Tiny houses em São Luiz do Purunã: alto padrão e sustentabilidade

Praticidade e Sustentabilidade com as Tiny Houses

Distante 45 km de Curitiba, capital do Paraná, a cidade de São Luiz do Purunã se destaca como um dos principais destinos do estado para os amantes da natureza. É em meio à sua inconfundível paisagem local que está instalado um encantador projeto de tiny houses. Confira abaixo mais detalhes!

Tiny houses em São Luiz do Purunã

As minicasas móveis desse projeto foram idealizadas pela FMF Instalações e Montagens, em parceria com o biólogo Tom Grando. Já a estrutura de alto padrão das residências de 18 m² são fruto do projeto arquitetônico de Sumara Bottazzari.

As casas foram executadas pela Nômade Houses – empresa que desenvolve soluções inteligentes e minimalistas no Sul do Brasil – e são reflexo do propósito de fomentar modelos construtivos mais sustentáveis, como o off-grid.

Nele, o objetivo é promover edificações com menos intervenções no ambiente, reduzir a perda de materiais, otimizar o tempo de execução da obra e buscar materiais alternativos.

As tiny houses de São Luiz do Purunã receberam uma personalização sofisticada com tecnologia de ponta. Nos interiores, a incidência de luz natural e de ventilação cruzada torna os ambientes mais frescos e aconchegantes. Materiais naturais como a madeira, por sua vez, contribuem para o isolamento térmico e acústico das tiny houses, que se destacam ainda pela eficiência da iluminação de LED e pelo pé-direito de 2,60 metros.

As áreas sociais e privativas foram pensadas para atender a demandas contemporâneas de privacidade, conforto e praticidade. Os espaços sociais são todos integrados e possibilitam que a cozinha seja expandida por meio de uma mesa na área externa. Já para a privacidade dos moradores, o banheiro foi disposto como um divisor na área central da residência. No quarto, o projeto recorreu ao muxarabi: um clássico da arquitetura árabe que atua como divisória. Diversos elementos do dormitório tornam o ambiente mais acolhedor, como a cama queen size, os grandes vãos e janelas e os móveis sob medida com eletrodomésticos embutidos.

Outros diferenciais do projeto

A localização das casas em meio à natureza é um dos grandes diferenciais do projeto, que integra parte da Área de Proteção Ambiental da Escarpa Devoniana, uma formação rochosa com mais de 400 milhões de anos, hoje repleta de campos e bosques de araucárias.

Na área externa das residências, o charmoso deck representa um lugar perfeito para ler, passar o tempo, olhar as estrelas ou simplesmente contemplar a natureza.

A sustentabilidade é outro diferencial das tiny houses de São Luiz do Purunã. Cada casa modular é responsável pelo próprio consumo energético, que será alimentado por placas solares. A água, por sua vez, será fornecida através de um poço já existente no local e da captação da chuva.

Aliados a um biodigestor que ficará responsável pela gestão dos detritos gerados, os recursos incorporados às casas farão delas residências independentes, cujo impacto sobre o terreno será quase zero.

O movimento de tiny houses

Oriundo dos Estados Unidos, o conceito de tiny houses propõe um estilo de vida minimalista e mais próximo da natureza. De modo geral, essa construção modular se caracteriza por metragens máximas de 40 m², economia de recursos, ambientes práticos e confortáveis, baixa geração de resíduos e responsabilidade socioambiental.

Para além do tamanho enxuto, as minicasas incentivam práticas de consumo consciente aliadas a um estilo de vida simples e integrado com o meio. As tiny houses já têm sido valorizadas em muitos países como opções de moradia mais práticas, sustentáveis e economicamente viáveis.

Fonte: CASACOR e Gazeta do Povo

Posts relacionados

  1. Saiba quais são os projetos arquitetônicos mais aguardados de 2022
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário