Já Fui Mandioca: produtos biodegradáveis em sintonia com o planeta

A Já Fui Mandioca ressignificou o uso de embalagens descartáveis, promovendo hábitos de consumo que respeitam o planeta. Saiba mais abaixo!

Inspire-se na natureza: conheça a Já Fui Mandioca

Fundada em São Paulo, a Já Fui Mandioca utiliza matéria-prima e produção brasileiras, convidando o consumidor a pensar o futuro hoje mesmo.

Foi refletindo sobre a relação entre as pessoas e a natureza e sobre ações concretas para diminuir o impacto ao meio ambiente que a marca desenvolveu uma solução inédita, que além de sustentável, tem relevância econômica, social e cultural.

A empresa criou bioembalagens compostas de fécula de mandioca, matéria-prima nativa e renovável, viabilizadas graças a uma inovadora tecnologia pioneira em fabricação limpa. Os produtos vão desde potes e tigelas até copos e caixas para delivery.

Através da biomimética, os idealizadores da marca obtiveram sucesso em reproduzir uma embalagem inspirada em cascas de fruta, que, ao passo que preservam o alimento, podem ser retornadas à natureza. Depois do descarte, o produto é transformado em adubo, fazendo jus ao conceito de economia circular.

Esta, inclusive, representa um dos principais pilares da Já Fui Mandioca, além da ausência de resíduos gerados. Isso porque, ao se inspirar na natureza e no modelo circular, a marca concretiza uma economia de lixo zero: tudo o que é produzido se torna, posteriormente, matéria-prima com nutrientes para um novo ciclo de produção.

Produtos inspirados na natureza

Entre os princípios básicos que compõem o DNA da Já Fui Mandioca, destacam-se:

  • Matéria-prima: a fécula de mandioca utilizada nas embalagens é, além de biodegradável, 100% renovável e compostável. Por ser cultivada por pequenos produtores de policultura, a mandioca que fornece a matéria-prima dos produtos fomenta a economia e os produtores locais.

Os produtos da marca se destacam por serem 100% veganos. Agregando mais valor ao modelo circular de produção, a biodegradação dos itens ocorre em até 90 dias, quando eles se tornam então um composto de qualidade, livre de materiais pesados e com potencial agronômico comprovado. No caso da linha potEco, os produtos podem ser descartados no jardim de casa, onde se dissolvem com a água da chuva em cerca de 20 dias.

  • Emissão zero: outro diferencial dos produtos Já Fui Mandioca é que, no caso dos copEcos, não há emissão de carbono durante o seu ciclo de produção. Além dos indicadores negativos de emissão de CO­2, os produtos sequestram carbono da atmosfera, função semelhante à desempenhada pelas árvores. 
  • Redução do consumo de água: preservando um dos recursos mais preciosos da natureza, a produção dos copEcos requer um consumo de água 100 vezes menor em relação à fabricação do plástico e 480 vezes menor em comparação ao papel.
  • Logística reversa: integrados a uma logística reversa, os produtos da Já Fui Mandioca transitam por todo o ciclo da terra para a terra. Lixos orgânicos e resíduos descartáveis podem ser levados a um centro de compostagem certificado para, posteriormente, serem comercializados como fertilizantes de plantas.

Sintonizada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), a Já Fui Mandioca prioriza cinco dessas metas em sua estratégia: indústria, inovação e infraestrutura; consumo e produção responsáveis; ação contra a mudança global do clima; vida na água; e vida terrestre.

Dessa forma, a empresa se une a outras milhares de marcas na missão de preservar o meio ambiente e construir um futuro próspero para as próximas gerações.

A sustentabilidade também é um dos pilares da Laguna e se reflete não apenas nos inconfundíveis imóveis-arte da construtora, mas na escolha de suas parcerias.

Com a adoção dos inovadores copEcos há mais de um ano, a Construtora Laguna já economizou 17.100 litros de água, evitou a emissão de 586,44 kg de gás carbônico e deixou de gerar 108 kg de lixo. Acesse os canais da Já Fui Mandioca e junte-se também a esse movimento!

CopEcos da Construtora Laguna em parceria com a Já Fui Mandioca

Site Já Fui Mandioca 

Instagram Já Fui Mandioca

Facebook Já Fui Mandioca 

copecos da construtora laguna em parceria com a já fui mandioca

Leia mais: Conheça a Onda Eco: marca de produtos de limpeza ecológicos

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário