Tendências fitness para 2022

Tendências fitness e cuidado com a mente

O recente período de pandemia despertou olhares mais cautelosos para o bem-estar, ocasionando importantes mudanças de hábitos para a melhoria da qualidade de vida. Entre elas estão algumas tendências fitness de cuidados com a saúde física e mental. Confira a seguir.

Práticas ao ar livre

Impulsionadas pelo contexto de isolamento, as práticas ao ar livre conquistaram seu lugar entre as tendências fitness, levando às grandes cidades esportes como o beach tennis. As motivações por trás desse crescente hábito não se limitam aos cuidados com o corpo, elas refletem um momento de maior atenção com a saúde mental e maior conexão com o exterior.

Ao expandir as opções de atividades para além das academias e dos espaços domésticos, as práticas ao ar livre possibilitam o contato com a grama, as árvores e demais elementos da natureza, o que é altamente benéfico.

Um estudo da Universidade de Birmingham comprovou que o som do mar, do vento e dos pássaros é capaz de elevar a qualidade do sono e a sensação de bem-estar das pessoas. Já uma pesquisa publicada no Scientific Reports constatou que 120 minutos semanais de permanência ao ar livre e de exposição ao sol já são suficientes para melhorar a saúde, a produtividade e o foco.

A tendência de exercícios externos também proporciona uma mudança de percepção: as pessoas passaram a depender menos de aparelhos e acessórios para se exercitar, reconhecendo no próprio corpo a ferramenta necessária para se movimentar, através de caminhadas e corridas, por exemplo.

Tecnologias vestíveis

Práticas ao ar livre

Também chamadas de dispositivos wearables, as tecnologias vestíveis têm sido cada vez mais utilizadas por suas inúmeras funcionalidades ligadas à saúde e incluem relógios inteligentes, fones de ouvido, óculos de Realidade Aumentada, exoesqueletos, roupas com alta tecnologia integrada, entre outras peças e dispositivos.

Muitos desses recursos estão sendo utilizados para acompanhar a frequência cardíaca, a temperatura corporal e o ciclo do sono, controlar calorias, contabilizar passos e rastrear as atividades do usuário via GPS.

Os dispositivos inteligentes vestíveis têm avançado tanto que, além das funções voltadas a exercícios físicos, alguns permitem medir a saturação de oxigênio, realizar eletrocardiogramas e criar um banco de dados completo.

Estes podem otimizar a rotina entre o médico e o paciente, facilitar a telemedicina e auxiliar nos cuidados com a saúde em geral – por meio de alertas de reposição de medicamentos e de agendamento de consultas.

Programas de exercícios para seniores

Uma antiga tendência que ressurge no universo fitness são os programas de condicionamento físico para o público 60+, alinhados ao conceito de economia prateada. Com as mudanças nos hábitos e nos perfis dos seniores, que se mostram cada vez mais engajados, ativos e independentes, diversas soluções têm sido criadas para corresponder ao aumento da expectativa de vida.

Elas variam de aplicativos voltados à prática de exercícios físicos até plataformas que conectam os seniores a profissionais especializados em longevidade. Um estudo divulgado na Revista Brasileira de Medicina do Esporte constatou que as atividades físicas proporcionam aos seniores melhorias nas funções cognitivas, na oxigenação do cérebro e na fixação de memórias, diminuindo os riscos de complicações mentais.

Em Curitiba, o mercado 60+ tem como destaque o complexo BIOOS, que une saúde, bem-estar, medicina e moradias senior living. A torre BIOOS Home, em especial, conta com uma estrutura completa criada pela Laguna em parceria com especialistas em geroarquitetura, como Flavia Ranieri.

Prática de exercícios físicos nos imóveis-arte Laguna
SALA MULTIÚSO – BIOOS HOME

Na torre, diversos espaços, como a piscina, a academia e a sala multiúso, são pensados para estimular os cuidados com o corpo e a mente, por meio dos equipamentos e até da iluminação ambiente.

Yoga entre as tendências fitness

Prática crescente entre as tendências fitness, a yoga tem conquistado um considerável espaço por conciliar cuidados com a saúde física e a mental.

Através de postura, meditação, força, alongamento, respiração e harmonia entre corpo e mente, a yoga se mostra ideal no atual contexto em que bem-estar e equilíbrio se tornaram uma prioridade.

Com inúmeros exercícios e modalidades, que variam desde a clássica Hatha Yoga até o dinâmico Vinyasa, a yoga proporciona aos seus praticantes uma melhoria das atividades respiratórias e da concentração, relaxamento muscular, alívio do estresse e de tensões corporais, bem-estar mental, boa postura e aumento da flexibilidade, da qualidade do sono e do condicionamento físico. 

Acompanhando essa tendência fitness, o Yoga no Parque se destaca em Curitiba como o maior programa de aulas abertas do Brasil. Criada em 2010 e apoiada pela Construtora Laguna, a ação promove a yoga e atividades integrativas abertas à comunidade, em diversos espaços da cidade.

Sem restrição de público, o projeto oferece uma oportunidade de relaxar, meditar e desenvolver a disciplina e a conexão entre corpo e mente, tanto para iniciantes quanto para praticantes mais avançados. É possível acompanhar as redes sociais do Yoga no Parque para mais informações sobre como participar das aulas.

Movimento e bem-estar nos imóveis-arte Laguna

Academia do AMPIO

Os imóveis-arte Laguna também estimulam as tendências fitness. Em empreendimentos como o AMPIO, o VAZ Batel, o BIOOS e o PINAH, o consagrado selo WELL irá atestar ambientes saudáveis e produtivos que fomentam a prática de exercícios físicos na rotina. O objetivo é garantir aos moradores um estilo de vida ativo, combater o sedentarismo, promover a saúde e aumentar a longevidade.

A academia do AMPIO, por exemplo, irá incluir uma estrutura completa para os cuidados com a saúde, em um ambiente espaçoso com equipamentos de ponta e áreas independentes de musculação e de exercícios aeróbicos. O espaço ainda estará visualmente conectado à região da piscina, em acordo com a atmosfera de amplitude e leveza proposta pelo residencial.

Movimento e bem-estar nos imóveis-arte Laguna

Além do incentivo à prática de exercícios físicos e da estrutura para ciclistas, o AMPIO irá priorizar outros fatores que favorecem a saúde, o bem-estar, a satisfação e o equilíbrio dos moradores, como: amplo uso de luz natural, promoção da saúde nutricional por meio da horta, acesso à natureza e a espaços de área vegetada e locais restauradores como a praça, a piscina e os terraços externos.

Estímulos a uma vida mais saudável também estarão presentes no moderno VAZ Batel, a começar pelo Rooftop. A cobertura do imóvel irá proporcionar momentos de pausa e conexão com o exterior e o ar livre, fundamentais para uma rotina leve e equilibrada.

Já no ático do VAZ, um inconfundível spa será o convite irresistível para que os moradores descansem o corpo e a mente após os exercícios físicos, em um ambiente relaxante. Na piscina aquecida com jatos de hidromassagem e cortina d’água, os ocupantes poderão aliviar tensões musculares, desconectar-se da rotina e aproveitar o efeito tranquilizante do contato com a água.

Em nosso site, confira mais detalhes sobre o VAZ Batel, imóvel-arte idealizado por quem inspira criatividade e inovação.

Fonte: Saúde Abril, Tecnofit e Health & Fitness Journal

Related Posts

  1. Academias nos imóveis-arte Laguna
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário