Influências da arquitetura na qualidade do sono

A importância da qualidade do sono

Diversos fatores do ambiente podem influenciar a qualidade do sono dos moradores. A seguir, confira alguns elementos arquitetônicos que contribuem para boas noites de descanso.

A importância da qualidade do sono

A qualidade do sono exerce uma grande influência na saúde e no bem-estar. Um estudo divulgado pela empresa Royals Philips demonstrou que, no Brasil, 69% dos adultos consideram que o sono possui grande impacto no dia a dia. Uma boa noite de descanso favorece a produtividade, o raciocínio e a memória, ajuda a regular hormônios e auxilia no bom funcionamento do organismo.

Além disso, tomando como base uma quantidade de descanso de 8 horas por noite, estima-se que pelo menos 10 horas do dia são passadas no quarto.

Dentro desse contexto, a neuroarquitetura avalia os elementos do ambiente que podem ter reflexo sobre o humor, a disposição, o bem-estar e a própria qualidade do sono dos ocupantes. No tocante a uma noite de descanso completo, alguns aspectos considerados são as cores do ambiente, a iluminação e a disposição dos móveis.

Aplicações da arquitetura do sono

Na chamada “arquitetura do sono”, são levados em consideração fatores fundamentais que contribuem para boas noites de descanso. Alguns deles são:

  • Escolha de cores: uma das principais recomendações para ambientes de descanso é o uso de tonalidades claras. De acordo com a psicologia das cores, elas acalmam e contribuem para o relaxamento. Já as cores vibrantes tendem a ser estimulantes e devem ser evitadas nos quartos.

Uma alternativa que ajuda a criar uma atmosfera aconchegante e acolhedora são tons leves e terrosos, como o da madeira, ou paletas monocromáticas.

  • Acústica: a acústica é um fator fundamental para evitar interrupções durante o descanso. Alguns recursos utilizados por arquitetos são esquadrias acústicas que atenuam a passagem de ruídos, isolantes acústicos e materiais têxteis ou mantas que absorvem o som.
  • Iluminação: a iluminação ambiente é outro ponto de atenção em um ambiente pensado para o descanso. Uma das recomendações arquitetônicas é recorrer a uma iluminação aconchegante e relaxante que acompanha o nosso relógio biológico, a chamada iluminação circadiana.

Em sintonia com o ritmo do organismo, que responde às variações de luz durante o dia, essa estratégia lumínica induz as pessoas a se manterem despertas durante o dia, enquanto estimula o descanso à noite. Para isso, são recomendas luzes com tonalidades mornas, bem como luminárias e abajures.

Cortinas tipo blackout são outro recurso que ajuda na produção da melatonina (hormônio do sono) e, com isso, a ter um descanso de qualidade.

Promoção da qualidade do sono nos imóveis-arte Laguna
  • Temperatura: a falta de conforto térmico no ambiente pode fazer com que a pessoa desperte antes do ciclo completo de sono. Por isso, é fundamental manter a temperatura entre 18 °C e 20 °C, considerada ideal para a qualidade do sono.

Nesse sentido, fatores que podem ajudar são a ventilação natural, para manter os interiores frescos em temporadas mais quentes, ou recursos mais avançados de conforto térmico, como sistemas de aquecimento de piso e calefatores para aquecer os interiores.

Promoção da qualidade do sono nos imóveis-arte Laguna

Nos imóveis-arte Laguna, a excelência construtiva tem como um dos focos a qualidade de vida dos moradores. Residenciais como o PINAH, por exemplo, já buscam o renomado selo WELL, primeira certificação do mundo voltada exclusivamente para a saúde e o bem-estar.

Para isso, o selo leva em consideração dez critérios: ar, água, comunidade, conforto térmico, luz, materiais, mente, movimento, nutrição e som. O cumprimento desses quesitos influencia diversos aspectos da rotina dos moradores, como o humor, a satisfação, o bem-estar, a produtividade e a qualidade do sono.

No empreendimento BIOOS Home, o conforto térmico também irá favorecer o descanso dos moradores. Na torre residencial desse inconfundível complexo, recursos como piso aquecido nos dormitórios, esquadrias de alta performance termoacústica e manta acústica nas lajes entre as unidades tornarão os interiores mais aconchegantes.

No KAÁ, o piso aquecido nas suítes e a infraestrutura para ar-condicionado nas áreas íntima e social irão favorecer interiores mais confortáveis termicamente. Para evitar interrupções no ciclo de sono, o KAÁ também incorpora inúmeros recursos de conforto acústico. Alguns deles são paredes duplas em drywall com isolamento entre as unidades, kit silenzia, esquadrias com desempenho termoacústico e manta acústica nas lajes dos apartamentos.

Em termos lumínicos, um destaque entre os imóveis-arte da Laguna é o inconfundível AMPIO. O empreendimento possui uma arquitetura guiada pelo sol, que incorpora painéis fixos e móveis tipo brises na fachada.

Tais elementos permitem que os moradores regulem a incidência de luz desejada, o que favorece tanto o conforto lumínico quanto o térmico. À noite, os ocupantes poderão acionar as persianas blackout motorizadas presentes nos dormitórios.

Na Galeria Laguna, é possível conhecer de perto os diferenciais que fazem dos imóveis-arte da Laguna criações inconfundíveis para a qualidade de vida dos moradores. No local, você confere o decorado do KAÁ, maquetes dos empreendimentos e telas interativas, e pode conversar diretamente com os consultores da Laguna.

A Galeria funciona de segunda a sábado e em feriados, das 9h às 20h, e aos domingos, das 10h às 17h. O endereço é Avenida do Batel, 1713. Venha conferir!

Fonte: Casa Vogue, Gazeta do Povo, ArchDaily e Casa Abril

Posts relacionados

  1. Ação sustentável, família folha
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário