Conceito e vantagens da construção off-site na arquitetura

construção off-site favorece a construção

Com registros na história desde a era do Império Romano, a construção off-site já passou por inúmeras investidas de consolidação e avanços ao longo dos séculos, propondo a pré-montagem das estruturas em ambientes externos ao local das obras.

Atualmente, esse modelo construtivo vem ganhando força em sintonia com a tendência de projetos pré-fabricados, contemplando desde residências até plantas hospitalares, por exemplo. Um levantamento divulgado pela MarketsandMarkets em 2020 estimou que a construção off-site pode crescer 5,75% ao ano até 2025. Confira abaixo mais detalhes sobre esse modelo.

Construção off-site atualmente

A construção off-site tem recebido diversas inovações e se refere à fabricação de estruturas fora do canteiro de obras, em ambientes controlados nos quais os elementos da edificação são produzidos com alta qualidade e materiais que variam da madeira ao concreto.

Uma vez fabricadas, as estruturas são levadas para a instalação, que tende a ocorrer de forma mais ágil, prática e menos custosa em relação a projetos tradicionais.

Por serem leves, os módulos pré-fabricados da construção off-site podem ser facilmente transportados, desmontados e montados inúmeras vezes, em locais distintos e com total possibilidade de reúso, sem perdas.

Pela rapidez da entrega da construção, esse método é altamente vantajoso para finalidades corporativas, armazéns e módulos comerciais que demandam pronta execução. Modalidades off-site possibilitam, dessa forma, aplicações mais pontuais, construções mais eficientes e uma significativa redução de falhas.

Vantagens da construção off-site

Vantagens da construção off-site

Reflexos sustentáveis

Uma das maiores vantagens da construção off-site é seu viés sustentável. Isso porque ela dispensa práticas rígidas e invasivas que são prejudiciais ao meio ambiente. A pré-construção, por sua vez, é altamente receptiva a materiais ecológicos e tecnologias que elevam o desempenho do projeto, em sintonia com as demandas ambientais.

Além disso, a fabricação fora do canteiro de obras gera menos resíduos e favorece o uso racional e preciso de matérias-primas. Juntos, esses fatores tornam a construção off-site uma maneira mais consciente de executar projetos.

Qualidade construtiva

Qualidade construtiva nos projetos

Além da agilidade e da segurança proporcionadas pela fabricação em ambientes controlados, outra vantagem dos projetos off-site é o controle de produção e a qualidade construtiva, resultado de maior precisão, segurança e rigorosos padrões de fabricação que diminuem a probabilidade de erros.

Flexibilidade dos projetos

Ao integrar recursos como a tecnologia BIM, a construção off-site amplia as possibilidades de inovação e experimentação por parte dos projetistas, bem como a flexibilidade de adaptação em relação às demandas do mercado.

Com recursos inovadores como softwares open source, projetos off-site podem incluir os clientes no processo criativo e possibilitar inúmeras opções de design personalizadas e mais adequadas às suas preferências.

Acessibilidade

A construção off-site também pode democratizar o acesso à moradia, visto que edifícios pré-fabricados podem ser executados de forma sustentável, ágil e com menor custo, aumentando a acessibilidade da população a residências de melhor qualidade.

Os benefícios que a construção off-site têm a oferecer ao setor reforçam a importância de se recorrer, cada vez mais, a métodos construtivos sustentáveis e inovadores nos projetos de arquitetura e construção civil.

Fonte: Arch Daily, Flexmade e Prevision

Related Posts

  1. geroarquitetura em ascensão
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário