O paisagismo em alta: mais verde nos interiores

Paisagismo nos imóveis-arte Laguna

As tendências paisagísticas têm tornado os espaços construídos mais verdes, tanto nas áreas externas como nos ambientes privados. Esse movimento não apenas traz paz e aconchego, como nos leva de volta às nossas origens, quando a relação entre homem e natureza era mais estreita. A seguir, saiba mais sobre o crescimento do paisagismo e seus benefícios.

Paisagismo em alta

Especialmente depois da recente pandemia, o mercado paisagístico tornou-se cada vez mais amplo e valorizado. Assim, aumentou a procura por hortaliças, flores, folhagens e outras plantas.

Dentro desse contexto, termos como “jardinagem” e “hortas caseiras” estiveram entre os mais pesquisados do país no Google Trends em 2020 e 2021, respectivamente. Nos interiores, o paisagismo se apresenta através de jardins naturalistas, riqueza de árvores e plantas, inserção de elementos naturais como pedras e madeira e, até mesmo, tecnologias que auxiliam no cuidado com as espécies.

O aumento de áreas verdes vem se refletindo, também, no cenário urbano, que integra mais espaços de convívio e de contato com a natureza. Assim, o paisagismo transpõe terraços e varandas e conquista lugar nas ruas, fachadas de edifícios e espaços públicos, redesenhando a estética das cidades.

Saúde e bem-estar

Elementos em conformidade com a natureza

É certo que o período de isolamento social foi um grande impulsionador da busca pelo paisagismo e por tudo que ele inclui. A necessidade de estar próximo dos elementos da natureza, afinal, decorre das mudanças de hábito do atual consumidor, que prioriza o bem-estar.

No livro “O jeito Harvard de ser feliz”, o pesquisador Shawn Achor pontua que o cultivo de plantas é um dos sete hábitos que elevam a felicidade e a satisfação das pessoas. Isso porque o contato com elas ajuda a combater o estresse e melhora a saúde mental.

Nesse sentido podem ser citadas, também, as ervas aromáticas: plantas com propriedades relaxantes muito utilizadas para fins terapêuticos e na culinária, tornando os hábitos alimentares mais saudáveis e propondo um resgate da relação ancestral entre o ser humano e a natureza.

Outro fator positivo agregado pelo paisagismo é o conforto dos ocupantes. Em projetos para interiores, a vegetação é inserida de forma a criar microclimas, ou seja, as plantas, árvores e arbustos são capazes de regular a temperatura e manter os ambientes mais frescos.   

Fins sustentáveis

A sustentabilidade segue como uma das principais tendências arquitetônicas e da construção. Assim, o chamado paisagismo sustentável atua como uma importante ferramenta de educação e desenvolvimento socioambiental da comunidade.

Entre as estratégias de preservação e restauração da natureza, o paisagismo sustentável inclui o reaproveitamento de materiais para evitar descartes em massa, o uso de produtos orgânicos e não prejudiciais ao meio ambiente e a inserção de espécies regionais para preservar a biodiversidade local.

O paisagismo sustentável dá protagonismo à fauna e à flora nativas e valoriza a paisagem original das regiões, estreitando a relação entre natureza e espaços construídos. Essa alternativa também facilita o cultivo de espécies, ao integrar plantas já adaptadas à região, e auxilia na regeneração do meio ambiente.

Para além dos fins estéticos, o paisagismo aliado à sustentabilidade põe em pauta aspectos como a resiliência dos espaços, a regeneração ambiental e o combate às mudanças climáticas. Esse movimento é impulsionado não só pelas estratégias das construtoras, mas também por consumidores cada vez mais conscientes acerca dos cuidados com o planeta.

Efeitos estéticos

Presença verde nos imóveis Laguna
VERDE NOS INTERIORES – HALL SOCIAL KAÁ

No Brasil, o crescimento do paisagismo vem acompanhar, principalmente, a arquitetura europeia e de outros países da América no Sul, onde a presença do verde em espaços construídos é notável. Nesse contexto, projetos paisagísticos que utilizam plantas nos interiores têm como um dos objetivos exaltar os ambientes ou detalhes específicos. Com toda a vivacidade que oferece, o paisagismo transforma a atmosfera dos espaços, agrega uma estética descontraída e ajuda a delimitar visualmente os ambientes.

Diversas são as estratégias adotadas pelos paisagistas, de acordo com a finalidade de cada local. Os jardins de inverno, por exemplo, tendem a ser utilizados como forma de regular a temperatura interna e purificar o ar. A inserção de árvores adultas nas áreas externas, por sua vez, propõe uma forma mais convidativa de se relacionar com o espaço em volta.

A famosa urban jungle é outra estética consagrada no universo do paisagismo e consiste em usar muitas plantas e demais elementos naturais para compor a decoração. Ao trazer a natureza para dentro de casa, esse estilo decorativo retoma a relação entre homem e natureza e cria ambientes mais atrativos e aconchegantes.

Predominante na arquitetura europeia e sul-americana, a presença de pátios interiores atua como um elemento de transição entre ambientes internos e externos. Esse tipo de intervenção paisagística também promove vista para o jardim e conecta os espaços do projeto.

Paisagismo de destaque nos imóveis-arte Laguna

Paisagimos no KAÁ
PAISAGISMO NA PRAÇA – KAÁ

Comprometida em criar ambientes internos e externos cada vez melhores e naturalistas, a Construtora Laguna tem o paisagismo como um dos pilares de seus imóveis-arte. No inconfundível KAÁ, o projeto paisagístico inclui espécies nativas e outras adaptadas a Curitiba. Elas formam jardins exuberantes e diversificados e predominam em uma praça ampla e arborizada com mais de 3 mil m², que conecta todos os espaços do empreendimento.

No residencial, serão utilizadas plantas em todos os pavimentos da torre, envolvendo os espaços externos e emoldurando a vista para o entorno do bairro. Além disso, os generosos vidros das áreas comuns do KAÁ permitem que os moradores contemplem o dia e se sintam visualmente conectados ao jardim, como uma grande tela viva em transformação. 

No AMPIO, por sua vez, as áreas externas também promovem continuidade. Pensadas para trazer um sentimento de “casa”, elas irão atuar como uma extensão dos apartamentos. É o caso da Praça Contemplação, com presença revigorante da natureza, arquitetura aconchegante e um inconfundível paisagismo com espécies nativas.

Praça de contemplação AMPIO
PRAÇA CONTEMPLAÇÃO – AMPIO

No VAZ Batel, a natureza predomina em diversos ambientes, desde a parede verde do lobby até o Rooftop, no qual ela poderá ser contemplada por diferentes ângulos. O empreendimento é repleto de elementos biofílicos e áreas verdes que promovem bem-estar, qualidade do ar e conforto térmico. Além disso, o VAZ agrega ao paisagismo iniciativas sustentáveis como o reúso da água da chuva para irrigar os jardins e limpar as áreas comuns.

Rooftop empreendimentos Laguna
NATUREZA PREDOMINANTE NO ROOFTOP – VAZ BATEL

Na Galeria Laguna, você pode conhecer mais diferenciais dos imóveis-arte, conferir decorados e maquetes e conversar com nossos consultores. O espaço é pet friendly e tem estrutura para receber toda a família, incluindo estacionamento, brinquedoteca e um bicicletário.

Localizada na Av. do Batel, 1713, a Galeria abre de segunda a sábado, das 9h às 20h, e aos domingos e feriados, das 10h às 17h. Aguardamos sua visita!

Posts relacionados

  1. Previsões para o mercado imobiliário em 2023

Fonte: ArchDaily, Casa Vogue e Home It

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário