Tendências de interiores para os próximos anos

HALL SOCIAL – TREVI

Ao longo dos últimos anos, mudanças contínuas no comportamento e nas prioridades moldaram novos ideais para os espaços de moradia. Funcionalidade, inovação e identidade estão entre as tendências de interiores que devem predominar futuramente. Saiba mais a seguir.

Espaços fluidos

Na ressignificação do lar como refúgio capaz de gerar experiências de valor, os interiores assumiram um estilo modular, inteligente, flexível e adaptável, que confere fluidez e versatilidade àqueles que desejam que a residência acompanhe seus diferentes momentos e necessidades.

Nesse contexto, o senso de espaço em novos projetos se expandiu para adotar layouts personalizáveis. Dessa forma, eles otimizam a usabilidade dos ambientes e conectam áreas tradicionalmente segmentadas. Com leveza e dinamismo, as plantas flexíveis conquistaram um lugar importante entre as tendências de interiores.

Nesses espaços, a mobília e os elementos estruturais evoluíram para manter o foco nos ocupantes, delineando áreas funcionais e com boa circulação. No design, peças modulares e móveis multifuncionais se adaptam à proposta dos layouts flexíveis. Eles atendem ao caráter de mutabilidade que redesenhou lares, locais de trabalho e o próprio estilo de vida das pessoas nos últimos anos.

Nos imóveis-arte da Laguna, o diferencial de personalização dos projetos permite que os moradores adaptem as unidades segundo suas preferências e necessidades. É possível, por exemplo, propor alterações de planta e acabamentos.

Valor nos detalhes

Diferenciais do TREVI
GARDEN – TREVI

Entre as tendências de interiores que ressignificaram a casa, o valor aos detalhes alcançou um novo patamar. Assim, são priorizados aspectos como luz, formas, materiais, paisagem e tudo que conecta os ocupantes ao ambiente em sua volta.

Nessa abordagem, a vivacidade, o aconchego e o afeto estão presentes em detalhes como texturas, ornamentos, cores e elementos naturais, entre outros. É o caso do design orgânico, que valoriza as raízes, o simples e o natural, bem como a decoração rústica, que recria nos interiores a estética de um refúgio caloroso.

No recém-lançado TREVI Batel, os detalhes do projeto referenciam o berço da arquitetura. O imóvel-arte, que representa o perfeito equilíbrio entre o clássico e a vanguarda, propõe uma viagem ao passado que capta o ritmo, as proporções e os materiais das icônicas construções italianas. O projeto do TREVI foi concebido ao redor de um átrio central, como releitura moderna dos clássicos pátios, utilizados há séculos para melhorar a ventilação e a incidência de iluminação natural.

Diferenciais do TREVI
ÁTRIO CENTRAL – LAGUNA

Nos interiores do TREVI, um aspecto que transmite o valor de seus detalhes é a escolha de materiais de caráter distinto, porém complementares, como madeira e concreto, vidro e metal, mineral e vegetal. Para gerar um senso de continuidade com o entorno, o interior do empreendimento irá receber os moradores com uma ampla área vegetada. Esta terá percursos desenhados que conduzirão os ocupantes por jardins exclusivos.

Já no KAÁ, os detalhes valorizam a brasilidade, movimento que exalta nossas riquezas e cria espaços repletos de identificação e ancestralidade. No imóvel-arte, essa proposta se expressa em matérias-primas como a madeira, na robusta vegetação que faz jus à nossa flora e em tons que remetem à terra.

Tecnologias inteligentes entre as tendências de interiores

Em paralelo ao que flui e conecta, as tecnologias inteligentes estão cada vez mais presentes em nossas vidas, com o intuito de facilitar tarefas, elevar a praticidade e inovar processos.

Nas tendências de interiores, essa imersão tecnológica é protagonizada por recursos como big data, machine learning, inteligência artificial e outras inovações que contribuem para a tomada autônoma de decisões e para sistemas que revolucionam a vivência humana em espaços físicos.

Uma das áreas contempladas por essas tecnologias é o design. Atualmente, plataformas de IA podem gerar imagens que auxiliam na criação de projetos arquitetônicos inovadores, com intervenções até então impensadas.

Já a automação residencial garante destaque para as smart homes entre as tendências de interiores. Novos espaços têm sido integrados a sensores de luz, reguladores térmicos, dispositivos físicos e plataformas digitais que conversam entre si.

Nesses ambientes cada vez mais conectados, também são utilizados materiais inteligentes que respondem e se adaptam a estímulos externos em prol do conforto habitacional. É o caso dos vidros termocrômicos, que mudam de cor de acordo com a temperatura. Eles possuem tecnologia de sensores que otimizam a recepção de luz solar e protegem contra o excesso de calor e o ofuscamento. O vidro inteligente também preserva o conforto térmico e lumínico dos usuários e reduz o consumo energético, conferindo uma vantagem sustentável.

Outro exemplo é o concreto que se autorregenera. Criado pelo professor de microbiologia Henk Jonkers, da Universidade de Tecnologia da Holanda, o concreto autorreparável foi desenvolvido para fechar fissuras de modo autônomo, simulando a cicatrização de feridas corporais.

Esse revestimento inteligente é produzido com fibras ou cápsulas incorporadas que contêm soluções reparadoras. Entre seus benefícios, o concreto que se autorregenera reduz a necessidade de reparos internos na construção, diminuindo os custos de manutenção e elevando a durabilidade do edifício.

Leia mais: Tendências arquitetônicas e construtivas para 2023

Eficiência e sustentabilidade

O futuro ideal é circular. Na contramão do desperdício e dos impactos ambientais, novos paradigmas da arquitetura defendem a conservação de recursos e a gestão eficiente dos resíduos. Para isso, consolidam-se o reúso de materiais e a eficiência energética, que concedem aos interiores mais autonomia em seu funcionamento.

A arquitetura off-grid, por exemplo, se destaca pelo ecossistema autônomo de produção, consumo e gestão de água, energia e resíduos. Nessa arquitetura, as residências produzem aquilo que consomem, evitando o desperdício e a escassez de recursos.

O uso eficiente de energia também faz jus ao conceito de circularidade que integra as tendências de interiores. Desse modo, as fontes renováveis otimizam a operação dos edifícios, em paralelo a aspectos como valorização da iluminação e da ventilação naturais, design passivo e coberturas verdes. Combinados, fatores como esses melhoram a qualidade ambiental e reduzem o consumo energético.

Um projeto que exemplifica essa economia é o AMPIO, que terá as emissões de gases do efeito estufa (GEE) reduzidas em 41%, graças a sistemas eficientes de energia e outras estratégias. Entre elas estão placas fotovoltaicas para atender 50% do consumo das áreas comuns, painéis fixos e móveis tipo brises na fachada e esquadrias de alto desempenho térmico e acústico, vidros insulados ou laminados. Quando adequados à tipologia da planta e à incidência solar, vidros e esquadrias reduzem a necessidade de usar sistemas artificiais de climatização, o que eleva a eficiência energética do edifício.

Por sua vez, o BIOOS Home é um projeto que faz jus às tendências de interiores pela aplicação do design passivo, que visa um futuro sustentável sem deixar o bem-estar de lado. No residencial, o nível de conforto térmico será superior a 90% das horas anuais. Essa marca será alcançada graças a fatores como ventilação natural, acesso a espaços abertos e áreas vegetadas, que reduzirão a necessidade de utilizar sistemas artificiais de climatização.

Eleita o edifício mais sustentável do mundo, a Galeria Laguna se tornou referência mundial em eficiência e sustentabilidade, devido a diversos fatores. Entre eles estão: materiais sem poluentes tóxicos voláteis; esquadrias e vidros de alto desempenho, que reduzem em 34% o consumo energético; e fotossensores que controlam as luzes do edifício, de acordo com o nível externo de luminosidade. Estes últimos preservam o conforto visual ao fazer uma transição suave ao longo do dia, além de manter a iluminação ideal para que os ocupantes exerçam suas funções com bem-estar.

Na Galeria Laguna, é possível conferir maquetes e decorados e saber mais sobre os imóveis-arte, que reúnem as principais tendências do mercado. Localizado na Av. do Batel, 1713, o edifício recebe clientes e visitantes de segunda a sábado, das 9h às 20h, e aos domingos, das 10h às 17h. Aguardamos sua visita!

Fonte: ArchDaily

Posts relacionados

  1. ARÉA SOCIAL – RESIDÊNCIA-TERRAÇO DO KAÁ
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário