Elementos arquitetônicos de Le Corbusier nos imóveis-arte Laguna

RESIDÊNCIA TERRAÇO – KAÁ

Em 1926, o renomado Le Corbusier elaborou cinco fundamentos para a arquitetura moderna. Desde então, eles se fazem presentes em diversas construções, referenciando um dos maiores arquitetos do século XX. Conhecida por seu vanguardismo, a Construtora Laguna mescla elementos do modernismo a tendências contemporâneas em seus imóveis-arte. Saiba mais abaixo!

A arquitetura moderna de Le Corbusier

No século XX, a arquitetura moderna se consolidou com a proposta de utilizar elementos simples para criar projetos surpreendentes, com design diferenciado. Oposto às construções convencionais da época, esse movimento foi protagonizado por Le Corbusier, que criou cinco pilares: pilotis, planta livre, janelas em fita, terraço-jardim e fachada livre.

Todos eles, estabelecidos como diretrizes para a arquitetura modernista, estão presentes até hoje nas mais variadas obras construtivas.

  • Pilotis: estruturas que elevam o edifício deixando o pavimento térreo livre para circulação de pessoas, estacionamento e outras finalidades. Em projetos arquitetônicos atuais, os pilotis são utilizados para proporcionar maior conexão entre a área privada do edifício e o espaço público da rua.
  • Planta livre: surgiu da concepção de interiores com estrutura e vedação independentes entre si, permitindo criar ambientes mais abertos e flexíveis. Desde o início, o conceito de planta livre já apostava que os interiores seriam mais amplos e adaptáveis no futuro.
  • Fachada livre: a independência entre a estrutura e a vedação da construção também fundamenta o conceito de fachada livre. Nele, as paredes não desempenham uma função estrutural e há maior liberdade para a inserção de esquadrias.
  • Janelas em fita: esse elemento modernista de Le Corbusier consiste em generosas aberturas que predominam na fachada dos edifícios, proporcionando alta incidência de luz nos interiores e vista panorâmica da região.
  • Terraço-jardim: também chamado telhado verde, esse elemento veio para transformar os telhados convencionais em espaços úteis e habitáveis. Com sistemas de impermeabilização e maior liberdade projetual para os terraços, eles se tornaram locais de lazer, encontro e paisagismo.

Elementos modernistas nos imóveis-arte Laguna

Décadas após a definição dos pilares por Le Corbusier, os imóveis-arte da Laguna são alguns exemplos da arquitetura contemporânea que referenciam seus princípios.

Terraços-jardim no KAÁ

No KAÁ, o conceito de terraço foi ressignificado e prioriza momentos de lazer e encontros ao ar livre. Nesse residencial projetado pelas mãos de Bernardes Arquitetura, as residências terraço reservam conforto, comodidade, ar puro e muita luz natural. No exterior, são destaques o grande terraço com piscina privativa e a vista para o bosque.

Fachada livre no BIOOS

FACHADA LIVRE – BIOOS

Com conceito similar ao das fachadas livres, o complexo do BIOOS traz uma estrutura aberta, ampla e democrática que dialoga com a via pública. No pavimento térreo da torre Health, o mall promove a ampla circulação de pessoas, com paisagismo e design que conectam o empreendimento ao bairro.

Plantas livres no AMPIO

Plantas livres no AMPIO
PLANTAS LIVRES – AMPIO

Uma das criações da Laguna que integram o conceito de plantas livres de Le Corbusier é o inconfundível AMPIO. Nesse imóvel-arte, os ambientes abertos se complementam e as plantas permitem ótima flexibilização dos espaços, incluindo a integração de ambientes como a cozinha, as salas ampliadas e os offices.

A adaptabilidade também se reflete no serviço de personalização do AMPIO, de modo que o morador possa escolher entre as opções de plantas e acabamentos.

Generosas aberturas na fachada do LLUM

Iluminação natural abundante
LLUM BATEL

O LLUM Batel já traz em seu nome a ideia de “luz”, do catalão. O edifício chama a atenção pela fachada panorâmica com amplas esquadrias, que garantem iluminação natural abundante e uma vista única do exterior, de maneira similar às janelas em fita de Corbusier.

Nas residências suspensas duplex do LLUM Batel, a fachada panorâmica ganha ainda mais destaque e luminosidade, elevando o bem-estar e o conforto por meio de esquadrias e vidros de alta performance termoacústica. Nos empreendimentos da construtora, cada diferencial traduz a busca incessante da Laguna por inovação e pela qualidade ambiental que impacta positivamente a vida das pessoas.

Na Galeria Laguna, é possível conferir decorados e maquetes e conversar com nossos consultores para conhecer cada detalhe dos imóveis-arte da construtora. Localizada na Av. do Batel, 1713, a Galeria está aberta de segunda a sábado, das 9h às 20h, e aos domingos e feriados, das 10h às 17h. Faça uma visita!

Posts relacionados

  1. Conheça o primeiro arranha-céu de madeira da América Latina

Fonte: ArchDaily, CASACOR e Viva Decora

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário