7 lugares para conhecer no mundo antes que desapareçam

7 lugares para conhecer no mundo antes que desapareçam

 

Entre tantas transformações na sociedade e na natureza, é claro que alguns pontos turísticos também passam por mudanças. Alguns reduzem suas atrações, outros, o número de visitantes, e outros ainda podem até ser desativados.

Pensando nisso, separamos algumas viagens com destino a 7 lugares para conhecer no mundo antes que desapareçam!

Destinos turísticos ameaçados pela degradação

Infelizmente, monumentos históricos e outros locais ficam cada vez mais frágeis com o tempo, por ações do homem ou da própria natureza. O que podemos fazer é respeitar as regras adotadas para a preservação e aproveitar o quanto antes para visitar estes lugares ricos em história, beleza e cultura.

1. Maya Bay

Cartão-postal da Tailândia, a praia de Maya Bay passará certo tempo desativada, de junho a setembro de 2018, para que o recife e o ambiente marinho possam se recuperar sem as interferências humanas. Por conta do excesso de turistas que chegam de barco, a praia apresenta uma devastação parcial dos seus recursos e entra para a lista de lugares com perigoso processo de degradação. Portanto, no futuro o número de visitantes será reduzido e os barcos serão proibidos de ancorar.

Para contornar problemas assim, a Tailândia já investe em atividades turísticas sustentáveis.

7 lugares para conhecer no mundo antes que desapareçam Tailandia - Construtora Laguna

 

2. Templos de Bagan

Este lugar histórico abriga centenas de pagodes budistas – modelos de arquitetura religiosa construídos entre os séculos X e XIV. Localizada no Mianmar e próxima à placa tectônica Indiana, a região passou por um terremoto em 2016, no qual mais de 60 templos foram danificados. Ou seja, por conta da localização e da idade dos pagodes, eles correm o risco de desmoronar com o tempo.

7 lugares para conhecer no mundo antes que desapareçam Templos de Bagan - Construtora Laguna

 

3. Ilhas Maldivas

Os bangalôs sobre águas cristalinas, entre mais de mil ilhas, são populares no Instagram de famosos. Mas a triste realidade é que essas estruturas estão apenas um metro acima do nível do mar. Com o aquecimento global e, consequentemente, o aumento do nível da água, acredita-se que, em 100 anos, as Maldivas desaparecerão.

7 lugares para conhecer no mundo antes que desapareçam - Construtora Laguna

 

4. Veneza

Quem diria, uma cidade histórica da Itália e famosa mundialmente está ameaçada de extinção. Também por conta do aumento do nível do mar e do processo natural de deslizamento dos sedimentos onde está localizada, pesquisadores estimam que até o final deste século a cidade estará embaixo d’água.

7 lugares para conhecer no mundo Veneza - Construtora Laguna

 

5. Machu Picchu

Um dos mais incríveis lugares para conhecer no mundo! A herança da civilização inca, com suas construções magníficas e perfeitas para o século XIV, também corre o risco de desabar, devido à localização a 2.400 metros de altitude na cordilheira peruana.

7 lugares para conhecer no mundo Machu Picho - Construtora Laguna

 

6. Muralhas da China

Enquanto a China tem novas construções tecnológicas impressionantes, quase nove mil quilômetros de uma obra que começou em 200 a.C. segue resistindo à erosão do vento. No entanto, ela também enfrenta uma série de vandalismos e a venda ilegal de seus tijolos. Por conta da sua extensão, é impossível fiscalizar a Muralha para a sua preservação.

7 lugares para conhecer no mundo antes que desapareçam - Construtora Laguna

7. Floresta Amazônica

Esse lugar tão perto de nós há muitos anos está ameaçado. A maior floresta tropical do mundo e rica em fauna e flora, perde aproximadamente 22 mil km² por ano para a produção agrícola. Sem dúvida, vale a pena visitar, mas principalmente contribuir para que ela seja preservada.

7 lugares para conhecer no mundo Amazonia - Construtora Laguna

E aí, ficou inspirado para adiantar os planos de viagem? Aproveite enquanto esses lugares para conhecer no mundo ainda podem receber visitantes.

 

A Construtora Laguna se preocupa com o meio ambiente e tem forte atuação na construção sustentável, com a missão de preservar o futuro trazendo estruturas cada vez mais livres de impactos ambientais e sociais. Somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país!

 

Leia também: Destinos para fugir do óbvio

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário