A geração Z, que representa os nascidos entre 1995 e 2010, vem influenciando continuamente o mercado imobiliário. Demandas que antes eram vistas como custosas, como é o caso de soluções sustentáveis, atualmente são diferenciais indispensáveis aos olhos do consumidor.
Apesar desse grupo hoje apresentar uma atuação tímida no mercado imobiliário, ele tende a ser o principal público comprador nos próximos cinco anos. A seguir, saiba mais sobre a influência da geração Z no setor de imóveis.
Geração Z e as demandas sustentáveis
Atualmente, 30 milhões de brasileiros pertencem à geração Z, segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Em paralelo, um levantamento do Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – mostrou que 46% da geração Z é economicamente ativa no Brasil, porcentagem que tende a subir para 70% em um futuro próximo.
A crescente presença dessa geração desperta entre as empresas um ponto de atenção quanto às práticas ESG (Environmental, Social and Governance) no mercado. Isso porque esse novo grupo abrange pessoas mais conscientes sobre o consumo sustentável, tendência que já vem moldando a economia. O estudo “Global Consumer Pulse”, da Accenture, por exemplo, mostrou que 83% dos consumidores brasileiros preferem empresas engajadas com valores semelhantes aos deles.
Altamente ligada às causas ambientais, a geração Z ajuda a moldar os hábitos de consumo e, com isso, influencia as demais gerações. Trata-se do grupo mais atuante em debates sobre o futuro e temas como mudanças climáticas, que atualmente afeta a decisão de compra de ao menos 35% dos jovens em todo o mundo.
Os dados são da pesquisa Edelman Trust Barometer 2022, responsável por analisar a influência da população jovem na comunicação e no desenvolvimento do mercado global. Considerando apenas a geração Z, a probabilidade de consumir de marcas comprometidas com o combate às mudanças climáticas chega a ser dez vezes maior. Diante desse contexto, é crucial que o mercado entenda o poder dessa geração e passe a considerar as principais demandas dela.
Geração Z no mercado imobiliário
A forte presença da população Z no debate sobre causas sustentáveis impacta os hábitos de consumo de diversos segmentos, como o mercado imobiliário. Essa geração estimula no setor uma adaptação, já em andamento, para atender a uma fatia cada vez mais exigente do mercado.
O grupo abrange aqueles que levam em consideração diferenciais como os conceitos ESG na hora de realizar investimentos, segundo a consultoria McKinsey. Diante disso, saem na frente empresas que incorporam aos seus produtos e processos demandas como eficiência energética e hídrica, produção de energia limpa, design ecológico e materiais sustentáveis que reduzem a pegada de carbono.
Sustentabilidade nos imóveis-arte da Laguna
Localizado em uma região central e moderna de Curitiba, o VAZ Batel se destaca como um empreendimento de alto padrão que atende a diversas faixas etárias. Com conforto e senso de pertencimento, o imóvel acolhe diferentes necessidades a partir da volumetria dos interiores e das soluções sustentáveis que incorpora.
As medidas adotadas serão certificadas pelo consagrado selo GBC Condomínio, que reconhece residenciais mais eficientes e confortáveis. Alguns diferenciais do VAZ serão: alto desempenho energético, térmico e lumínico; geração de energia renovável para atender 50% do consumo das áreas comuns; uso consciente de água por metais de baixa vazão; redução dos resíduos gerados; e infraestrutura para carregamento de carros elétricos em todas as vagas residenciais.
Outro imóvel-arte que será um destaque no quesito sustentabilidade é o inconfundível KAÁ. Rodeado de natureza, ele será o primeiro residencial brasileiro a conquistar simultaneamente os selos LEED e WELL. A certificação LEED é referência internacional em construção sustentável em mais de 160 países.
No KAÁ, ela irá atestar práticas como: gerenciamento e separação de resíduos; monitoramento de CO2 na garagem; gerenciamento da água da chuva e reúso de águas cinza; paisagismo com espécies nativas e sistema de irrigação; e módulos fotovoltaicos para atender parte do consumo das áreas comuns.
Na Galeria Laguna, é possível conhecer os detalhes de cada criação da construtora, conversar com nossos consultores e conferir decorados e maquetes. Classificada pelo USGBC como o edifício mais sustentável do mundo, a Galeria fica na Av. do Batel, 1713, e abre de segunda a sábado, das 9h às 20h, e aos domingos e feriados, das 10h às 17h. Venha conferir!
Fonte: Exame, Metrópoles e Casa News