4 tecnologias de segurança para agregar ao lar

A segurança é, sem dúvida, uma das principais demandas para se viver com harmonia nos centros urbanos. Felizmente, com os avanços em soluções residenciais, inúmeros são as tecnologias de segurança que protegem o lar e as famílias de modo prático e eficiente. Confira abaixo quatro deles!

Portaria virtual

Avanços tecnológicos no mercado residencial de alto padrão tornam, cada vez mais, recursos convencionais coisa do passado. É o caso da portaria física, que nesses empreendimentos vem cedendo lugar a uma solução mais segura e eficiente: a portaria virtual.

Diferentes do modelo tradicional, que requer treinamento e está mais propenso a riscos contra a proteção dos moradores e funcionários, as portarias virtuais reduzem as chances de incidentes, permitindo contorná-los presencial ou remotamente – como por meio de sistemas de alarme, do acionamento automático de empresas de segurança e de demais medidas protetivas.

Esse conjunto de ações evita o contato direto do porteiro com entregas, encomendas e pessoas de fora do condomínio. Isso preserva não só o corpo de funcionários do edifício, como eleva a segurança e a privacidade dos moradores como um todo.

Fechadura biométrica

Atendendo desde lojas e escritórios até moradias, as fechaduras biométricas conquistaram, no mercado imobiliário, a preferência de quem preza por soluções ágeis de proteção. Em apartamentos, elas proporcionam uma segurança consideravelmente superior em relação às fechaduras comuns, visto que impossibilitam tentativas de violação e asseguram aos moradores maior controle de acesso de visitantes e prestadores de serviços.

Graças às tecnologias ditas inteligentes, a fechadura pode ser acionada presencialmente via senha numérica ou cartão, ou a distância pelo smartphone, proporcionando aos moradores maior controle e praticidade. Quando vinculadas a um sistema de automação residencial, as fechaduras biométricas podem ser acionadas, também, via comando de voz.

A integração pode ainda ser feita com outros sistemas de segurança, aumentando a proteção contra tentativas de violação. Entre as fechaduras inteligentes disponíveis no mercado, muitas possuem entrada USB, para contornar possíveis problemas com a bateria. Já outras emitem um aviso sonoro após sucessivas tentativas negadas de acesso.

Câmeras de monitoramento smart

Desde as primeiras investidas em tecnologia residencial, as câmeras de segurança sempre protagonizaram os sistemas de proteção. Atualmente, muitos modelos foram incrementados com recursos inovadores que elevam ainda mais sua eficiência.

Recursos de monitoramento remoto possibilitam que as imagens de câmeras smart sejam transmitidas em tempo real, via desktop, celular ou tablet. Os modelos mais modernos permitem uma cobertura 360° do ambiente, com imagens em resolução Full HD e sensor de movimento.

Diferentemente de câmeras que precisam ser instaladas em um ponto fixo, muitos modelos atuais permitem mobilidade e podem ser utilizados em diferentes pontos da casa. Outra facilidade é a integração com aplicativos de smartphone e com a rede Wi-Fi para realizar o monitoramento da casa.

Uma solução que traduz o avanço das tecnologias de segurança é a Câmera Lâmpada, disponível na Amazon. Com conexão Wi-Fi, o produto possui visor noturno, sensor de presença e tecnologia avançada de monitoramento que aciona alarme e envia alertas para o celular.

Sensores de segurança

Os sensores se destacam entre as medidas protetivas de residências modernas. Sensores de movimento, por exemplo, podem acionar o sistema de segurança privada do imóvel ou mesmo a polícia, caso sejam detectados sinais de invasão.

Por sua vez, os sensores de portas e janelas são capazes de identificar qualquer tentativa de abertura ou fechamento das entradas. Quando isso acontece, o sistema envia uma notificação instantânea aos moradores, podendo ainda acionar dispositivos como tomadas e lâmpadas.

Além do auxílio contra invasões, os sensores de segurança atuam, também, na proteção contra acidentes domésticos. É o caso dos sensores de fumaça, que ao detectarem a concentração da substância no ar, emitem sinais sonoros ou enviam alertas via smartphone.

Os detectores de gás smart atuam de forma semelhante: em caso de vazamento de gás, eles emitem alertas em tempo real ao celular dos moradores, mesmo a distância, bastando apenas uma conexão Wi-Fi.

Tecnologias de segurança nos imóveis-arte Laguna

Biometria nos elevadores – VAZ Batel
Biometria nos elevadores – VAZ Batel

Nos imóveis-arte Laguna, a segurança dos moradores é um forte diferencial, alinhado às comodidades da vida de alto padrão para garantir tranquilidade o dia todo. No inconfundível AMPIO, a biometria nos elevadores e a proteção perimetral com sensores e sistema CFTV estão entre os recursos que irão proporcionar segurança, comodidade e conveniência a cada momento.

No BIOOS Home – torre residencial do complexo que alia bem-estar, medicina, cuidados com a saúde e apartamentos senior living –, cada espaço projetado pela Laguna visa proporcionar aos ocupantes conforto e segurança por meio da tecnologia de ponta. Esta se fará presente em soluções como fechaduras eletrônicas na entrada dos apartamentos, tomada inteligente para fogão elétrico com desligamento automático, botão S.O.S. nas unidades, sensor de fumaça na cozinha e interfone com sistema de vídeo.

Decorado BIOOS Home

Já no VAZ Batel, imóvel-arte alinhado com as principais demandas da vida cosmopolita, as tecnologias de segurança irão garantir mais comodidade, bem-estar e proteção aos moradores. Algumas das soluções presentes no residencial serão: BMS Condominial (Building Management System), portaria remota 24h com serviço de concierge em horário comercial, eclusas social e de serviço com reconhecimento facial e controles de acesso das áreas comuns por biometria ou senha integrada ao BMS.

Recursos como esses, disponíveis em empreendimentos modernos como os imóveis-arte Laguna, proporcionam uma rotina mais tranquila e segura a moradores e funcionários e elevam o senso de bem-estar de todos.

Posts relacionados

  1. Saiba quais são os projetos arquitetônicos mais aguardados de 2022
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário