Saiba o que é bioeconomia e como ela é aplicada no design de interiores

Iniciativas conscientes

Você já ouviu falar de bioeconomia? Também conhecida como economia sustentável, ela tem como objetivo utilizar recursos de origem biológica, renovável e reciclável para estabelecer uma relação harmônica entre o meio ambiente e o setor econômico.

Com isso, o impacto no planeta é menor e acontece a verdadeira transformação das práticas de consumo e produção. De acordo com o ArchDaily, a construção civil e seus materiais representam cerca de 11% das emissões de gases causadores do efeito estufa.

Por isso, os setores de arquitetura, engenharia e construção devem contribuir para a contenção das mudanças climáticas nos próximos anos. É uma tendência, portanto, a reavaliação dos materiais convencionais e métodos construtivos.

É por isso que este segmento tem escolhido, por exemplo, a utilização de recursos naturais e sustentáveis, priorizando o uso de plásticos biodegradáveis e de biomateriais, além da produção de energia limpa, com uso de fontes sustentáveis na geração de energia.

Ao priorizar fontes de energia limpa e, assim, reduzir as emissões de gases do efeito estufa (GEE), minimizam-se os impactos do consumo desenfreado e das cadeias de produção, o que consequentemente contribui para a contenção das mudanças climáticas e dos demais efeitos do aquecimento global.

A Laguna, construtora com o maior número de projetos sustentáveis no Sul do Brasil, aposta em empreendimentos que se destacam por iniciativas inovadoras e preservação de recursos naturais. O resultado pode ser visto na prática em ambientes confortáveis, modernos e inovadores.

Projetos sustentáveis
CONFORTO E INOVAÇÃO – VAZ BATEL

Laguna e sustentabilidade

  • Os empreendimentos BIOOS Home, PINAHAMPIO e LLUM ultrapassam 90% das horas do ano com conforto térmico devido à ventilação natural e utilização de esquadrias e vidros adequados;
  • VAZ Batel ultrapassa 95% das horas diurnas do ano com conforto lumínico por meio de iluminação natural;
  • A meta de desvio de resíduos de obra da Laguna é de mais de 90%. No ROC Batel, essa meta foi superada;
  • 30% da energia das áreas comuns do ALMÁA é gerada por meio de placas fotovoltaicas;
  • Devido a sua economia de energia, o AMPIO deverá reduzir 40% das emissões de gases do efeito estufa;
  • No KAÁ e no BIOOS Health, mais de 30% da água será economizada por meio da utilização de metais eficientes;
  • No ALMÁA, cada apartamento possui carregador de carro elétrico, o que garante para o morador uma autonomia diária de 45km de deslocamento;
  • O LLUM Batel foi eleito como o edifício mais sustentável do mundo pela premiação LEED Homes Awards, pois consome 15% menos energia e 20% menos água, além de contar com ambientes 60% mais confortáveis.
  • Já a recém-inaugurada Galeria Laguna terá pontuação LEED acima dos três dígitos, o que faz do empreendimento o edifício mais sustentável do mundo. A Galeria Laguna terá os seguintes selos:
  1. LEED Platinum (com a maior pontuação no mundo: 102 pontos). Esta pontuação, única acima de 3 dígitos, traz o título de empreendimento mais sustentável do mundo para Curitiba, o Paraná e o Brasil, superando prédios emblemáticos ao redor do planeta, como o One World Trade Center, o The Pyramid e a sede da Apple, em Cupertino/EUA
  2. WELL Platinum
  3. LEED Zero Energy
  4. LEED Zero Water
  5. LEED Zero Waste
  6. LEED Zero Carbon

Esses são exemplos que mostram que é perfeitamente possível conciliar a atuação no mercado com iniciativas conscientes, responsáveis e de preservação do meio ambiente e seus recursos.

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário