Importância e estratégias da Qualidade Ambiental Interna

O conceito de Qualidade Ambiental Interna

Segundo a Organização Mundial de Saúde, adultos passam até 90% do seu tempo de vida em locais fechados. A garantia de Qualidade Ambiental Interna (QAI) é, portanto, um fator imprescindível na construção civil para preservar a saúde e o bem-estar. Saiba mais abaixo!

O conceito de Qualidade Ambiental Interna

A Qualidade Ambiental Interna (QAI) se refere a um conjunto de fatores que influenciam no interior de uma construção, tais como materiais, iluminação, acústica, qualidade do ar e conforto térmico. Juntos, esses aspectos determinam condições de saúde e bem-estar das pessoas, sendo fundamentais para mitigar impactos negativos. Questões ergonômicas, psicossociais e de privacidade também integram o conceito da QAI.

Na projeção arquitetônica, de acordo com o manual da associação técnico-científica Smacna, a QAI pode ser avaliada a partir de três categorias:

  • Aspectos físicos: referem-se ao controle de parâmetros como umidade, temperatura, filtragem do ar, nível de ruídos e partículas concentradas na atmosfera, entre outros.
  • Aspectos químicos: diz respeito à concentração de gases na atmosfera resultantes de processos metabólicos, produtivos ou de limpeza, que quando não controlados, podem ser prejudiciais à saúde. É o caso dos compostos orgânicos voláteis (COV).
  • Aspectos biológicos: alerta para a quantidade de microrganismos como fungos, ácaros e similares que podem afetar a saúde humana em ambientes internos.

Importância e reflexos da QAI

Decorado VAZ Batel
INTERIORES COM MATERIAIS NATURAIS NO DECORADO DO VAZ BATEL | FOTOS: MACARIOS

Em ambientes construídos, a manutenção da qualidade do ar interno é essencial para preservar a saúde dos ocupantes, pois evita o acúmulo de gases poluentes e partículas contaminantes que estão comumente presentes em materiais de construção ou de acabamento.

Estudos realizados nas universidades de Singapura e Harvard, publicados pela associação REHVA Scientific, comprovam que a ausência de contaminantes na atmosfera, junto a boas condições de ventilação, favorece o desempenho e a produtividade dos ocupantes.

Outro aspecto fundamental para a Qualidade Ambiental Interna, o conforto térmico foi constatado por um experimento da Sociedade Educacional de Santa Catarina como um fator determinante para o rendimento em contextos acadêmicos. Sob condições térmicas adequadas, 70% dos estudantes avaliados apresentaram bons resultados em testes de atenção e memória.

O impacto no rendimento também foi observado em ambientes corporativos, por um estudo da REHVA Scientific. A pesquisa identificou uma queda de 30% na produtividade de funcionários submetidos a condições inadequadas de conforto térmico.

Estratégias da QAI na construção civil

projetos arquitetônicos. com qualidade ambiental interna

Para uma Qualidade Ambiental Interna (QAI) com reflexos positivos na saúde e no rendimento, diversas estratégias podem ser implantadas em projetos arquitetônicos. Algumas delas são:

  • Ventilação: abrange aspectos importantes para conter a poluição atmosférica em ambientes internos e elevar a salubridade dos espaços, como ventilação natural adequada, sistemas híbridos de ventilação, aberturas que possibilitam o fluxo de ar e a ventilação cruzada e técnicas que proporcionam o chamado efeito chaminé.

Este se refere ao aproveitamento da convecção térmica para aumentar o fluxo de ar: as aberturas planejadas do projeto arquitetônico permitem a entrada de ar frio e induzem o ar quente para cima, favorecendo a ventilação.

  • Controle da umidade: para evitar contaminantes da umidade ambiente, algumas estratégias de controle são materiais e acabamentos de construção a seco, estruturas de madeira ou aço e envelopes de construção que controlam as taxas de umidade.
  • Escolha criteriosa de materiais: como já mencionado, diversos poluentes do ar são provenientes de produtos, tintas, revestimentos, móveis e materiais presentes em espaços de habitação e convívio. Para contornar isso, projetistas devem recorrer a materiais atóxicos, produtos certificados com selos verdes e itens testados com baixa emissão de COV.

Qualidade ambiental no interior dos imóveis-arte Laguna

Living do Casa Batel
ILUMINAÇÃO SOLAR PLENA NO LIVING DO VAZ BATEL

Nos imóveis-arte Laguna, das áreas comuns às unidades, inúmeros fatores contribuem para a boa qualidade ambiental interna, como a ampla incidência de iluminação natural e o conforto termoacústico.

No inconfundível VAZ Batel, recursos como sistema de exaustão mecânica nos banheiros e renovação de ar nas áreas comuns irão promover a substituição e a manutenção constantes do ar. Já no AMPIO, empreendimento com arquitetura guiada pelo sol, a Qualidade Ambiental Interna será assegurada por:

  • Infraestrutura para aspiração central;
  • Monitoramento de CO² na garagem;
  • Sistema de renovação de ar (áreas comuns);
  • Áreas vegetadas que irão contribuir com a filtragem de substâncias da atmosfera e com a renovação do ar;
  • Entrada de luz solar que  favorece o conforto lumínico e o ritmo biológico dos ocupantes, eleva a eficiência energética da construção e exerce função bactericida, tornando os interiores mais salubres;
  • Práticas certificadas pelo selo WELL e pelo GBC Brasil irão atestar o uso de produtos de baixo risco e menor impacto para a qualidade do ar interno.

Com tais estratégias, a Construtora Laguna garante o alto padrão de seus imóveis-arte, que elevam a experiência, a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida dos moradores.

Situada no Espaço Laguna, a residência-conceito decorada do VAZ Batel traduz o estilo dinâmico e moderno do residencial – dos acabamentos naturais às inconfundíveis obras de arte. Venha conhecer: Rua Major Heitor Guimarães, 1740, disponível de segunda a sábado das 9h30 às 18h30 e domingos da 9h30 às 17h!

selo WELL Health-Safety
DECORADO VAZ BATEL | FOTO: MACARIOS

O Espaço Laguna foi certificado com o selo WELL Health-Safety, que assegura aos ocupantes a promoção de saúde, segurança e bem-estar em todo o local.

Fonte: ArchDaily, GBC Brasil e Engenharia e Arquitetura

Posts relacionados

  1. área social do apartamento AMPIO
  2. Fachada BIOOS
  3. expectativas para o mercado imobiliário curitibano
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário