Confira as tendências da área de engenharia civil para este ano

Confira as tendências da engenharia civil para este ano - Construtora Laguna

Inovação construtiva e tecnológica é um dos pilares da atuação do grupo Laguna, que busca criar imóveis-arte que entregam diferenciais realmente relevantes para a vida das pessoas. Para alcançar este propósito, estamos constantemente acompanhando as tendências da engenharia civil e o desenvolvimento do setor.

Em um mercado pautado pela tecnologia, conceitos como o de Indústria 4.0, que abrange uma transformação na forma como os profissionais se relacionam com as máquinas, tornam-se guias para o aperfeiçoamento da performance construtiva. Vivemos em uma era cada vez mais voltada ao meio digital, o que se reflete tanto nas possibilidades de evolução quanto nas expectativas e necessidades do consumidor.

Muito mais que materiais e técnicas de ponta, a inovação aplicada em cada projeto do grupo, formado pela Laguna e pela TEICH, tem o objetivo de surpreender, proporcionando melhorias reais na qualidade de vida. A soma da sólida expertise técnica de nossa equipe e do profundo conhecimento das demandas racionais e emocionais do público faz com que tenhamos uma percepção única do mercado.

Confira algumas das tendências que ditarão as práticas na construção civil, não apenas em 2019, mas durante os próximos anos.

BIM

O processo de desenvolvimento de projetos em BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informações da Construção) já é uma realidade nas obras do grupo Laguna e permanecerá em ascensão durante o ano.

As etapas de construção digital, planejamento e controle da produção, quando elaboradas e monitoradas com o uso da ferramenta BIM 4D garantem mais assertividade de prazo e possibilitam a prevenção de riscos.

Além disso, sua capacidade de solucionar problemas a torna uma importante aliada da equipe, que conta com suporte técnico ao longo dos processos e tem informações precisas para o desenvolvimento de análises.

Construção modular e pré-fabricados

A utilização de elementos estruturais fabricados sob medida fora do canteiro de obras, como os sistemas unitizados da fachada do BBC, é outra grande tendência na engenharia civil. Essa tecnologia permite acelerar as etapas construtivas e otimizar os processos.

Confira as tendências da área de engenharia civil para 2019 - Construtora Laguna
BBC – Barigui Business Center

Wearables

Mais comuns no exterior, especialmente na área de saúde, os dispositivos vestíveis devem conquistar espaço também no mercado nacional de construção civil, visando a segurança e a integridade física dos colaboradores.

Os wearables são sensores inteligentes que podem ser adicionados em uniformes, capacetes e acessórios e são capazes de medir dados biométricos, como temperatura, frequência cardíaca e atividade elétrica da pele, assim como identificar a localização exata do trabalhador. A partir destas informações, é possível evitar acidentes, calcular o número de pessoas em determinada área e emitir sinais de alerta em caso de emergências.

Sustentabilidade

As vantagens da construção verde já não são novidade. Ainda assim, a sustentabilidade segue orientando as inovações tecnológicas para que seja possível reduzir, ao máximo, os danos causados pela construção civil ao meio ambiente.

Além de aplicar técnicas construtivas que visam a economia de recursos e a destinação adequada de resíduos durante as obras, é imprescindível que os profissionais da área desenvolvam soluções para estimular o consumo consciente também no dia a dia dos moradores.

Os lançamentos mais recentes da Laguna, ALMÁA Cabral e MAI Terraces, são excelentes exemplos de construções que adotam o compromisso de propagar o pensamento verde. Em processo de certificação inédita no Brasil – o GBC Platinum –, os residenciais contarão com um carro elétrico para uso comum dos moradores, tomadas para recarga de carros e bicicletas elétricas e 30% da energia dos condomínios gerada por placas fotovoltaicas.

Confira as tendências da área de engenharia civil para este ano - Construtora Laguna
ALMÁA Cabral

Realidade aumentada

Após a utilização da realidade virtual como forma de oferecer uma experiência de imersão ao consumidor, simulando por meio de óculos 3D a ambientação do empreendimento antes mesmo do início de sua construção – tecnologia presente nos stands de vendas da Laguna –, o mercado passa a adotar também a realidade aumentada.

Com ela, o nível de interação é maior, já que mescla elementos virtuais ao ambiente real. É o caso dos filtros interativos do Instagram, por exemplo, que sobrepõem objetos e efeitos nas imagens capturadas pela câmera.

Confira as tendências da engenharia civil para 2019 - Construtora Laguna

No contexto da engenharia civil, uma das utilidades mais adotadas é a criação de hologramas em tempo real nos terrenos que receberão construções. Como vantagens da tecnologia, é possível economizar tempo e recursos, adquirir precisão nos projetos e melhorar a eficiência da gestão, entre outras.  

Internet das coisas (IoT)

Com a internet das coisas, diversos objetos comuns têm conexão online. Aplicada à rotina construtiva, a tecnologia permite o rastreamento de equipamentos e equipes, a condução de drones, a coleta de dados e o acompanhamento de informações em tempo real.

Além da aplicação durante o desenvolvimento do imóvel, também é tendência a adaptação dos projetos para que a IoT esteja presente no cotidiano das pessoas que frequentarão o espaço comercial ou residencial, oferecendo mais conforto e praticidade.

Leia também: OPTree: tecnologia, design e sustentabilidade na Praça de Convivência Laguna

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário