6 destinos inspiradores para encerrar 2021

Conheça o Brasil

Em paralelo ao avanço da vacinação, que inspira um cenário mais estável, o fim do ano se aproxima e com ele chega o momento de canalizar boas energias para o próximo ano. Por isso, a Construtora Laguna separou 6 destinos inspiradores para você encerrar o ano da maneira que realmente importa: vivenciando momentos inconfundíveis ao lado de quem ama. Confira abaixo!

Virada de ano revigorante em Poços de Caldas

No Sul de Minas Gerais, Poços de Caldas é um dos destinos inspiradores que convida a desconectar, relaxar e renovar as energias para o próximo ano. A cidade é um lugar ideal para quem busca descanso, sossego e calmaria.

Cercado por natureza, esse simpático lugar de paisagens bucólicas tem a água como um de seus protagonistas. Ela se faz presente em diversas fontes e cachoeiras distribuídas pela região, assim como nos famosos banhos de imersão.

Esse precioso contato com a natureza beneficia a saúde mental e física dadas as propriedades alcalinas, sulforosas, terapêuticas, medicinais e termais das águas de Poços de Caldas, que relaxam, curam e proporcionam um tratamento natural complementar contra problemas respiratórios, cardíacos e articulares.

Um dos locais que vale a visita é a Cachoeira Véu das Noivas, cartão-postal da cidade. Além das três quedas d’água com altura de até dez metros, os visitantes podem contemplar uma incrível paisagem cercada de verde. Outro ponto turístico com muita conexão com a natureza e ar puro é a Pedra Balão, que também proporciona uma vista privilegiada da cidade, do alto de formações rochosas.

Para os adeptos de atividades radicais, Poços de Caldas oferece ótimas condições para práticas como trekking e voo livre, na Serra de São Domingos. Na parte gastronômica, as charmosas feiras de artesanato que ocorrem aos domingos nas praças da cidade servem saborosos doces, queijos, quitutes tradicionais e demais delícias da região.

Caribe brasileiro

Águas puras, mornas e cristalinas atraem turistas de todos os lugares na cidade de Maragogi (AL), considerada o “Caribe brasileiro”. A 120 km da capital do estado, Maceió, esse inconfundível lugar no Nordeste encanta pela beleza de suas piscinas naturais e por sua simplicidade. Em meio ao belo litoral que integra a Costa dos Corais, Maragogi destaca-se entre os destinos inspiradores de fim de ano que permitem relaxar e refrescar-se no mar nordestino.

Uma das atividades mais buscadas na cidade são os passeios de Buggy. Tanto em percursos no litoral sul quanto no norte, é possível conhecer belas praias, como Japaratinga, ou mesmo realizar uma visita ao projeto Peixe-Boi, que permite acompanhar de perto os cuidados com esse animal em extinção.

Já os passeios nas piscinas naturais – uma das principais atrações de Maragogi – podem ser realizados de lancha ou de catamarã e encantam pela grande diversidade de peixes e animais marinhos. As paisagens naturais irão revigorar os visitantes, além de certamente fazerem parte dos destinos inspiradores com experiências que aproximam os viajantes do que é essencial.

Destinos inspiradores cercados por natureza: Chapada Diamantina

No interior da Bahia, a Chapada Diamantina é um imperdível destino situado em uma região de serras, perfeita para quem ama estar cercado pelo meio ambiente – rios, cachoeiras, grutas, poços de água transparente e demais locais de conexão com a natureza.

As exuberantes paisagens da Chapada são cenário para diversas atrações, entre as quais está a Cachoeira da Fumaça – uma das maiores do país. Os 12 km de caminhada para chegar ao topo da cachoeira valem cada passo. Lá do alto, é possível contemplar o espetáculo da queda das águas e a vista panorâmica do exuberante Vale do Capão. A cereja do bolo é a formação de belíssimos arco-íris, bastante comum em dias ensolarados.

A Cachoeira da Fumaça também pode ser contemplada pelo Morro do Pai Inácio, que proporciona uma deslumbrante visão dessa escultura natural e oferece inesquecíveis mergulhos nas águas transparentes da Gruta da Pratinha. No local, os turistas se admiram com a beleza das luzes nos poços Azul e Encantado.

Além das inesquecíveis belezas naturais da Chapada, outros motivos que fazem os visitantes quererem voltar são as charmosas cidades históricas da região, a hospitalidade dos habitantes e a deliciosa gastronomia marcada por pratos como o refogado tradicional e o godó de banana.

Um pedaço do interior da Europa no Brasil

O Espírito Santo reserva um encantador destino nas serras capixabas para os que buscam lugares tranquilos, relaxantes e com paisagens naturais: a cidade de Domingos Martins, situada a 80 km de Vitória.

Repleta de cachoeiras, florestas, montanhas e um agradável clima ameno, a região carrega e preserva a cultura de países como França, Alemanha, Portugal e Itália, que se reflete na gastronomia, nos costumes e na arquitetura local.

Além da possibilidade de contemplar de perto – por meio de trilhas – a segunda maior cobertura de Mata Atlântica do Brasil, os visitantes podem explorar a Pedra Azul, um incrível pico com 1.882 metros de altitude e formação de granito e gnaisse. Ele pode ser acessado através de trilhas ecológicas, no Parque Estadual da Pedra Azul.

Outras atrações do local são as piscinas naturais, as cavalgadas, a deliciosa gastronomia italiana que predomina na região, o ecoturismo e as atividades radicais, como o rapel em belas cachoeiras e raftings pelas corredeiras do rio Jucu.

Monte Verde

O distrito de Monte Verde destaca-se como um dos principais pontos turísticos de Minas Gerais. Esse encantador destino para encerrar 2021 fica situado entre as montanhas da Serra da Mantiqueira e reserva uma série de passeios para casais, amigos e toda a família.

Para além da aconchegante hospedagem em meio às montanhas, em chalés privativos, alguns com hidromassagem, lareiras e fondue, Monte Verde possibilita desbravar a natureza através de picos e trilhas. Um dos principais pontos é a Trilha do Pinheiro Velho, que percorre árvores centenárias, entre as quais está um impressionante pinheiro com 500 anos.

Uma outra trilha leva à Pedra Redonda, cujo topo proporciona a sensação de sentar-se próximo às nuvens e a oportunidade de apreciar belas paisagens serranas. Na região, lugares como a Fazenda Radical recebem os amantes de adrenalina para realizar circuitos de arvorismo, arco e flecha, slackline, passeios de jipe e quadriciclo, escalada, além de duas megatirolesas, que juntas contam com aproximadamente 1 km de extensão.

Nesta época do fim do ano, além do Festival de Natal que ocorre na cidade, pode-se acompanhar a bela queima de fogos de artifício realizada no réveillon, próximo ao aeroporto – o mais alto do país –, e encerrar o ano com boas vibrações.

Fim de ano em São Luiz do Purunã

A 45 km da capital paranaense, o distrito de São Luiz do Purunã tem atraído cada vez mais turistas por ser um verdadeiro refúgio da cidade grande, em meio a deslumbrantes paisagens da natureza. Esta, inclusive, destaca-se entre as principais atrações para quem busca desacelerar, relaxar e desfrutar de inúmeras opções de lazer.

Pouco habitada, a região é ideal para uma memorável experiência sensorial, seja para praticar ioga em frente ao cânion, imergir na mata nativa em uma trilha à beira do cânion e em meio aos sons da natureza ou contemplar o voo dos pássaros, o pôr do sol ou o belíssimo céu estrelado do lugar. No distrito, empresas oferecem passeios guiados e vivências que ensinam sobre a geologia, o campo energético e as plantas da região, propondo reconectar os participantes com os elementos da natureza.

São Luiz do Purunã oferece um amplo leque de opções de lazer. Passeios a cavalo estão entre as atrações mais buscadas: há desde as cavalgadas mais breves até os trajetos mais longos, que terminam com um delicioso churrasco ou almoço tropeiro. O cicloturismo também é destaque entre as alternativas de lazer da bela região, possibilitando que os ciclistas conheçam os diversos estabelecimentos locais enquanto pedalam e se encantam com a natureza local.

Outra experiência diferenciada para se fazer no distrito é uma imersão, por meio da arquearia, na cultura indígena – cuja influência na região é grande. Ofertada pela empresa Cabanha Esperança, a vivência ensina de forma lúdica e segura desde o manuseio até o lançamento de flechas.

Para desfrutar cada momento da viagem a esses destinos inspiradores com segurança, lembre-se de utilizar máscara e evite aglomerações. A Construtora Laguna deseja um feliz Ano-Novo e um próspero 2022!

Fonte: Metrópoles, Melhores Destinos do Brasil, trivago e Viagem e Turismo

Related Posts

  1. Espaços verdes em uma cidade sustentável
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário