O período de pandemia contribuiu para realinhar prioridades e fez com que saúde e bem-estar se tornassem um foco na busca por melhor qualidade de vida. Atualmente, inúmeras são as práticas, hábitos e soluções para uma rotina de autocuidado. A seguir, confira 4 tendências wellness para 2023.
Microtreinos em ascensão
Um movimento crescente entre as tendências wellness é o de microtreinos. Especialmente motivada pela Geração Z, que prima por práticas de conexão entre corpo e mente, essa tendência prioriza exercícios de baixo impacto, que trabalham flexibilidade e mobilidade.
Na contramão das práticas físicas convencionais, os microtreinos propõem atividades de baixa intensidade, como uma curta sessão de dança matinal, uma série breve de agachamentos e flexões antes do almoço ou uma aula de ioga para desestressar e relaxar à noite.
Dado o formato compacto dos microtreinos, eles podem ser encaixados entre outras atividades, em diferentes momentos do dia. O intuito é promover a constância de exercícios físicos mais descontraídos, beneficiando a saúde e o condicionamento no longo prazo.
Como aponta o estudo “Panorama do bem-estar corporativo 2022”, da plataforma Gympass, práticas breves na rotina, como uma meditação de 10 minutos, funcionam como “personal trainers” para o corpo e a mente. Poucos minutos de exercícios já podem ser suficientes para reduzir o estresse diário, melhorar o foco e aumentar a produção de endorfina, que contribui para o humor.
Em Curitiba, uma ótima oportunidade para se exercitar é proporcionada pela Laguna em parceria com o Yoga no Parque, o maior programa de aulas abertas do Brasil. Na Praça KAÁ, o público pode participar de aulas gratuitas de yoga para estimular o corpo e a mente e começar o dia com mais equilíbrio. Os encontros acontecem todas as terças, às 9h, e quintas, às 17h, na Rua Frederico Cantarelli, 831.
Tendências wellness tecnológicas
Como em todos os outros ramos, a tecnologia na indústria do bem-estar otimiza a organização pessoal e simplifica a rotina de quem busca uma boa saúde. Nesse contexto, as famosas tecnologias vestíveis estão entre as principais tendências wellness, pois ajudam a monitorar aspectos como ritmo cardíaco, desempenho nas atividades físicas, pressão arterial, níveis de estresse e qualidade do sono. Elas incluem relógios inteligentes, fones de ouvido, óculos de realidade aumentada e exoesqueletos, entre outras peças.
Em 2022, os dispositivos vestíveis conquistaram a primeira posição no ranking do Worldwide Survey of Fitness Trends for 2022, que listou as 20 principais tendências fitness no ano passado. Esse tipo de tecnologia segue em ascensão graças às inúmeras funcionalidades que oferece aos usuários, como contagem de passos, sensores de movimento, controle do ciclo do sono e medição da temperatura corporal e da saturação de oxigênio.
Alinhados à área da medicina, os dispositivos wearable também simplificam a rotina de saúde de profissionais e pacientes, pois são capazes de criar bancos de dados completos e realizar funções como: monitoramento remoto e em tempo real de casos clínicos; eletrocardiogramas; e cuidados com a saúde em geral, como por meio de alertas para a reposição de medicamentos e para o agendamento de consultas.
Alimentação plant-based
Os novos hábitos de consumo também chegaram à indústria alimentícia. Hoje, a dieta plant-based ocupa um lugar especial entre as tendências wellness. Ela defende o consumo de produtos da terra – como cereais, frutas, grãos, verduras e legumes –, o aproveitamento amplo dos alimentos (das cascas às raízes) e o cultivo orgânico, que contribui para o equilíbrio ambiental do planeta.
Esse movimento une os valores sustentáveis aos preceitos de uma alimentação saudável, e já representa uma parte importante do mercado. Segundo uma pesquisa da Euromonitor, de 2017 para cá o setor brasileiro de alimentos à base de plantas cresceu mais de 11% por ano. Em âmbito global, a expectativa é que esse mercado continue movimentando bilhões de dólares nos próximos anos, o que reflete escolhas mais conscientes quanto à própria alimentação, mas também quanto ao meio ambiente.
Em paralelo à tendência plant-based, outra proposta alimentar que ganha força é a “dieta vegetal 5-2”, que propõe o consumo exclusivo de alimentos vegetais durante cinco dias e, nos dois dias seguintes, a inclusão de alimentos de origem animal. Assim, representa uma alternativa saudável e flexível.
Dia no spa
As experiências de spa têm sido cada vez mais buscadas por quem valoriza os momentos de bem-estar na rotina. Esse hábito reflete o consumo crescente de práticas de autocuidado, as quais abrangem a saúde mental e física por meio de serviços que promovem relaxamento e melhor qualidade de vida.
Entre os benefícios das práticas de spa estão a melhora do sono, do humor e da disposição, por meio de procedimentos como hidroterapia, massagens e banhos térmicos, que atenuam tensões físicas e mentais.
As experiências de spa cresceram tanto entre as tendências wellness que estão sendo incorporadas a empreendimentos comerciais e residenciais. Na torre comercial do BIOOS, dedicada à saúde e ao autocuidado, o Spa Tereza Zanchi irá oferecer métodos exclusivos de estética e relaxamento e terapias, tais como quick massage, drenagem oriental, massagem ayurvédica e reflexologia.
Por sua vez, o residencial VAZ Batel se destaca por integrar a experiência de spa entre as áreas comuns, possibilitando que os moradores renovem o corpo e a mente. Localizado no pavimento ático do imóvel-arte, o spa do VAZ irá envolver os ocupantes em uma atmosfera estimulante e imersiva com uma piscina aquecida com jatos de hidromassagem, futons que parecem flutuar sobre a água e esquadrias 180° que permitem ampla incidência de luz solar.
Diferenciais wellness nos imóveis-arte Laguna
O pilar wellness é um diferencial dos imóveis-arte Laguna que visa transformar o estilo de vida dos moradores. O empreendimento PINAH representa um marco nessa jornada e foi o primeiro residencial brasileiro pré-certificado com o selo WELL, o mais alto padrão na promoção de saúde e bem-estar em ambientes construídos.
O KAÁ, por sua vez, localizado na melhor região do Bigorrilho, também é pioneiro, pois será o primeiro residencial brasileiro a conquistar os selos WELL e LEED simultaneamente.
Para atender ao critério “movimento” da certificação, o KAÁ terá espaços como quadra de areia e piscina coberta e aquecida com raia semiolímpica para treinos cheios de energia. Já a academia do KAÁ irá oferecer uma rotina plena de saúde, movimento e praticidade, aliada a recursos tecnológicos como o aplicativo Mywellness.
O recurso vai possibilitar inúmeras funcionalidades, como acesso a rotina de treinos e programas personalizados, tornando mais fáceis as práticas de alongamento, musculação, exercícios cardiorrespiratórios e outros.
A nutrição é outro aspecto promovido pelos imóveis-arte Laguna e certificado pelo selo WELL. A construtora compreende que fatores pessoais e ambientais influenciam nos hábitos alimentares. Assim, o KAÁ, o VAZ Batel, o AMPIO, o PINAH e o BIOOS incluem em sua estrutura hortas coletivas, que possibilitam o cultivo de alimentos frescos, saudáveis e livres de agrotóxicos.
Espaços restauradores também fazem parte da promoção de bem-estar nos imóveis-arte da Laguna. Na torre Health, do BIOOS, ambientes como o rooftop, o espaço funcional, o mirante e a praça wellness, por exemplo, irão relaxar o corpo e a mente e promover contato com a natureza.
Na Galeria Laguna, é possível conhecer de perto decorados e maquetes dos imóveis-arte, bem como diferenciais alinhados às tendências wellness e de alto padrão do mercado. A Galeria funciona de segunda a sábado, das 9h às 20h, e aos domingos, das 10h às 17h, na Av. do Batel, 1713. Aguardamos sua visita!
Fonte: Exame, Vogue, Forbes e Saúde em Dia