Consumo consciente de água nos imóveis-arte Laguna

Recursos hídricos na construção civil

Na construção civil, recorrer a alternativas sustentáveis desde a fase projetual das obras tem sido uma importante medida para mitigar impactos ambientais. Nesse sentido, o uso consciente da água se destaca entre as principais iniciativas para preservar um dos recursos naturais mais importantes do planeta. Confira detalhes a seguir.

Recursos hídricos na construção civil

Atualmente, a construção civil é responsável por cerca de 21% do consumo de água tratada em todo o mundo, segundo o U.S. Green Building Council. Junto a isso, o desperdício desse importante recurso é uma problemática constante, que no Brasil resulta na perda de 40% da água tratada, de acordo com o Instituto Trata Brasil. Uma das causas do desperdício são os vazamentos nas redes.

Em contrapartida, o setor da construção vem, cada vez mais, mobilizando-se para otimizar o uso da água e evitar o desperdício. Para cumprir esse propósito, as obras recorrem a técnicas e materiais que minimizam ou compensam o uso de recursos hídricos, tais como: sistemas de reúso de água e de captação da chuva, materiais com menor pegada hídrica e monitoramento do consumo de água. Tais iniciativas são fundamentais para fomentar o uso consciente de água na indústria e na sociedade, bem como impulsionar a criação de construções sustentáveis.

Em Curitiba, conhecida como a “Cidade Verde”, a Laguna se destaca como a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do Brasil, gerando reflexos positivos no contexto socioambiental. Isso porque a construtora desenvolve imóveis-arte que aliam conforto, tecnologia, inovação e preservação de recursos naturais.

Zero Water Building

Zero Water Building
GALERIA LAGUNA

Uma das criações mais recentes da construtora, a Galeria Laguna é um destaque em práticas sustentáveis e foi classificada pelo USGBC como o edifício mais sustentável do mundo, em 2022.

Um dos aspectos que levou à conquista do título foi o selo LEED Zero Water, que atesta que a Galeria Laguna possui saldo zero de uso de água potável ao longo do ano. Para isso, o espaço consegue atender a 100% de sua demanda hídrica, graças à estação de coleta e tratamento da água da chuva.

Em paralelo, a Galeria utiliza metais e louças eficientes que reduzem o consumo de água em 30%, o que corresponde a 170 mil garrafas de 500 ml poupadas ao ano.

Com tais práticas, edifícios sustentáveis como a Galeria Laguna contribuem para a redução de descarga de águas residuais, priorizam fontes hídricas alternativas e preservam o consumo de água, evitando o desperdício.

Consumo consciente de água no LLUM Batel

No quesito práticas sustentáveis premiadas, outro destaque da Laguna é o LLUM Batel, imóvel-arte eleito o residencial mais sustentável do mundo em 2021, pelo prêmio LEED Homes Awards.

O LLUM Batel alcançou uma redução de mais de 20% no uso de água, em comparação ao padrão proposto pelo selo LEED. No condomínio, o consumo hídrico chega a ser 75,5% menor quando comparado a edifícios convencionais. Essa porcentagem corresponde a uma economia de, aproximadamente, 80 litros de água por dia.

Outro recurso do LLUM Batel que contribui para o consumo consciente de água é o sistema de aquecimento de água Smartstart. Através dele, a água fria parada na tubulação é redirecionada ao aquecedor de gás e chega quente ao chuveiro, aliando conforto no banho e menos desperdício.

Reúso da água da chuva
EDIFÍCIO MAIS SUSTENTÁVEL DO MUNDO DE 2021 – LLUM BATEL

Reúso da água da chuva

Nas construções sustentáveis, o reúso da água da chuva tem se destacado como uma das principais alternativas para poupar esse recurso. Segundo a empresa COSCH, o reaproveitamento pluvial pode gerar uma economia de até 55% nos custos com água.

Esse tipo de sistema é, também, altamente versátil e pode ser adaptado para diferentes tamanhos e capacidades, de modo a suprir imóveis comerciais ou residenciais, casas ou apartamentos e regiões urbanas ou rurais.

O reaproveitamento da água da chuva para finalidades como rega de plantas, lavagem de carros e descarga também fomenta hábitos sustentáveis na comunidade. Em imóveis-arte como o MAI Terraces, o Iguaçu 2820 e o LLUM Batel, a água da chuva é reutilizada para abastecer os reservatórios dos vasos sanitários das áreas comuns. No inconfundível PINAH, por sua vez, a água pluvial é reutilizada para irrigar o jardim e para a limpeza das áreas de lazer.

Esse precioso recurso também será reutilizado do KAÁ e no AMPIO, gerando inúmeros benefícios socioambientais, entre eles a redução do volume de esgoto descartado; a diminuição de custos com água e luz; a conscientização dos moradores acerca de práticas sustentáveis; e a prevenção contra enchentes e inundações.

Mais detalhes dos processos sustentáveis da Laguna podem ser conferidos na Galeria Laguna, por meio de telas interativas e maquetes. Localizado na Avenida do Batel, 1713, o espaço funciona de segunda a sábado e em feriados, das 9h às 20h, e aos domingos, das 10h às 17h. Venha conhecer e converse com nossos consultores!

Fonte: CASACOR, Ciclo Vivo, Engenharia 360 e Celere

Posts relacionados

  1. Tendências arquitetônicas Construtora Laguna
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário