção da saúde da pele (graças aos compostos antioxidantes que reduzem os danos de raios UV) e desintoxicação do fígado.

Graviola

Um dos principais benefícios proporcionados pela graviola é, sem dúvida, seu potencial anti-inflamatório, decorrente do valor nutricional e da presença de fitoquímicos na fruta.

Isso faz com que a graviola seja altamente recomendada para atletas ou pessoas que realizam exercícios físicos constantes, pois regenera tecidos e combate desconfortos musculares. Além disso, a graviola tem a vitamina C como um de seus principais nutrientes e é um alimento que gera saciedade. Para aproveitar seu período de safra, recomenda-se consumir o fruto em sobremesas ou sucos, dado seu sabor adocicado natural. Para fins da prática de exercícios, é interessante que a graviola seja consumida previamente – por gerar energia de forma lenta – ou batida com frutas que equilibram seu teor de açúcar.

alimentos do outono para consumir hoje mesmo

Mexerica

Conhecida por diversas denominações, a mexerica, tangerina ou bergamota proporciona inúmeros benefícios à saúde. Rica em antioxidantes e vitaminas A e C, essa deliciosa fruta aprimora a resposta imunológica de forma significativa, além de ser ótima para a hidratação do organismo.

Assim como a graviola, a mexerica é rica em anti-inflamatórios, o que auxilia na recuperação muscular e na prevenção de lesões e infecções. Ela também possui baixo teor calórico, sendo bastante apropriada para os hábitos alimentares de quem se exercita regularmente.

Essa fruta do outono possui efeito diurético e é ótima para a saúde do cabelo e da pele. Recomenda-se o consumo da mexerica in natura ou em sucos.

Mandioca

Também conhecida como aipim ou macaxeira, a mandioca é uma ótima fonte de fibras que auxilia no controle do colesterol e nos níveis de glicemia no sangue. Esse alimento do outono também é rico em vitaminas A e C, cálcio, potássio, magnésio e carboidratos, que beneficiam o coração e proporcionam boas doses de energia e disposição.

Outro benefício de consumir mandioca é que ela melhora a digestão e ajuda a prevenir problemas gástricos e intestinais. Isso ocorre graças à alta concentração de amido resistente presente no tubérculo, composto que fortalece o intestino e auxilia no controle de peso. A mandioca também contribui para o sistema imunológico contra gripes, alergias, infecções e resfriados e ajuda a relaxar as artérias no combate à pressão alta.

Esse tubérculo pode ser consumido de inúmeras formas: frito, cozido, como farinhas e tapiocas ou na base do preparo de sopas, purês e pães.

Cultivo do próprio alimento nos imóveis-arte Laguna

Plantas aromáticas ideais para o outono

Sempre promovendo a saúde nutricional em seus imóveis-arte, a Construtora Laguna projetou, em residenciais como o BIOOS Home e o PINAH, uma horta que incentiva a boa alimentação e importantes hábitos para uma melhor qualidade de vida.

No ROC Batel, por sua vez, os moradores podem usufruir da horta situada em uma passarela suspensa, na qual é possível cultivar alimentos e utilizá-los fresquinhos nas cozinhas gourmet.

Além disso, nas regiões dos imóveis-arte da Laguna, há diversas opções de feiras que comercializam alimentos orgânicos, como a feira da Praça do Japão – nas redondezas do inconfundível VAZ – e a Feira Livre do Bigorrilho, bairro que abriga o recém-lançado AMPIO.

Outras opções são a feira orgânica do Passeio Público e a do Jardim Botânico, que ocorrem também em pontos tradicionais da cidade. Os alimentos orgânicos apresentam preço menor nas épocas propícias de colheita e você ainda encontra produtos artesanais, temperos, peixes e laticínios, cuja venda ajuda a fomentar a economia local.

O cultivo orgânico certificado possui produção 100% sustentável, com técnicas que respeitam o ecossistema local. Portanto, consumir esses alimentos também significa aderir a hábitos em harmonia com a natureza.

Fonte: EU Atleta, Minha Vida, Tua Saúde e Metrópoles

Related Posts

  1. A importância da autonomia para a qualidade de vida do sênior
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário