Confira os destaques da CASACOR Paraná 2022

CASACOR Paraná 2022

Entre junho e agosto deste ano, a CASACOR Paraná 2022 reuniu dezenas de profissionais e de ambientes na 28ª edição da maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo do estado. Confira abaixo mais detalhes e os destaques do evento!

28ª edição da mostra

A CASACOR Paraná 2022 foi composta de 40 ambientes e espaços sociais desenvolvidos por 38 equipes de profissionais, entre veteranos e novos talentos.

Em quase 6 mil m² de área construída, o evento reuniu arte, cultura e entretenimento para impactar o público acerca de espaços que promovem diferentes conceitos de morar, trabalhar e desfrutar o entorno. Neste ano, a 28ª edição da CASACOR Paraná abraçou temas como sustentabilidade, regeneração, metaverso e a casa como refúgio.

O tema de 2022, “Infinito Particular”, buscou valorizar as memórias pessoais e tudo aquilo que representa um “porto seguro” para os moradores, junto a tendências contemporâneas. Assim, o bem-estar mental e físico, o conforto, a harmonia e o equilíbrio tornam-se prioridades nos ambientes construídos.

O tema da CASACOR também abarcou soluções sustentáveis comuns à era digital e aspectos como cores, mobília, texturas e elementos naturais que, juntos, fazem do lar um refúgio focado no bem-estar.

Os projetos da mostra, que avaliou os premiados em 12 categorias, abordaram importantes aspectos da arquitetura contemporânea, como funcionalidade, autocuidado, acabamentos naturais e design afetivo.

Revestimentos na CASACOR Paraná 2022

Parceira da Laguna em diversos projetos, a Roca Cerâmica se destacou. O espaço Banheiro Dreams, por exemplo, recebeu porcelanatos mate nas paredes, inspirado em uma técnica bem consolidada em Veneza, com apelo ao visual “destonalizado” e à textura original das rochas.

No espaço Bistrot, a Roca apostou em porcelanatos que aliam a geometria minimalista à elegância do mármore em diversas tonalidades, das mais sóbrias às policromáticas.

Já na Smart Home Sebrae, porcelanatos em superformatos (120 cm x 120 cm e 120 cm x 250 cm) e revestimentos em versões com e sem revelo se mesclaram à estética natural do projeto, com mix de texturas e elementos como pedra, plantas e madeira.

Movimento well-being

Na CASACOR Paraná 2022, diversos profissionais fizeram jus à crescente tendência well-being, que vem determinando a criação de projetos no mercado imobiliário. Um exemplo foi o Loft Soul Natuzzi, um loft open space pensado para reunir pessoas, relaxar ou ter momentos de conexão consigo. O espaço visou o bem-estar físico, espiritual e mental, com foco no conforto e no equilíbrio dos usuários.

Outro ambiente voltado ao movimento well-being foi o Living Betron, que optou pelo conceito de oásis urbano – adotado, inclusive, pelo inconfundível ALMÁA Cabral, imóvel-arte da Laguna. Para estimular momentos de contemplação, convívio e relaxamento, o espaço usou cores claras e neutras, estética minimalista, materiais naturais como pedra e madeira e elementos essenciais como água, ar, fogo e luz.

Com proposta análoga, o projeto Home Spa, da DECA, foi um dos premiados pela mostra na categoria “Original”. Esse ambiente projetado para o bem-estar propôs uma rotina de autocuidado, relaxamento e reposição de energia por meio de experiências sensoriais.

Para isso, foram utilizadas diferentes texturas, vegetação natural, simetrias, cores sólidas e materiais em formas e tons que traduzem a conexão com a natureza.

Inovação e tecnologia

Os destaques em inovação e tecnologia da CASACOR ficaram por conta de projetos como o da Eco Flame Garden. Inspirado nos jardins de inverno franceses, o ambiente buscou valorizar os momentos de reunião familiar nos dias mais frios.

Ele foi composto por lareiras de mesa, tachos e pufes de jardim que criaram uma atmosfera intimista e aconchegante. As peças da empresa para áreas externas integram uma solução que é repelente a água e oferece proteção UV e tecnologia antimofo e antiviral.

O Office Garage Audi foi outro grande destaque da mostra. Trata-se de um inspirador ambiente pensado para trabalho e momentos de descontração, onde o ócio criativo e a produtividade se encontram.

O espaço aliou conceitos sustentáveis e tecnológicos, como a arquitetura solar. A partir de 10 placas fotovoltaicas, o ambiente gerou energia para abastecer inclusive o carro elétrico Audi e-tron Sportback, presente no ambiente com bastante visibilidade. A iluminação do local também foi inovadora, ao integrar um painel de pedra que muda de cor graças à tecnologia Pietrafina.

Esta possibilita a criação de placas translúcidas de rochas, como o mármore, que podem receber fitas de LED ou lâmpadas por trás para gerar um incrível efeito luminoso, como foi feito no Office Garage Audi.

Referências biofílicas

A crescente tendência biofílica esteve presente em vários ambientes da CASACOR Paraná 2022, como no Grand Lounge. Propondo momentos de reencontro e reconexão, o espaço uniu arquitetura, cenografia e elementos naturais como pedra e madeira para criar uma atmosfera aconchegante, acolhedora e natural.

Proposta semelhante foi adotada no Garden Lounge, que recebeu um circuito de espécies vegetais e materiais naturais que estimulam nos usuários uma maior conexão pessoal.

O Camarim foi outro espaço da mostra que explorou o design biofílico para reconectar as pessoas a aspectos essenciais da vida. No ambiente, isso foi feito por meio de cores, texturas, padrões encontrados na natureza, mobiliários com madeira e formas orgânicas e um jardim vertical.

Com aplicações e soluções como essas, os 40 ambientes da CASACOR Paraná 2022 reforçaram as principais tendências dos conceitos de morar, trabalhar e desfrutar os espaços construídos.

Fonte: TOPVIEW, CASACOR Abril e Imóvel Magazine

Posts relacionados

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário