Lar sustentável: integração entre casa e natureza

INTEGRAÇÃO ENTRE ÁREAS PRIVATIVAS E NATUREZA – KAÁ

O termo “biofilia” foi utilizado pela primeira vez em 1964 pelo psicólogo Erich Fromm e, posteriormente, por Edward O. Wilson, que constatou que o excesso de urbanização resulta em uma forte desconexão com a natureza. A palavra biofilia provém do grego e aborda a conexão entre pessoas e natureza, visando o bem-estar humano.

De uns anos para cá, essa relação vem sendo resgatada por projetos sustentáveis que priorizam os elementos naturais, a leveza e a paisagem. A seguir, confira algumas formas de integração entre casa e natureza.

O encontro entre casa e paisagem

Na arquitetura sustentável, predomina o respeito pela paisagem local e pelas características do terreno. Preservar as áreas verdes nos projetos, por exemplo, é um princípio sustentável que evita o desmatamento e gastos com materiais.

Mais do que proporcionar uma vista desimpedida, a integração entre casa e paisagem permite conectar-se à natureza através de varandas, terraços e jardins. Nos projetos arquitetônicos, esse conceito também se constrói visualmente pela união de ambientes ou pelo uso de vidro, que liga os interiores à paisagem externa.

Entre seus benefícios, a conexão entre casa e natureza convida a momentos de contemplação, favorece o acesso ao ar puro e à luz solar e gera relaxamento. Um exemplo de projeto alinhado a essa tendência é o KAÁ, imóvel-arte que irá integrar uma paisagem restauradora para abraçar o bem-estar das pessoas.

Localizado em frente ao Bosque da Copel, o KAÁ tem a natureza como protagonista, preservando o entorno de modo inseparável das áreas internas. Nos espaços comuns, por exemplo, os amplos caixilhos de alumínio e os vidros irão conectar visualmente os moradores ao jardim, permitindo que eles contemplem a paisagem como uma grande tela viva em transformação. Nos jardins, os moradores irão conviver com belas espécies nativas e outras adaptadas a Curitiba, presentes em todos os pavimentos da torre e emoldurando a vista das residências-jardim.

Sustentabilidade nos imóveis-arte Laguna
RESIDÊNCIAS SUSPENSAS – KAÁ

Luz, ar puro, casa e natureza

A relação com o exterior da casa é um aspecto importante de lares sustentáveis. A incidência de luz e ventilação naturais, por exemplo, confere leveza e fluidez aos interiores. Além disso, contribui para a eficiência energética, graças à regulação térmica e lumínica. Os efeitos positivos são notados no humor, na produtividade e na qualidade do sono dos moradores.

O AMPIO, imóvel-arte da Laguna, é um exemplo de empreendimento que tem a luz natural como foco. Localizado em uma região ampla e iluminada, o residencial possui arquitetura guiada pelo sol e fachada com brises fixos e móveis. Estes elevam o desempenho energético do edifício e permitem regular a incidência de luz desejada, reduzindo gastos e contribuindo para a sustentabilidade.

As duas torres que compõem o AMPIO são a Sole e a Luna. A primeira está situada ao leste, estrategicamente voltada para onde o sol nasce, para que os moradores possam dar as boas-vindas a dias novos e inspiradores. Na torre Luna, por sua vez, voltada para o oeste, será possível contemplar o pôr do sol e acompanhar a chegada de noites tranquilas.

Luz Natural nos imóveis Laguna
ILUMINAÇÃO ESTRATÉGICA NO AMPIO

O imóvel-arte KAÁ também irá priorizar a incidência de luz solar, a partir de cálculos precisos. Assim, o projeto está orientado perfeitamente para que a luz natural se faça sempre presente nas unidades e áreas comuns do empreendimento, envolvendo os moradores em uma atmosfera branda e convidativa.

Além da melhor insolação possível, o KAÁ também prioriza a ventilação natural cruzada, aspecto importante em projetos sustentáveis e conectados com a natureza. Isso porque espaços arejados, com boa circulação de ar, promovem conforto térmico e economia energética e favorecem a qualidade ambiental interna, ao deixar os cômodos mais salubres.

Verde que revigora

O verde está cada vez mais presente na decoração para estreitar a conexão com a natureza e transformar o lar em um refúgio aconchegante. Entre as ideias para incluir a vegetação estão os jardins verticais ou de inverno, os telhados verdes e as aplicações como a Urban Jungle, que propõem o uso destacado de espécies vegetais nos interiores.

Como benefícios que a vegetação proporciona aos interiores e aos moradores, podemos citar a renovação do ar, a regulação da umidade, o conforto térmico e o bem-estar.

Uma das plantas mais usadas na decoração são as orquídeas, que ornam perfeitamente com ambientes como a sala de estar e se adaptam bem à luz indireta. Outro exemplo são as begônias, que embelezam o cômodo com suas folhagens coloridas. Para os dormitórios, espécies como a espada-de-são-jorge são muito recomendadas pois purificam o ar e são de fácil cuidado.

Leia mais: As principais tendências do Green Building

Materiais naturais

Materiais naturais e sustentáveis
MATERIAIS NATURAIS NO SALÃO DE FESTAS – KAÁ

Pensar um lar sustentável é priorizar o uso de materiais naturais. Nos interiores, madeira, pedras, bambu e palha podem estar presentes em revestimentos, móveis, objetos decorativos ou elementos estruturais.

Os princípios biofílicos conectam os ocupantes à natureza e favorecem a saúde e o bem-estar. A madeira é um dos elementos naturais que mais contribuem para essa finalidade. Um estudo divulgado pelo periódico The Japan Wood Research Society, por exemplo, comprovou que a presença de madeira é capaz de reduzir o estresse, a pressão arterial e a frequência cardíaca. A madeira também proporciona conforto térmico, graças à sua baixa condutividade, tornando os ambientes mais aconchegantes.

No dinâmico imóvel-arte VAZ Batel, da Laguna, a madeira é um dos elementos biofílicos presentes em diversos espaços. No lobby, ela compõe o acabamento de uma grande empena com design diferenciado, gerando uma atmosfera aconchegante.

Na integração entre casa e natureza, cada detalhe contribui para ambientes mais aconchegantes, saudáveis e sustentáveis.

Fonte: Revista Casa e Jardim, Casa Vogue e Todeschini

Posts relacionados

  1. GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR – KAÁ
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário