Tecnologias residenciais que elevam o conforto da casa

O boom das tecnologias residenciais

As inovações tecnológicas estão cada vez mais integradas ao mercado imobiliário. Brasil afora, as tecnologias residenciais revolucionam a experiência dos ocupantes e agregam mais conforto, comodidade e segurança. A seguir, confira detalhes e exemplos.

O boom das tecnologias residenciais

Nos últimos anos, as soluções de tecnologia têm transformado casas comuns em lares inteligentes, voltados às mais diversas necessidades e funcionalidades. A alta receptividade do mercado imobiliário a essas mudanças é reflexo da valorização de tudo aquilo que simplifica e inova a rotina.

A evolução das tecnologias residenciais contribuiu para que as pessoas repensassem a relação com o lar, abraçando novos hábitos de comportamento – impulsionados inclusive pelo período de pandemia. Um reflexo disso foi comprovado pelo relatório Worldwide Quarterly Smart Home Device Tracker, que identificou um salto de 12% no mercado mundial de dispositivos domésticos inteligentes de 2020 para 2021.

Já o relatório Smart Home Report estima que o setor de casas inteligentes irá crescer quase 18% em receita até 2026. Espera-se que o aumento seja paralelo ao alcance da automação residencial, que, considerando o mesmo período, deverá chegar a 11 milhões de pessoas. Com um leque de possibilidades, as tecnologias residenciais impactam desde atividades rotineiras até as formas de entretenimento – como no caso da realidade virtual.

No âmbito do design, a digitalização do mercado modifica a maneira de viver no meio urbano, a partir de várias tecnologias: desde o aprendizado de máquina e a robótica até a inteligência artificial e os processos automatizados.

Com isso, as tecnologias residenciais elevam o conforto dos moradores, agregam funcionalidade e segurança e geram maior praticidade na rotina. Hoje, soluções inovadoras estão presentes nos mais diversos cômodos da casa, tornando mais proveitosa a experiência em cada ambiente.

Tecnologias em espaços de intimidade e relaxamento

O avanço das tecnologias residenciais rompeu o limite dos ambientes convencionais. Em um cenário onde a casa é cada vez mais um refúgio, a tecnologia aliada ao design ajuda a criar essa atmosfera mesmo em cômodos como os banheiros. Um exemplo são as peças da coleção Ona, da Roca, apresentada ao público na Expo Revestir 2022, em São Paulo.

Os 35 itens da coleção foram inspirados em formas orgânicas e na natureza, para agregar sutileza e aconchego. No quesito tecnologia, as peças da Ona elevam o conforto e a comodidade dos usuários com banheiras assimétricas freestanding. Estas incluem botões de descarga e monocomandos, alturas ajustáveis, bacias suspensas e prateleiras para armazenar pertences e assentos com tecnologia Softclose.

Outra opção para momentos de relaxamento no banheiro é o sistema HomeWorks, da Lutron, líder mundial em controle de iluminação artificial. A solução integra sensores de presença e vacância no banheiro, dimmers que regulam a luminosidade e a intensidade do brilho e persianas motorizadas que ajudam a criar uma atmosfera suave ou intensa, dependendo da preferência do usuário.

Bem-estar a um comando de distância

As tecnologias residenciais possibilitaram que funcionalidades e preferências sejam ativadas via comando de voz, trazendo novas formas de, literalmente, se conectar com a casa. Esse leque inclui iluminação, som e home theater automatizados, bem como móveis inteligentes.

A sala de estar dos lares contemporâneos tende a ser o espaço que mais recebe recursos de automação residencial – do acionamento de luzes ao controle de acesso às portas. Recursos como interruptores inteligentes com Wi-Fi possibilitam que os moradores realizem acionamentos a distância, criem rotinas e automações integradas, programem horários para simular presença de ocupantes e gerenciem a iluminação da casa via smartphone ou assistentes virtuais.

Outra solução, ainda experimental, foi desenvolvida pelo laboratório digital MIT Senseable City Lab. O projeto apresentado na Bienal de Arquitetura de Veneza, há alguns anos, explorou um sofisticado sistema que rastreia o movimento dos usuários, criando um clima personalizado para cada ocupante. Desse modo, as chamadas “nuvens térmicas” individuais seguem as pessoas pelo ambiente para garantir o conforto em toda a casa.

Tecnologias em ambientes de descanso

A praticidade gerada pelas tecnologias residenciais contribui para o aumento do conforto. Em ambientes de descanso, automatizar a luminosidade e a climatização se tornou uma forma de compor o próprio refúgio, com facilidade e autonomia.

Na iluminação, a automação residencial é altamente funcional para deixar o ambiente mais adequado para determinadas atividades ou para induzir o sono. Uma luz mais clara, por exemplo, estimula a concentração e a produtividade, ao passo que uma luz amena propicia relaxamento.

Por sua vez, as cortinas automatizadas possibilitam aos moradores personalizar o conforto e a privacidade remotamente. No sistema HomeWorks, já citado, as persianas automatizadas permitem uma iluminação suave e agradável que não compromete a vista externa. O mesmo sistema também possibilita o controle da temperatura ambiente em qualquer hora do dia.

Inovação e tecnologia para o lar

Tecnologias residenciais nos imóveis-arte Laguna

No mercado de alto padrão, os imóveis-arte Laguna se destacam por diferenciais construtivos e tecnológicos que elevam a segurança, o conforto e o bem-estar dos moradores. No KAÁ, a conveniência e a segurança dos ocupantes serão garantidas por reconhecimento facial no acesso aos halls, fechaduras eletrônicas nos acessos de serviço e social e biometria nos elevadores social.

Para aumentar o conforto dos moradores, o KAÁ contará com tecnologias como piso aquecido nas suítes e nos banheiros das suítes, persiana blackout motorizada nos dormitórios, ponto elétrico para toalheiro térmico e para desembaçador de espelho nos banheiros e infraestrutura para automação residencial.

No KAÁ, uma iniciativa que ilustra a constante busca da Laguna por inovação é o aplicativo Mywellness, que irá oferecer comodidade na rotina dos moradores a um toque de distância. Essa solução tecnológica irá ofertar diversas funcionalidades ligadas a exercícios físicos e bem-estar. Algumas delas são: acesso a rotinas de treinos e a programas de treinamento personalizados, acompanhamento de resultados e promoção de atividades em grupo.

O aplicativo Mywellness foi desenvolvido pela Technogym, que também será responsável pelos aparelhos da academia do KAÁ. Além disso, os moradores receberão uma pulseira que permite aos equipamentos reconhecer o usuário para manter seus treinos sempre atualizados.

Tecnologias residenciais nos imóveis-arte Laguna
APLICATIVO MYWELLNESS – KAÁ

Na Galeria Laguna é possível visitar o decorado do KAÁ e conversar com nossos consultores para conhecer os detalhes tecnológicos do empreendimento! O local também conta com maquetes, telas interativas e um espaço imersivo sobre os imóveis-arte da construtora.

A Galeria Laguna é pet friendly e oferece brinquedoteca, estacionamento e bicicletário para os visitantes. Localizado na Av. do Batel, 1713, o espaço abre de segunda a sábado, das 9h às 20h, e aos domingos e feriados, das 10h às 17h. Faça uma visita!

Fonte: ArchDaily, Gazeta do Povo, Casa Vogue, Finger e Intelbras

Posts relacionados

  1. Sustentabilidade
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário